Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Alzira Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6282
Resumo: Nos últimos anos, tem-se assistido, numa escola do Funchal, a um aumento preocupante do insucesso escolar na disciplina de Inglês. Cada vez mais se constata a existência de alunos desmotivados e que apresentam baixos rendimentos escolares. A procura de razões para o insucesso escolar tem sido, desde há muitos anos, uma preocupação partilhada não só por professores, mas também por pais e por investigadores. Os estudos realizados sobre esta temática atribuem a responsabilidade pelo (in)sucesso escolar a uma pluralidade de fatores, intrínsecos e extrínsecos aos alunos, o que leva a compreender que não há uma forma única de encarar este fenómeno. Com este projeto de intervenção, pretende-se compreender os fatores que conduzem ao (in)sucesso na disciplina de Inglês numa escola do Funchal, tendo como linha de partida o ponto de vista dos alunos e dos docentes que lecionam esta disciplina, e encontrar estratégias que conduzam a uma melhoria do sucesso naquela disciplina. Para atingir os objetivos pretendidos, foram levados a cabo focus groups com alunos e professores daquela escola, tendo no total, participado 14 alunos e 3 professoras que lecionam a disciplina de Inglês. Chegou-se à conclusão que o sucesso escolar depende de uma multiplicidade de fatores, que vão desde o comportamento, empenho e estudo por parte dos alunos, às estratégias utilizadas pelos professores na lecionação da disciplina. Foi salientado, também, o papel importante dos encarregados de educação, nomeadamente no que se refere à sua participação na vida escolar dos seus educandos.
id RCAP_f109cafdcd55a8d2328ebdc1bfd99257
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal(In)Sucesso escolarAlunosEscolaMotivaçãoSchool success/failureStudentsSchoolMotivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNos últimos anos, tem-se assistido, numa escola do Funchal, a um aumento preocupante do insucesso escolar na disciplina de Inglês. Cada vez mais se constata a existência de alunos desmotivados e que apresentam baixos rendimentos escolares. A procura de razões para o insucesso escolar tem sido, desde há muitos anos, uma preocupação partilhada não só por professores, mas também por pais e por investigadores. Os estudos realizados sobre esta temática atribuem a responsabilidade pelo (in)sucesso escolar a uma pluralidade de fatores, intrínsecos e extrínsecos aos alunos, o que leva a compreender que não há uma forma única de encarar este fenómeno. Com este projeto de intervenção, pretende-se compreender os fatores que conduzem ao (in)sucesso na disciplina de Inglês numa escola do Funchal, tendo como linha de partida o ponto de vista dos alunos e dos docentes que lecionam esta disciplina, e encontrar estratégias que conduzam a uma melhoria do sucesso naquela disciplina. Para atingir os objetivos pretendidos, foram levados a cabo focus groups com alunos e professores daquela escola, tendo no total, participado 14 alunos e 3 professoras que lecionam a disciplina de Inglês. Chegou-se à conclusão que o sucesso escolar depende de uma multiplicidade de fatores, que vão desde o comportamento, empenho e estudo por parte dos alunos, às estratégias utilizadas pelos professores na lecionação da disciplina. Foi salientado, também, o papel importante dos encarregados de educação, nomeadamente no que se refere à sua participação na vida escolar dos seus educandos.Over the last years, there has been, in a school in Funchal, a worrying increase of school failure in the English subject. There are more and more unmotivated students, showing low school results. Looking for reasons for school failure has been, for many years, a concern shared not only by teachers but also by parents and researchers. Studies on this topic attribute responsibility for school success / failure to a plurality of factors, intrinsic and extrinsic to the students, which leads to understand that there isn’t a unique way of looking at this phenomenon. With this intervention project, it is intended to understand the factors that lead to the success / failure in the English subject in a school in Funchal, according to the point of view of students and teachers of English, and find strategies that lead to improved success in that subject. In order to achieve the intended objectives, focus groups were carried out with students and teachers of that school, with a total of 14 students and 3 teachers of English. It was concluded that school success depends on a multiplicity of factors, ranging from the behavior, commitment and study by the students, to the strategies used by the teachers in the teaching of the subject. It was also stressed the important role of parents, particularly as regards their participation in the school life of their children.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMendes, Alzira Moreira2017-11-20T16:46:07Z2017-11-16T00:00:00Z2017-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:41Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:10.320498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal
title Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal
spellingShingle Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal
Mendes, Alzira Moreira
(In)Sucesso escolar
Alunos
Escola
Motivação
School success/failure
Students
School
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal
title_full Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal
title_fullStr Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal
title_full_unstemmed Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal
title_sort Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do Funchal
author Mendes, Alzira Moreira
author_facet Mendes, Alzira Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Alzira Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv (In)Sucesso escolar
Alunos
Escola
Motivação
School success/failure
Students
School
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic (In)Sucesso escolar
Alunos
Escola
Motivação
School success/failure
Students
School
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Nos últimos anos, tem-se assistido, numa escola do Funchal, a um aumento preocupante do insucesso escolar na disciplina de Inglês. Cada vez mais se constata a existência de alunos desmotivados e que apresentam baixos rendimentos escolares. A procura de razões para o insucesso escolar tem sido, desde há muitos anos, uma preocupação partilhada não só por professores, mas também por pais e por investigadores. Os estudos realizados sobre esta temática atribuem a responsabilidade pelo (in)sucesso escolar a uma pluralidade de fatores, intrínsecos e extrínsecos aos alunos, o que leva a compreender que não há uma forma única de encarar este fenómeno. Com este projeto de intervenção, pretende-se compreender os fatores que conduzem ao (in)sucesso na disciplina de Inglês numa escola do Funchal, tendo como linha de partida o ponto de vista dos alunos e dos docentes que lecionam esta disciplina, e encontrar estratégias que conduzam a uma melhoria do sucesso naquela disciplina. Para atingir os objetivos pretendidos, foram levados a cabo focus groups com alunos e professores daquela escola, tendo no total, participado 14 alunos e 3 professoras que lecionam a disciplina de Inglês. Chegou-se à conclusão que o sucesso escolar depende de uma multiplicidade de fatores, que vão desde o comportamento, empenho e estudo por parte dos alunos, às estratégias utilizadas pelos professores na lecionação da disciplina. Foi salientado, também, o papel importante dos encarregados de educação, nomeadamente no que se refere à sua participação na vida escolar dos seus educandos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-20T16:46:07Z
2017-11-16T00:00:00Z
2017-11-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6282
url http://hdl.handle.net/10284/6282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130298831601664