Relatório final de estágio na Escola Básica Eugénio dos Santos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19134 |
Resumo: | O estágio pedagógico apresenta-se como uma etapa essencial para a formação de um professor de educação física, uma vez que é no estágio pedagógico que o futuro professor, é devidamente orientado e apoiado pelos orientadores e tem a possibilidade de pôr em prática todo o conhecimento teórico adquirido ao longo dos anos de formação académica, desenvolvendo ainda novas aprendizagens em contexto real. O presente relatório pretende relatar de uma forma reflexiva, o meu percurso durante o estágio pedagógico, enquanto professor estagiário de educação física da Escola Básica Eugénio dos Santos. Este período foi com toda a certeza o mais importante para a minha formação, pois possibilitou-me não apenas o conhecimento do que é ser professor em contexto de sala de aula, mas ainda nas restantes áreas de intervenção docente, nomeadamente na área de Direção de Turma, na área do Desporto Escolar e nas áreas dos projetos de investigação e de intervenção na escola. Assim, ao longo deste ano de estágio tive a oportunidade de adquirir/desenvolver competências essenciais para o meu desenvolvimento profissional. Durante todo este percurso foram surgindo inúmeros obstáculos e dificuldades nas diferentes áreas de intervenção. Muitos, foram ultrapassados com o apoio dos meus orientadores de estágio e dos meus colegas de núcleo de estágio, outras certamente continuarão presentes e serão colmatados com o aumento da minha experiência enquanto professor de educação física. O ano de estágio não se assume como um ponto final da minha formação, mas sim como o início de uma carreira profissional como professor, pelo que desejo continuar num processo contínuo de aprendizagem com vista a melhorar os meus conhecimentos e as minhas aptidões enquanto profissional. |
id |
RCAP_804afc9f8b6af0929f0b5f3a1bbc3603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19134 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio na Escola Básica Eugénio dos SantosEducação físicaEscolaEstágio pedagógicoFormaçãoProfessorPedagogical internshipPhysical educationSchoolTeacherTrainingDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO estágio pedagógico apresenta-se como uma etapa essencial para a formação de um professor de educação física, uma vez que é no estágio pedagógico que o futuro professor, é devidamente orientado e apoiado pelos orientadores e tem a possibilidade de pôr em prática todo o conhecimento teórico adquirido ao longo dos anos de formação académica, desenvolvendo ainda novas aprendizagens em contexto real. O presente relatório pretende relatar de uma forma reflexiva, o meu percurso durante o estágio pedagógico, enquanto professor estagiário de educação física da Escola Básica Eugénio dos Santos. Este período foi com toda a certeza o mais importante para a minha formação, pois possibilitou-me não apenas o conhecimento do que é ser professor em contexto de sala de aula, mas ainda nas restantes áreas de intervenção docente, nomeadamente na área de Direção de Turma, na área do Desporto Escolar e nas áreas dos projetos de investigação e de intervenção na escola. Assim, ao longo deste ano de estágio tive a oportunidade de adquirir/desenvolver competências essenciais para o meu desenvolvimento profissional. Durante todo este percurso foram surgindo inúmeros obstáculos e dificuldades nas diferentes áreas de intervenção. Muitos, foram ultrapassados com o apoio dos meus orientadores de estágio e dos meus colegas de núcleo de estágio, outras certamente continuarão presentes e serão colmatados com o aumento da minha experiência enquanto professor de educação física. O ano de estágio não se assume como um ponto final da minha formação, mas sim como o início de uma carreira profissional como professor, pelo que desejo continuar num processo contínuo de aprendizagem com vista a melhorar os meus conhecimentos e as minhas aptidões enquanto profissional.The pedagogical Internship presents itself as an essential step for the education of a physical education teacher, since it is during this training that the future teacher, is properly oriented and supported by advisors and has the possibility to implement all the theoretical knowledge acquired over the years of academic training, developing new learnings in real context. This report intends to explain in a reflexive way, my trajectory during the teacher training while physical education trainee teacher of the Basic school Eugénio dos Santos. This period was certainly the most important for my training, because it enabled me not only the knowledge of what it's like to be a teacher in context of the classroom, but even in the other areas of intervention, in particular in the area of class direction, in the area of school sports and in the areas of research and intervention projects at the school. Thus, throughout this year I had the opportunity to acquire essential skills for my professional development. Throughout this journey, there were numerous obstacles and difficulties in the different areas of intervention. Many were overcome with the help of my mentors and my colleagues, others certainly will continue present and will be rectified with the increase of my experience as a teacher of physical education. The year of training is not an end point of my training but rather the beginning of a career as a teacher, for I wish to proceed in a continuous process of learning to improve my knowledge and my skill set while professional.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaBento, Diogo Coelho Simões2019-12-26T10:49:43Z2019-05-292019-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19134TID:202323463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:04.372815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title |
Relatório final de estágio na Escola Básica Eugénio dos Santos |
spellingShingle |
Relatório final de estágio na Escola Básica Eugénio dos Santos Bento, Diogo Coelho Simões Educação física Escola Estágio pedagógico Formação Professor Pedagogical internship Physical education School Teacher Training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de estágio na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_full |
Relatório final de estágio na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_fullStr |
Relatório final de estágio na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_sort |
Relatório final de estágio na Escola Básica Eugénio dos Santos |
author |
Bento, Diogo Coelho Simões |
author_facet |
Bento, Diogo Coelho Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferro, Nuno Alberto Seruca Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Diogo Coelho Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Escola Estágio pedagógico Formação Professor Pedagogical internship Physical education School Teacher Training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação física Escola Estágio pedagógico Formação Professor Pedagogical internship Physical education School Teacher Training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O estágio pedagógico apresenta-se como uma etapa essencial para a formação de um professor de educação física, uma vez que é no estágio pedagógico que o futuro professor, é devidamente orientado e apoiado pelos orientadores e tem a possibilidade de pôr em prática todo o conhecimento teórico adquirido ao longo dos anos de formação académica, desenvolvendo ainda novas aprendizagens em contexto real. O presente relatório pretende relatar de uma forma reflexiva, o meu percurso durante o estágio pedagógico, enquanto professor estagiário de educação física da Escola Básica Eugénio dos Santos. Este período foi com toda a certeza o mais importante para a minha formação, pois possibilitou-me não apenas o conhecimento do que é ser professor em contexto de sala de aula, mas ainda nas restantes áreas de intervenção docente, nomeadamente na área de Direção de Turma, na área do Desporto Escolar e nas áreas dos projetos de investigação e de intervenção na escola. Assim, ao longo deste ano de estágio tive a oportunidade de adquirir/desenvolver competências essenciais para o meu desenvolvimento profissional. Durante todo este percurso foram surgindo inúmeros obstáculos e dificuldades nas diferentes áreas de intervenção. Muitos, foram ultrapassados com o apoio dos meus orientadores de estágio e dos meus colegas de núcleo de estágio, outras certamente continuarão presentes e serão colmatados com o aumento da minha experiência enquanto professor de educação física. O ano de estágio não se assume como um ponto final da minha formação, mas sim como o início de uma carreira profissional como professor, pelo que desejo continuar num processo contínuo de aprendizagem com vista a melhorar os meus conhecimentos e as minhas aptidões enquanto profissional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-26T10:49:43Z 2019-05-29 2019-05-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19134 TID:202323463 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19134 |
identifier_str_mv |
TID:202323463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131132226174976 |