Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisco José Baeta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2716
Resumo: O presente Relatório visa retratar todo o processo inerente ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária Francisco Franco no ano letivo 2018/2019. Dado que a prática profissional docente está sujeita a um conjunto de planeamentos, gestão e operacionalização de atividades e processos específicos que envolvem a comunidade educativa, os resultados que deles advêm são fontes fundamentais de aprendizagens e experiências, que são determinantes para desenvolver no estagiário competências e capacidades, essenciais para exercer esta profissão. Dentro destas capacidades e competências, destacamos as seguintes: (i) Domínio, de forma aprofundada, de conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino de Educação Física; (ii) Conhecimento pormenorizado dos programas específicos da disciplina dos diferentes níveis de ensino, adaptando de forma rentável à realidade do contexto; (ii) Promoção e dinamização do debate e reflexão da Educação, em geral, e da Educação Física em particular; (iii) Desenvolvimento da autonomia, trabalho cooperativo, comunicação e espírito crítico, demonstrando sempre, competências profissionais de ética e moral. Através deste documento, iremos descrever, analisar e refletir sobre as competências e capacidades supramencionadas, assim como, apresentar as experiências, as dificuldades e os desafios vivenciados em contexto real de docência, nomeadamente, no papel de professor estagiário de Educação Física. Destacamos, assim, os capítulos da Prática Letiva, das Ações Cientifico-Pedagógicas, das Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e das Ações de Integração no Meio Escolar, como os que mais impacto tiveram, para a nossa formação docente.
id RCAP_ed382b168ae1d0c959bd410e0419eb0c
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoEstágioDocênciaEducação físicaProcesso de ensino-aprendizagemAlunosInternshipTeachingPhysical educationTeaching-learning processStudentsEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório visa retratar todo o processo inerente ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária Francisco Franco no ano letivo 2018/2019. Dado que a prática profissional docente está sujeita a um conjunto de planeamentos, gestão e operacionalização de atividades e processos específicos que envolvem a comunidade educativa, os resultados que deles advêm são fontes fundamentais de aprendizagens e experiências, que são determinantes para desenvolver no estagiário competências e capacidades, essenciais para exercer esta profissão. Dentro destas capacidades e competências, destacamos as seguintes: (i) Domínio, de forma aprofundada, de conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino de Educação Física; (ii) Conhecimento pormenorizado dos programas específicos da disciplina dos diferentes níveis de ensino, adaptando de forma rentável à realidade do contexto; (ii) Promoção e dinamização do debate e reflexão da Educação, em geral, e da Educação Física em particular; (iii) Desenvolvimento da autonomia, trabalho cooperativo, comunicação e espírito crítico, demonstrando sempre, competências profissionais de ética e moral. Através deste documento, iremos descrever, analisar e refletir sobre as competências e capacidades supramencionadas, assim como, apresentar as experiências, as dificuldades e os desafios vivenciados em contexto real de docência, nomeadamente, no papel de professor estagiário de Educação Física. Destacamos, assim, os capítulos da Prática Letiva, das Ações Cientifico-Pedagógicas, das Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e das Ações de Integração no Meio Escolar, como os que mais impacto tiveram, para a nossa formação docente.This Report aims to portray the entire process inherent in the Pedagogical Internship of the master’s in physical education teaching in the Basic and Secondary School of the University of Madeira, held at the Francisco Franco Secondary School in the academic year 2018/2019. Given that teaching professional practice is subject to a set of planning, management and operationalization of specific activities and processes that involve the educational community, the results that result from them are fundamental sources of learning and experience, which are crucial to develop in the field. trainee skills and abilities, essential for practicing this profession. Within these capabilities and competences, we highlight the following: (i) In-depth mastery of scientific and technical knowledge in the field of Physical Education teaching; (ii) Detailed knowledge of the subject-specific programs of the different levels of education, cost-effectively adapting to the contextual reality; (ii) Promotion and promotion of the debate and reflection on Education in general and Physical Education in particular; (iii) Development of autonomy, cooperative work, communication and critical thinking, always demonstrating professional skills in ethics and morals. Through this document, we will describe, analyse and reflect on the abovementioned skills and abilities, as well as present the experiences, difficulties and challenges experienced in real teaching context, namely in the role of trainee teacher of Physical Education. Thus, we highlight the chapters of Teaching Practice, Scientific-Pedagogical Actions, Intervention Actions in the School Community and Integration Actions in the School Environment, as the ones that had the most impact, for our teacher education.Lopes, Helder Manuel ArsénioDigitUMaSantos, Francisco José Baeta2020-01-31T14:44:22Z2019-12-17T00:00:00Z2019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2716202386236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:33Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:30.085370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
Santos, Francisco José Baeta
Estágio
Docência
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Alunos
Internship
Teaching
Physical education
Teaching-learning process
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
author Santos, Francisco José Baeta
author_facet Santos, Francisco José Baeta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Helder Manuel Arsénio
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francisco José Baeta
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Docência
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Alunos
Internship
Teaching
Physical education
Teaching-learning process
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio
Docência
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Alunos
Internship
Teaching
Physical education
Teaching-learning process
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório visa retratar todo o processo inerente ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária Francisco Franco no ano letivo 2018/2019. Dado que a prática profissional docente está sujeita a um conjunto de planeamentos, gestão e operacionalização de atividades e processos específicos que envolvem a comunidade educativa, os resultados que deles advêm são fontes fundamentais de aprendizagens e experiências, que são determinantes para desenvolver no estagiário competências e capacidades, essenciais para exercer esta profissão. Dentro destas capacidades e competências, destacamos as seguintes: (i) Domínio, de forma aprofundada, de conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino de Educação Física; (ii) Conhecimento pormenorizado dos programas específicos da disciplina dos diferentes níveis de ensino, adaptando de forma rentável à realidade do contexto; (ii) Promoção e dinamização do debate e reflexão da Educação, em geral, e da Educação Física em particular; (iii) Desenvolvimento da autonomia, trabalho cooperativo, comunicação e espírito crítico, demonstrando sempre, competências profissionais de ética e moral. Através deste documento, iremos descrever, analisar e refletir sobre as competências e capacidades supramencionadas, assim como, apresentar as experiências, as dificuldades e os desafios vivenciados em contexto real de docência, nomeadamente, no papel de professor estagiário de Educação Física. Destacamos, assim, os capítulos da Prática Letiva, das Ações Cientifico-Pedagógicas, das Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e das Ações de Integração no Meio Escolar, como os que mais impacto tiveram, para a nossa formação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T00:00:00Z
2019-12-17T00:00:00Z
2020-01-31T14:44:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2716
202386236
url http://hdl.handle.net/10400.13/2716
identifier_str_mv 202386236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129926397329408