Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10442 |
Resumo: | O presente relatório apresenta-se como um documento que pretende fundamentar a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As práticas desenvolvidas durante todo o percurso formativo foram experienciadas como momentos de formação pessoal na medida em que criaram oportunidades de progressão no saber, no saber ser e no saber fazer durante toda a vida, sendo a educação a chave de transformação global na designada “sociedade do conhecimento”. Para tal, contribuíram de forma gradativa os dois anos de formação contínua fundamentais na aquisição de competências pedagógicas e didáticas tornando-se fulcrais no desenvolvimento das práticas educativas. Estes processos formativos fundamentaram-se em referências teóricolegais, essenciais na construção de uma prática sustentada e também nos ideais do paradigma socioconstrutivista, através de estratégias com intencionalidade educativa colocando sempre a criança no âmago da aprendizagem, enquanto interveniente ativo da mesma. Assim, através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora, sustentada na metodologia de investigação-ação, construiu-se um ambiente pedagógico capaz de promover uma educação inclusiva, diferenciada e significativa, ou seja, uma educação para todos. |
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Relatório de EstágioEducaçãoInclusãoSocioconstrutivismoInvestigação-açãoEducationInclusionSocioconstrutivistInvestigation-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório apresenta-se como um documento que pretende fundamentar a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As práticas desenvolvidas durante todo o percurso formativo foram experienciadas como momentos de formação pessoal na medida em que criaram oportunidades de progressão no saber, no saber ser e no saber fazer durante toda a vida, sendo a educação a chave de transformação global na designada “sociedade do conhecimento”. Para tal, contribuíram de forma gradativa os dois anos de formação contínua fundamentais na aquisição de competências pedagógicas e didáticas tornando-se fulcrais no desenvolvimento das práticas educativas. Estes processos formativos fundamentaram-se em referências teóricolegais, essenciais na construção de uma prática sustentada e também nos ideais do paradigma socioconstrutivista, através de estratégias com intencionalidade educativa colocando sempre a criança no âmago da aprendizagem, enquanto interveniente ativo da mesma. Assim, através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora, sustentada na metodologia de investigação-ação, construiu-se um ambiente pedagógico capaz de promover uma educação inclusiva, diferenciada e significativa, ou seja, uma educação para todos.This report is presented as a document that aims to support the fundamentals of Supervised Educative Practice developed within the contexts of the “Pre-School Education and the 1º cycle of the Basic School. The developed practices during all the formative process were experienced as moments of personal training, in the sense that generated several opportunities of progression in the “ To know”, “To know to be” and “to know to Do” for all life, being education the key of the global transformation within the so called “ society of Knowledge” For such, the two years of continuous learning that were fundamental in the acquisition of pedagogical and didactic competences, which become the cornerstone in the development of educational practices. These formative processes, where fundamentally based in theoretic and legal references essentials in the construction of a sustained practice and also in the ideals of the socioconstructive paradigm , thorough strategies with educational intentions, placing the child in the center of the learning process and becoming an active intervenient of it. So, through the adoption of a critical, reflective and searching attitude, sustained by the methodology of investigation-action was built a pedagogical environment able to promote a inclusive, differentiated and meaningful education process or by other words education for allInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCasanova, Deolinda Guimarães2017-11-16T14:27:46Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10442TID:201834090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:51.013604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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