Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cátia Filipa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1405
Resumo: O presente relatório enquadra-se no âmbito dos Estágios do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Retrata a prática profissional realizada nas duas valências, procurando articular o conhecimento adquirido através das perspetivas teóricas existentes com a prática vivida. São problematizadas questões relacionadas com a atividade de educadores/professores, nomeadamente o observar, o planear, o agir e o avaliar, assim como a importância do trabalho de grupo na sala, quer de préescolar, quer de 1ºciclo. Ao longo do trabalho, faz-se sentir o crescimento como profissional de educação, que foi significativo, pois aprende-se fazendo e/ou praticando.The following report fits in the range of the Pre-school Education and Primary School. It describes the professional practice held in its both validities and seeks to vocalize the acquired knowledge through the existing theoretical perspectives with the exerted practice. Issues related with the activity of teachers/educators are problematized, namely, perceiving, planning, operating and evaluing, as well as the importance of team work in the room, as in the pre-school, as in the Primary School. Along the work, we can notice the outgrowth as an educational professional that was really purposeful, for practising is learning.
id RCAP_7f24b3cd3bec0ec0c0c82a6e40de67de
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do alunoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem cooperativaTrabalho de grupoO presente relatório enquadra-se no âmbito dos Estágios do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Retrata a prática profissional realizada nas duas valências, procurando articular o conhecimento adquirido através das perspetivas teóricas existentes com a prática vivida. São problematizadas questões relacionadas com a atividade de educadores/professores, nomeadamente o observar, o planear, o agir e o avaliar, assim como a importância do trabalho de grupo na sala, quer de préescolar, quer de 1ºciclo. Ao longo do trabalho, faz-se sentir o crescimento como profissional de educação, que foi significativo, pois aprende-se fazendo e/ou praticando.The following report fits in the range of the Pre-school Education and Primary School. It describes the professional practice held in its both validities and seeks to vocalize the acquired knowledge through the existing theoretical perspectives with the exerted practice. Issues related with the activity of teachers/educators are problematized, namely, perceiving, planning, operating and evaluing, as well as the importance of team work in the room, as in the pre-school, as in the Primary School. Along the work, we can notice the outgrowth as an educational professional that was really purposeful, for practising is learning.2014-05-19T09:28:52Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1405TID:201459582porSilva, Cátia Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:56:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:56:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do aluno
title Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do aluno
spellingShingle Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do aluno
Silva, Cátia Filipa
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
title_short Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do aluno
title_full Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do aluno
title_fullStr Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do aluno
title_full_unstemmed Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do aluno
title_sort Trabalho de grupo: contributos para o desenvolvimento da criança e do aluno
author Silva, Cátia Filipa
author_facet Silva, Cátia Filipa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cátia Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
description O presente relatório enquadra-se no âmbito dos Estágios do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Retrata a prática profissional realizada nas duas valências, procurando articular o conhecimento adquirido através das perspetivas teóricas existentes com a prática vivida. São problematizadas questões relacionadas com a atividade de educadores/professores, nomeadamente o observar, o planear, o agir e o avaliar, assim como a importância do trabalho de grupo na sala, quer de préescolar, quer de 1ºciclo. Ao longo do trabalho, faz-se sentir o crescimento como profissional de educação, que foi significativo, pois aprende-se fazendo e/ou praticando.The following report fits in the range of the Pre-school Education and Primary School. It describes the professional practice held in its both validities and seeks to vocalize the acquired knowledge through the existing theoretical perspectives with the exerted practice. Issues related with the activity of teachers/educators are problematized, namely, perceiving, planning, operating and evaluing, as well as the importance of team work in the room, as in the pre-school, as in the Primary School. Along the work, we can notice the outgrowth as an educational professional that was really purposeful, for practising is learning.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19T09:28:52Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1405
TID:201459582
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1405
identifier_str_mv TID:201459582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543296761724928