Consumo de notícias através do Facebook e a formação de perceções em acontecimentos políticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Sofia Beatriz Correia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/111329
Resumo: Este relatório tem como ponto de partida um estágio realizado na secção de Política do jornal PÚBLICO entre setembro e novembro de 2019. Após a descrição da experiência de estágio e da caracterização do órgão de comunicação, o trabalho analisa o consumo de notícias através das redes sociais, em particular o Facebook, e a formação de perceções em acontecimentos políticos. O consumo de notícias, incluindo de informação política, faz-se cada vez mais através das redes sociais. A vulnerabilidade das redes sociais à difusão de desinformação torna a literacia mediática determinante. Os jovens adultos entre os 18 e os 34 anos representam o grupo com maior número de utilizadores do Facebook. Com base neste contexto, a investigação analisa a cobertura realizada pelo jornal PÚBLICO de um acontecimento político relevante, o Orçamento do Estado para 2020, com foco no site e no Facebook. Uma vez que a investigação se centra nos jovens, realizou-se um inquérito para estudar o modo como os jovens formam perceções sobre as notícias e a política através das redes sociais. Foram publicados 354 artigos no site do PÚBLICO sobre o Orçamento do Estado e a notícia foi o género jornalístico predominante. No Facebook, a hashtag #OE2020 foi utilizada 29 vezes e de forma irregular. Concluiu-se que os temas e os títulos das peças, o interesse pelos assuntos abordados e o facto de os artigos serem ou não explicativos são os fatores que mais influenciam a formação de perceções dos jovens ao ver notícias sobre o Orçamento do Estado no Facebook.
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