Criação de animações multimédia com carácter científico no desenvolvimento do pensamento computacional na disciplina de Aplicações Informáticas B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, António da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53886
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_7ef6247d2946207623fc5471bd2c775e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de animações multimédia com carácter científico no desenvolvimento do pensamento computacional na disciplina de Aplicações Informáticas BAnimação por computadorMultimédiaPensamento computacionalTecnologias digitaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Neste relatório apresenta-se o trabalho de intervenção letiva desenvolvido numa turma do 12º Ano do Ensino Secundário, do curso de Ciências e Tecnologia da Escola Secundária Padre António Vieira do Agrupamento de Escolas de Alvalade, na disciplina de Aplicações Informáticas B, no domínio do ensino da multimédia e animação por computador. Na metodologia seguida, os alunos foram desafiados a resolver problemas, cujas soluções são Animações Digitais em espaços cartesianos 2D (AD2D), resultantes de três tarefas de complexidade crescente. Na tarefa inicial, os alunos aplicaram técnicas de animação frame-by frame para criar AD2D do átomo C6. A segunda tarefa exigiu aplicação da técnica tweening para criar um genérico cinematográfico e a tarefa final a criação de um filme de animação sobre processos estudados na disciplina da Química. As criações multimédia resultantes desta multidisciplinaridade, constituíram instrumentos de recolha de dados da componente investigativa para analisar potencialidades da criação de AD2D no desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) dos alunos. As questões de investigação permitiram identificar: 1) dificuldades dos alunos; 2) atributos da dinâmica das AD2D; 3) carga cognitiva das tarefas; 4) indicadores de mecanismos algorítmicos fundamentais, de abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e generalização subjacentes à criação dessas AD2D. Os resultados apontam correlações positivas desses indicadores do PC com a complexidade introduzida pela i) sincronização de alterações, simultâneas, dos atributos gráficos nos elementos animados, ii) combinação de técnicas de animação, e iii) nível taxonómico de Bloom mais elevado, esperado, para as tarefas. As diferentes perspetivas avaliativas, diagnóstica, formativa, sumativa, autorregulação e investigação, revelam em conclusão, que a especificação de tarefas como problemas de criação de produtos multimédia, AD2D, podem proporcionar contribuição efetiva para o desenvolvimento do PC dos alunos em diferentes contextos de ensino-aprendizagem, constituindo um instrumento na prática profissional docente para aferir e melhorar as aprendizagens e o desenvolvimento de competências transversais dos alunos.This report presents the work of teaching intervention carried out in a 12th grade class of secondary education in the Science and Technology course at Escola Secundária Padre António Vieira, belonging to the Alvalade Schools Group, in the discipline of Computer Applications B, in the teaching of multimedia and computer animation subjects. Students were challenged to solve problems where each problem has as a solution consisting of a multimedia product created in Scratch. It was proposed three problems of increasing complexity, related with three tasks to create Digital Animations in a 2D cartesian spaces (DA2D). In the first task, students applied frame-by-frame animation techniques to create DA2D for C6 atom. The second task required usage of the tweening technique to create the opening credits for the animation film created in the final task about processes studied in Chemistry subject. The multimedia products resulting from these multidisciplinary tasks were instruments of data collection for the research component which objective was analyze the potential of creating DA2D in the development of Computational Thinking (CT) of students. Research questions pinpointed: 1) difficulties of students; 2) dynamic attributes of those DA2D; 3) cognitive load of tasks; 4) indicators for fundamental algorithmic mechanisms, abstraction, decomposition, pattern recognition and generalization underlying the creation of those DA2D. The results identify positive correlations of the PC indicators with the complexity to i) synchronize simultaneously changes in the graphic attributes of animated elements, ii) combine animation techniques, and iii) the higher expected level of Bloom taxonomic for the tasks. The different assessment perspectives, diagnosis, formative, summative, autoregulation and investigation, reveal as conclusion, tasks specifications to create multimedia products, DA2D, as problems, will provide an effective contribution to PC development of students in different teaching contexts, becoming an instrument of pedagogical practice for assessing and improving transversal skills of students.Piedade, JoãoMoniz, Luís Manuel Ferreira Fernandes, 1968-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, António da Silva2022-07-20T15:41:30Z20212021-12-072021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53886porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:51.553475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de animações multimédia com carácter científico no desenvolvimento do pensamento computacional na disciplina de Aplicações Informáticas B
title Criação de animações multimédia com carácter científico no desenvolvimento do pensamento computacional na disciplina de Aplicações Informáticas B
spellingShingle Criação de animações multimédia com carácter científico no desenvolvimento do pensamento computacional na disciplina de Aplicações Informáticas B
Gonçalves, António da Silva
Animação por computador
Multimédia
Pensamento computacional
Tecnologias digitais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Criação de animações multimédia com carácter científico no desenvolvimento do pensamento computacional na disciplina de Aplicações Informáticas B
title_full Criação de animações multimédia com carácter científico no desenvolvimento do pensamento computacional na disciplina de Aplicações Informáticas B
title_fullStr Criação de animações multimédia com carácter científico no desenvolvimento do pensamento computacional na disciplina de Aplicações Informáticas B
title_full_unstemmed Criação de animações multimédia com carácter científico no desenvolvimento do pensamento computacional na disciplina de Aplicações Informáticas B
title_sort Criação de animações multimédia com carácter científico no desenvolvimento do pensamento computacional na disciplina de Aplicações Informáticas B
author Gonçalves, António da Silva
author_facet Gonçalves, António da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piedade, João
Moniz, Luís Manuel Ferreira Fernandes, 1968-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, António da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Animação por computador
Multimédia
Pensamento computacional
Tecnologias digitais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Animação por computador
Multimédia
Pensamento computacional
Tecnologias digitais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-07
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-20T15:41:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53886
url http://hdl.handle.net/10451/53886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134600339914752