Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74053 |
Resumo: | Assistem-se a tempos de profundas transformações na Educação que impõe novos paradigmas de ensino e aprendizagem. E o ensino da História deve acompanhar esses novos paradigmas com vista o desenvolvimento do pensamento histórico e da consciência histórica. A consciência histórica, elemento de orientação chave do indivíduo, permite compreender o passado e o mobilizar para o seu presente (RÜSEN, 2010). Desta forma, delineou-se um estudo que pretende investigar as potencialidades das tecnologias digitais, integradas em metodologias ativas, centradas no paradigma socioconstrutivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se ao método de estudo de caso para compreender a realidade estudada. Aplicaram-se várias técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionário, Focus Group, entrevistas semiestruturadas, observação participante, trabalhos produzidos pelos alunos e questionários de metacognição. Neste artigo propomos apresentar uma proposta didática sobre a consolidação da identidade nacional com a Batalha de Aljubarrota desenvolvida com alunos portugueses do 1.º CEB (9-10 anos). As atividades foram mediadas por plataformas digitais integradas no modelo da aula-oficina com o intuito de desenvolver conceitos metahistóricos de evidência histórica, multiperspetiva, explicação histórica, significância histórica e narrativa histórica, visando contribuir para analisar as ideias de consciência histórica dos alunos. No momento, os dados estão a ser recolhidos, mas irão ser posteriormente analisados com recurso às técnicas de análise da Grounded Theory com apoio do software Nvivo. |
id |
RCAP_7f2d001a268ee43117b6d137d40d6490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoConsciência históricaConceitos metahistóricosMetodologias ativasTecnologias digitaisCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeAssistem-se a tempos de profundas transformações na Educação que impõe novos paradigmas de ensino e aprendizagem. E o ensino da História deve acompanhar esses novos paradigmas com vista o desenvolvimento do pensamento histórico e da consciência histórica. A consciência histórica, elemento de orientação chave do indivíduo, permite compreender o passado e o mobilizar para o seu presente (RÜSEN, 2010). Desta forma, delineou-se um estudo que pretende investigar as potencialidades das tecnologias digitais, integradas em metodologias ativas, centradas no paradigma socioconstrutivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se ao método de estudo de caso para compreender a realidade estudada. Aplicaram-se várias técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionário, Focus Group, entrevistas semiestruturadas, observação participante, trabalhos produzidos pelos alunos e questionários de metacognição. Neste artigo propomos apresentar uma proposta didática sobre a consolidação da identidade nacional com a Batalha de Aljubarrota desenvolvida com alunos portugueses do 1.º CEB (9-10 anos). As atividades foram mediadas por plataformas digitais integradas no modelo da aula-oficina com o intuito de desenvolver conceitos metahistóricos de evidência histórica, multiperspetiva, explicação histórica, significância histórica e narrativa histórica, visando contribuir para analisar as ideias de consciência histórica dos alunos. No momento, os dados estão a ser recolhidos, mas irão ser posteriormente analisados com recurso às técnicas de análise da Grounded Theory com apoio do software Nvivo.FCTPD/BD/150425/2019Universidade do MinhoGraça, VâniaSolé, GlóriaRamos, Altina20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74053porGraça, V., Solé, G., & Ramos, A. (2021). Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Educação Histórica - REDUH - LAPEDUH, n. 21, 82-94.2316-7556https://lapeduh.wordpress.com/revista/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:05.796626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico Graça, Vânia Consciência histórica Conceitos metahistóricos Metodologias ativas Tecnologias digitais Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Graça, Vânia |
author_facet |
Graça, Vânia Solé, Glória Ramos, Altina |
author_role |
author |
author2 |
Solé, Glória Ramos, Altina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Vânia Solé, Glória Ramos, Altina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência histórica Conceitos metahistóricos Metodologias ativas Tecnologias digitais Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Consciência histórica Conceitos metahistóricos Metodologias ativas Tecnologias digitais Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Assistem-se a tempos de profundas transformações na Educação que impõe novos paradigmas de ensino e aprendizagem. E o ensino da História deve acompanhar esses novos paradigmas com vista o desenvolvimento do pensamento histórico e da consciência histórica. A consciência histórica, elemento de orientação chave do indivíduo, permite compreender o passado e o mobilizar para o seu presente (RÜSEN, 2010). Desta forma, delineou-se um estudo que pretende investigar as potencialidades das tecnologias digitais, integradas em metodologias ativas, centradas no paradigma socioconstrutivista e operacionalizadas no modelo aula-oficina, para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se ao método de estudo de caso para compreender a realidade estudada. Aplicaram-se várias técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionário, Focus Group, entrevistas semiestruturadas, observação participante, trabalhos produzidos pelos alunos e questionários de metacognição. Neste artigo propomos apresentar uma proposta didática sobre a consolidação da identidade nacional com a Batalha de Aljubarrota desenvolvida com alunos portugueses do 1.º CEB (9-10 anos). As atividades foram mediadas por plataformas digitais integradas no modelo da aula-oficina com o intuito de desenvolver conceitos metahistóricos de evidência histórica, multiperspetiva, explicação histórica, significância histórica e narrativa histórica, visando contribuir para analisar as ideias de consciência histórica dos alunos. No momento, os dados estão a ser recolhidos, mas irão ser posteriormente analisados com recurso às técnicas de análise da Grounded Theory com apoio do software Nvivo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/74053 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/74053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Graça, V., Solé, G., & Ramos, A. (2021). Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Educação Histórica - REDUH - LAPEDUH, n. 21, 82-94. 2316-7556 https://lapeduh.wordpress.com/revista/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132945102929920 |