Consumo de notícias através do Facebook e a formação de perceções em acontecimentos políticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/111329 |
Resumo: | Este relatório tem como ponto de partida um estágio realizado na secção de Política do jornal PÚBLICO entre setembro e novembro de 2019. Após a descrição da experiência de estágio e da caracterização do órgão de comunicação, o trabalho analisa o consumo de notícias através das redes sociais, em particular o Facebook, e a formação de perceções em acontecimentos políticos. O consumo de notícias, incluindo de informação política, faz-se cada vez mais através das redes sociais. A vulnerabilidade das redes sociais à difusão de desinformação torna a literacia mediática determinante. Os jovens adultos entre os 18 e os 34 anos representam o grupo com maior número de utilizadores do Facebook. Com base neste contexto, a investigação analisa a cobertura realizada pelo jornal PÚBLICO de um acontecimento político relevante, o Orçamento do Estado para 2020, com foco no site e no Facebook. Uma vez que a investigação se centra nos jovens, realizou-se um inquérito para estudar o modo como os jovens formam perceções sobre as notícias e a política através das redes sociais. Foram publicados 354 artigos no site do PÚBLICO sobre o Orçamento do Estado e a notícia foi o género jornalístico predominante. No Facebook, a hashtag #OE2020 foi utilizada 29 vezes e de forma irregular. Concluiu-se que os temas e os títulos das peças, o interesse pelos assuntos abordados e o facto de os artigos serem ou não explicativos são os fatores que mais influenciam a formação de perceções dos jovens ao ver notícias sobre o Orçamento do Estado no Facebook. |
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Consumo de notícias através do Facebook e a formação de perceções em acontecimentos políticosNotíciasFacebookOpiniãoRedes sociaisJornalismo políticoLiteracia mediáticaDesinformaçãoJovensSocial mediaPolitical journalismMedia literacyMisinformationYoung peopleDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste relatório tem como ponto de partida um estágio realizado na secção de Política do jornal PÚBLICO entre setembro e novembro de 2019. Após a descrição da experiência de estágio e da caracterização do órgão de comunicação, o trabalho analisa o consumo de notícias através das redes sociais, em particular o Facebook, e a formação de perceções em acontecimentos políticos. O consumo de notícias, incluindo de informação política, faz-se cada vez mais através das redes sociais. A vulnerabilidade das redes sociais à difusão de desinformação torna a literacia mediática determinante. Os jovens adultos entre os 18 e os 34 anos representam o grupo com maior número de utilizadores do Facebook. Com base neste contexto, a investigação analisa a cobertura realizada pelo jornal PÚBLICO de um acontecimento político relevante, o Orçamento do Estado para 2020, com foco no site e no Facebook. Uma vez que a investigação se centra nos jovens, realizou-se um inquérito para estudar o modo como os jovens formam perceções sobre as notícias e a política através das redes sociais. Foram publicados 354 artigos no site do PÚBLICO sobre o Orçamento do Estado e a notícia foi o género jornalístico predominante. No Facebook, a hashtag #OE2020 foi utilizada 29 vezes e de forma irregular. Concluiu-se que os temas e os títulos das peças, o interesse pelos assuntos abordados e o facto de os artigos serem ou não explicativos são os fatores que mais influenciam a formação de perceções dos jovens ao ver notícias sobre o Orçamento do Estado no Facebook.This report is based on an internship in the political section of PÚBLICO between September and November 2019. After describing the internship experience and the newspaper history, the report analyses news consumption through social media, particularly Facebook, and the formation of perceptions in political events. News consumption, including political information, is increasingly done through social media. The vulnerability of social media to the spread of misinformation makes media literacy decisive. Young adults between the ages of 18 and 34 represent the group with the largest number of Facebook users. On this basis, the investigation analyses the coverage done by PÚBLICO of a major political event, the state’s budget for 2020, with focus on website and Facebook. Since the focus of the research is on young people, an inquiry was conducted to study how they form perceptions about news and politics through social media. 354 articles were published in PÚBLICO’s website about the state’s budget and the most used news genre was news articles. On Facebook, the hashtag #OE2020 was used 29 times and irregularly. It was found that the topics and titles of the articles, the interest in the subjects covered and whether or not the articles are explanatory are the factors that most influence the formation of perceptions of young people when seeing news about the state’s budget on Facebook.Silva, Dora dos SantosRUNBaptista, Sofia Beatriz Correia2021-02-05T17:03:19Z2020-12-182020-04-222020-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/111329TID:202580385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:55:11Zoai:run.unl.pt:10362/111329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:52.889963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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