O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcia Zschornack Marlow
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Briseidy Marchesan, Scheid, Neusa Maria Jonh
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8729
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – é um  programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as contribuições que a implantação desse programa proporcionou para a qualificação da formação inicial dos licenciandos de Ciências Biológicas e da formação continuada dos professores-supervisores de escolas-campo, bem como para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências após dois anos de sua implantação na URI campus Santo Ângelo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos bolsistas participantes dos subprojetos PIBID de Ciências e de Biologia da URI – campus de Santo Ângelo – e suas respectivas professoras-supervisoras. Os resultados obtidos foram significativos, pois demonstraram a importância que a participação no projeto pode proporcionar aos envolvidos. Além de ser uma oportunidade para os futuros professores realizarem uma reflexão sobre sua prática docente, enquanto ainda estiverem na graduação, possibilitou uma melhor qualificação para o exercício da docência. Pode-se, ainda, verificar a importância da troca de experiências para a formação continuada das professoras em exercício. Conclui-se que esse programa vem contribuindo para a transformação da realidade escolar, com repercussões na formação inicial de professores e consequente melhoria da educação em Ciências.
id RCAP_7eab04a14d70c601ecb2f6b743691eea
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8729
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, BrasilXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – é um  programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as contribuições que a implantação desse programa proporcionou para a qualificação da formação inicial dos licenciandos de Ciências Biológicas e da formação continuada dos professores-supervisores de escolas-campo, bem como para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências após dois anos de sua implantação na URI campus Santo Ângelo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos bolsistas participantes dos subprojetos PIBID de Ciências e de Biologia da URI – campus de Santo Ângelo – e suas respectivas professoras-supervisoras. Os resultados obtidos foram significativos, pois demonstraram a importância que a participação no projeto pode proporcionar aos envolvidos. Além de ser uma oportunidade para os futuros professores realizarem uma reflexão sobre sua prática docente, enquanto ainda estiverem na graduação, possibilitou uma melhor qualificação para o exercício da docência. Pode-se, ainda, verificar a importância da troca de experiências para a formação continuada das professoras em exercício. Conclui-se que esse programa vem contribuindo para a transformação da realidade escolar, com repercussões na formação inicial de professores e consequente melhoria da educação em Ciências.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8729por1646-2335Santos, Marcia Zschornack MarlowSoares, Briseidy MarchesanScheid, Neusa Maria Jonhinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.425186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil
title O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil
spellingShingle O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil
Santos, Marcia Zschornack Marlow
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
title_short O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil
title_full O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil
title_fullStr O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil
title_full_unstemmed O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil
title_sort O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil
author Santos, Marcia Zschornack Marlow
author_facet Santos, Marcia Zschornack Marlow
Soares, Briseidy Marchesan
Scheid, Neusa Maria Jonh
author_role author
author2 Soares, Briseidy Marchesan
Scheid, Neusa Maria Jonh
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcia Zschornack Marlow
Soares, Briseidy Marchesan
Scheid, Neusa Maria Jonh
dc.subject.por.fl_str_mv XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
topic XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
description O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – é um  programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as contribuições que a implantação desse programa proporcionou para a qualificação da formação inicial dos licenciandos de Ciências Biológicas e da formação continuada dos professores-supervisores de escolas-campo, bem como para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências após dois anos de sua implantação na URI campus Santo Ângelo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos bolsistas participantes dos subprojetos PIBID de Ciências e de Biologia da URI – campus de Santo Ângelo – e suas respectivas professoras-supervisoras. Os resultados obtidos foram significativos, pois demonstraram a importância que a participação no projeto pode proporcionar aos envolvidos. Além de ser uma oportunidade para os futuros professores realizarem uma reflexão sobre sua prática docente, enquanto ainda estiverem na graduação, possibilitou uma melhor qualificação para o exercício da docência. Pode-se, ainda, verificar a importância da troca de experiências para a formação continuada das professoras em exercício. Conclui-se que esse programa vem contribuindo para a transformação da realidade escolar, com repercussões na formação inicial de professores e consequente melhoria da educação em Ciências.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.8729
url https://doi.org/10.25755/int.8729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130949516001280