Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Catarina Sofia da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1469
Resumo: O presente relatório pretende evidenciar o trabalho pedagógico desenvolvido no 1º ciclo e 2º ciclo do Ensino Básico, enquanto estudante do Mestrado do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Este assenta essencialmente na construção da profissionalidade e expõe a evolução enquanto pessoa e enquanto profissional da educação. Neste processo, várias etapas foram alvo de reflexão para a sua elaboração. Para conhecer de modo aprofundado os diferentes contextos foi realizada uma investigação de natureza qualitativa relativamente aos participantes do estudo para que a intervenção nas duas valências fosse realizada com sucesso. O relatório procura, assim, dar a conhecer as perspetivas educacionais da estagiária, tal como os seus principais focos educacionais enquanto futura docente: motivação, criatividade, diferenciação e reflexão. Os estágios realizados assumem grande importância para o futuro que se avizinha e serviram para que a estagiária pudesse conhecer diferentes contextos educacionais e ser capaz de se adaptar a cada um deles, desenvolvendo assim a sua capacidade de intervenção/reflexão.ABSTRACT The present report seeks to stress out the pedagogical work developed between the primary and the lower secondary level of education, as a student of the Master degree in primary and lower secondary level of education. This is based mainly in the construction of professionalism and gives exposure to the evolution as a person and as a professional of education. During this process, several steps as been object of a deep reflection during the writing of the report. To know in a most profound way the different contexts, was made a qualitative investigation regarding the study participants to both forms could have the success that was expected. This report aims to get to know the educational perspectives from the trainee, such as her educational focus as a future teacher: motivation, creativity, distinction and reflection. The academic internships carried have a great significance to the future and helped the trainee to get in touch with different educational contexts and also made her be able to adapt to each one of them, developing her ability to intervention and reflection.
id RCAP_93525efb2cbd2804cbee70a53965fcbd
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1469
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoProfessor reflexivoCriatividadeMotivaçãoDiferenciação curricularO presente relatório pretende evidenciar o trabalho pedagógico desenvolvido no 1º ciclo e 2º ciclo do Ensino Básico, enquanto estudante do Mestrado do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Este assenta essencialmente na construção da profissionalidade e expõe a evolução enquanto pessoa e enquanto profissional da educação. Neste processo, várias etapas foram alvo de reflexão para a sua elaboração. Para conhecer de modo aprofundado os diferentes contextos foi realizada uma investigação de natureza qualitativa relativamente aos participantes do estudo para que a intervenção nas duas valências fosse realizada com sucesso. O relatório procura, assim, dar a conhecer as perspetivas educacionais da estagiária, tal como os seus principais focos educacionais enquanto futura docente: motivação, criatividade, diferenciação e reflexão. Os estágios realizados assumem grande importância para o futuro que se avizinha e serviram para que a estagiária pudesse conhecer diferentes contextos educacionais e ser capaz de se adaptar a cada um deles, desenvolvendo assim a sua capacidade de intervenção/reflexão.ABSTRACT The present report seeks to stress out the pedagogical work developed between the primary and the lower secondary level of education, as a student of the Master degree in primary and lower secondary level of education. This is based mainly in the construction of professionalism and gives exposure to the evolution as a person and as a professional of education. During this process, several steps as been object of a deep reflection during the writing of the report. To know in a most profound way the different contexts, was made a qualitative investigation regarding the study participants to both forms could have the success that was expected. This report aims to get to know the educational perspectives from the trainee, such as her educational focus as a future teacher: motivation, creativity, distinction and reflection. The academic internships carried have a great significance to the future and helped the trainee to get in touch with different educational contexts and also made her be able to adapt to each one of them, developing her ability to intervention and reflection.2014-07-14T09:22:38Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1469TID:201466023porAntunes, Catarina Sofia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:50Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.967602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade
title Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade
spellingShingle Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade
Antunes, Catarina Sofia da Silva
1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Criatividade
Motivação
Diferenciação curricular
title_short Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade
title_full Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade
title_fullStr Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade
title_full_unstemmed Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade
title_sort Cuidar da relação pedagógica: diferenciar, motivar e potenciar a criatividade
author Antunes, Catarina Sofia da Silva
author_facet Antunes, Catarina Sofia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Catarina Sofia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Criatividade
Motivação
Diferenciação curricular
topic 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Criatividade
Motivação
Diferenciação curricular
description O presente relatório pretende evidenciar o trabalho pedagógico desenvolvido no 1º ciclo e 2º ciclo do Ensino Básico, enquanto estudante do Mestrado do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Este assenta essencialmente na construção da profissionalidade e expõe a evolução enquanto pessoa e enquanto profissional da educação. Neste processo, várias etapas foram alvo de reflexão para a sua elaboração. Para conhecer de modo aprofundado os diferentes contextos foi realizada uma investigação de natureza qualitativa relativamente aos participantes do estudo para que a intervenção nas duas valências fosse realizada com sucesso. O relatório procura, assim, dar a conhecer as perspetivas educacionais da estagiária, tal como os seus principais focos educacionais enquanto futura docente: motivação, criatividade, diferenciação e reflexão. Os estágios realizados assumem grande importância para o futuro que se avizinha e serviram para que a estagiária pudesse conhecer diferentes contextos educacionais e ser capaz de se adaptar a cada um deles, desenvolvendo assim a sua capacidade de intervenção/reflexão.ABSTRACT The present report seeks to stress out the pedagogical work developed between the primary and the lower secondary level of education, as a student of the Master degree in primary and lower secondary level of education. This is based mainly in the construction of professionalism and gives exposure to the evolution as a person and as a professional of education. During this process, several steps as been object of a deep reflection during the writing of the report. To know in a most profound way the different contexts, was made a qualitative investigation regarding the study participants to both forms could have the success that was expected. This report aims to get to know the educational perspectives from the trainee, such as her educational focus as a future teacher: motivation, creativity, distinction and reflection. The academic internships carried have a great significance to the future and helped the trainee to get in touch with different educational contexts and also made her be able to adapt to each one of them, developing her ability to intervention and reflection.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-14T09:22:38Z
2014-06-01T00:00:00Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1469
TID:201466023
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1469
identifier_str_mv TID:201466023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623080329216