A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Maria Cecília da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6548
Resumo: Tese de Mestrado em Administração Pública - especialização em Educação
id RCAP_7f00ba444cd89386f4d07de65d1e8da9
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunosEducaçãoTalentoEscolaAlunosMotivaçãoSucesso escolarEducationTalentSchoolStudentsMotivationSchool successTese de Mestrado em Administração Pública - especialização em EducaçãoA presente investigação apresenta como objetivo primordial o de definir o papel da escola como veículo de desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos e em função dos resultados obtidos lançar recomendações para estudos futuros. Deseja-se uma escola, onde formar é organizar contextos de aprendizagem, exigentes e estimulantes, ou seja, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no ato educativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentes na sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Através das teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreende-se os fatores que agem sobre os jovens e movem o seu comportamento. Pela metodologia da análise de conteúdo das respostas obtidas no Focus Group a dois grupos de alunos do nono ano de escolaridade da escola dos segundo e terceiro ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, procurou-se explorar as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensino-aprendizagem no sentido de envolver os alunos com as atividades escolares. A pesquisa permitiu conhecer a escola vivida por alunos adolescentes que declararam a escola, os currículos, os professores, o tipo de aula e os próprios alunos como causas da sua desmotivação. Relativamente às estratégias motivadoras de ensino-aprendizagem, os alunos deste estudo encaram que a atribuição de recompensas em troca de resultados escolares positivos, favorece a motivação para aprender. A escola é vista como um espaço de formação para obter uma habilitação literária, mas que a oferta educativa necessita ser diversificada. Os currículos deveriam capacitar os alunos a integrar o mundo do trabalho. Os professores conseguem mover os alunos para a aprendizagem quando procuram desenvolver as necessidades de cada aluno. O tipo de aula em que os professores incentivam à sua participação e cooperação decorrem de uma forma mais frutífera.This study’s main goal is that to define the school’s role as a mean of developing and turning students into future talents. Taking into account all the answers produced by this study, we hope that it may also turn into an important tool to help future research studies on this didactic field. We totally desire that kind of school where teaching involves the creation of more demanding and stimulating learning contexts, that is to say, formative opportunities that may support the grouth of healthy attitudes and the development of certain individual talents which may enable students to develop important skills to become inserted in society. The ideal educational act should involve such a model of teacher who could, on one hand, be able to deal with the multiplicity of motivation styles existing in the classroom but on the other hand could he also be able to adapt all the didactic proceedings to that multiplicity. Through Vroom’s and Maslow’s motivational theories we are able to understand all the issues acting upon teenagers and their behaviour. Through the content analysis of the answers provided by two distinct groups of 9th grade students in the Focus Group at Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, one tried to point out both the causes of demotivation and some motivating teaching and learning strategies so as to involve students in their learning process and school activities. This research work has allowed us to get to knowing school as regarded by teen-students who have pointed out school, the curricula, teachers, lessons in general and the other students as their demotivation main cause. As far as motivation strategies are concerned, the students involved in this research have considered that rewards to stimulate positive results can favour motivation towards learning. School is regarded also as a forming space which may provide them with na academic degree. On the other hand, they have also considered that school’s educative offer should be more diversified than it really is. Curricula should then provide students with skills which could lead them directly into the job market. Teachers are able to involve their students into the learning process if they can either recognize or develop the needs of each student. The more teachers demand student’s participation and cooperation the more pleasurable and fruitful lessons will be.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasPalma, Patrícia Jardim daRepositório da Universidade de LisboaPontes, Maria Cecília da Silva2014-03-07T10:56:43Z2014-02-042014-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6548TID:201512491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:54.641369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
spellingShingle A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
Pontes, Maria Cecília da Silva
Educação
Talento
Escola
Alunos
Motivação
Sucesso escolar
Education
Talent
School
Students
Motivation
School success
title_short A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_full A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_fullStr A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_full_unstemmed A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
title_sort A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
author Pontes, Maria Cecília da Silva
author_facet Pontes, Maria Cecília da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma, Patrícia Jardim da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Maria Cecília da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Talento
Escola
Alunos
Motivação
Sucesso escolar
Education
Talent
School
Students
Motivation
School success
topic Educação
Talento
Escola
Alunos
Motivação
Sucesso escolar
Education
Talent
School
Students
Motivation
School success
description Tese de Mestrado em Administração Pública - especialização em Educação
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-07T10:56:43Z
2014-02-04
2014-02-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6548
TID:201512491
url http://hdl.handle.net/10400.5/6548
identifier_str_mv TID:201512491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131014865354752