Compreendendo e apoiando o processo de transição para o 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Daniela Castro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16405
Resumo: Neste relatório de estágio apresentamos um estudo realizado no âmbito da componente de Prática Pedagógica Supervisionada (estágio), que decorreu em articulação com o Seminário de Investigação Educacional do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo procurou compreender como se trabalha no jardim de infância o processo de transição para o 1.º CEB. Para além de um trabalho de pesquisa e fundamentação teórica, tornou-se clara a importância de conhecer a prática e opinião da educadora e dos encarregados de educação das crianças que transitariam no ano seguinte para o 1.º CEB, e, realizar um conjunto de atividades junto das crianças do jardim de infância que trabalhassem a temática da entrada na escola; já no contexto do 1.º CEB, foi importante acompanhar e perceber como foi vivida pelas crianças a transição, bem como conhecer as práticas e opinião da professora e dos encarregados de educação sobre o processo de entrada no 1.º CEB. Após análise dos dados, podemos concluir que os profissionais de educação de ambos os níveis educativos, com quem trabalhámos, não parecem valorizar a articulação e continuidade entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB, e, por conseguinte, estas dimensões não adquirem uma relevância significativa nas suas práticas pedagógicas. Além disso, percebemos que os encarregados de educação adotaram uma atitude atenta e de apoio às suas crianças, nesta transição entre os dois níveis educativos. Concluímos também que as crianças, na sua maioria, experienciaram uma transição e adaptação bem-sucedida, ainda que em relação a algumas crianças as práticas escolares necessitem de ser mais flexíveis e atentas às características individuais das crianças.
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Couto, Daniela Castro
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