O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8729 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as contribuições que a implantação desse programa proporcionou para a qualificação da formação inicial dos licenciandos de Ciências Biológicas e da formação continuada dos professores-supervisores de escolas-campo, bem como para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências após dois anos de sua implantação na URI campus Santo Ângelo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos bolsistas participantes dos subprojetos PIBID de Ciências e de Biologia da URI – campus de Santo Ângelo – e suas respectivas professoras-supervisoras. Os resultados obtidos foram significativos, pois demonstraram a importância que a participação no projeto pode proporcionar aos envolvidos. Além de ser uma oportunidade para os futuros professores realizarem uma reflexão sobre sua prática docente, enquanto ainda estiverem na graduação, possibilitou uma melhor qualificação para o exercício da docência. Pode-se, ainda, verificar a importância da troca de experiências para a formação continuada das professoras em exercício. Conclui-se que esse programa vem contribuindo para a transformação da realidade escolar, com repercussões na formação inicial de professores e consequente melhoria da educação em Ciências. |
id |
RCAP_7eab04a14d70c601ecb2f6b743691eea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8729 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, BrasilXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as contribuições que a implantação desse programa proporcionou para a qualificação da formação inicial dos licenciandos de Ciências Biológicas e da formação continuada dos professores-supervisores de escolas-campo, bem como para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências após dois anos de sua implantação na URI campus Santo Ângelo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos bolsistas participantes dos subprojetos PIBID de Ciências e de Biologia da URI – campus de Santo Ângelo – e suas respectivas professoras-supervisoras. Os resultados obtidos foram significativos, pois demonstraram a importância que a participação no projeto pode proporcionar aos envolvidos. Além de ser uma oportunidade para os futuros professores realizarem uma reflexão sobre sua prática docente, enquanto ainda estiverem na graduação, possibilitou uma melhor qualificação para o exercício da docência. Pode-se, ainda, verificar a importância da troca de experiências para a formação continuada das professoras em exercício. Conclui-se que esse programa vem contribuindo para a transformação da realidade escolar, com repercussões na formação inicial de professores e consequente melhoria da educação em Ciências.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8729por1646-2335Santos, Marcia Zschornack MarlowSoares, Briseidy MarchesanScheid, Neusa Maria Jonhinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.425186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil |
title |
O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil |
spellingShingle |
O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil Santos, Marcia Zschornack Marlow XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
title_short |
O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil |
title_full |
O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil |
title_fullStr |
O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil |
title_full_unstemmed |
O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil |
title_sort |
O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil |
author |
Santos, Marcia Zschornack Marlow |
author_facet |
Santos, Marcia Zschornack Marlow Soares, Briseidy Marchesan Scheid, Neusa Maria Jonh |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Briseidy Marchesan Scheid, Neusa Maria Jonh |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcia Zschornack Marlow Soares, Briseidy Marchesan Scheid, Neusa Maria Jonh |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
topic |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
description |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as contribuições que a implantação desse programa proporcionou para a qualificação da formação inicial dos licenciandos de Ciências Biológicas e da formação continuada dos professores-supervisores de escolas-campo, bem como para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências após dois anos de sua implantação na URI campus Santo Ângelo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos bolsistas participantes dos subprojetos PIBID de Ciências e de Biologia da URI – campus de Santo Ângelo – e suas respectivas professoras-supervisoras. Os resultados obtidos foram significativos, pois demonstraram a importância que a participação no projeto pode proporcionar aos envolvidos. Além de ser uma oportunidade para os futuros professores realizarem uma reflexão sobre sua prática docente, enquanto ainda estiverem na graduação, possibilitou uma melhor qualificação para o exercício da docência. Pode-se, ainda, verificar a importância da troca de experiências para a formação continuada das professoras em exercício. Conclui-se que esse programa vem contribuindo para a transformação da realidade escolar, com repercussões na formação inicial de professores e consequente melhoria da educação em Ciências. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8729 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130949516001280 |