Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonor
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Moreira, Darlinda, Menezes, Luís, Oliveira, Isolina, Ponte, João Pedro da, Martins, Cristina, Guerreiro, António, Cunha, Helena, Duarte, José, Martinho, Helena, Pinto, Hélia, Menino, Hugo, Varandas, José Manuel, Veia, Luciano, Viseu, Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4075
Resumo: Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.
id RCAP_80f6cc8a2e207c795f1b973067f4d4ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunosConhecimento profissionalProfessional knowledgeEnsino da MatemáticaMathematics TeachingAtitudesAttitudesDiversidadeDiversityAprendizagemLearningEste artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.This article aims to study the professional knowledge that young mathematic teachers and elementary education teachers have about students. In its basis there is a collective work done by educators from high education institutions, in Portugal, concerned with the improvement of the quality of teachers training, specially, in regard to the domain of the Didactics of Mathematics. The methodology has a qualitative and interpretative nature, and involved 13 case studies. Among the main results we highlight the trend, among young teachers, to appreciate positively their students, showing high expectations about their performance. The concretization of these expectations seems to be related with the importance that teachers give to their own role. They mention students learning difficulties, mainly concerning mathematics’ communication, reasoning and problem solving. The conceptions that students have on Mathematics are absent from teachers’ discourse. They recognize that classroom environment characteristics are an important factor for learning. The diversity among classes and students constitutes, in several situations, a difficulty to the teaching and learning process.João Pedro da PonteRepositório da Universidade de LisboaSantos, LeonorMoreira, DarlindaMenezes, LuísOliveira, IsolinaPonte, João Pedro daMartins, CristinaGuerreiro, AntónioCunha, HelenaDuarte, JoséMartinho, HelenaPinto, HéliaMenino, HugoVarandas, José ManuelVeia, LucianoViseu, Floriano2011-09-12T13:01:27Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4075porSantos, L., Moreira, D., Menezes, L., Oliveira, I., Ponte, J. P. Martins, C., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Pinto, H., Menino, H., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista de Educação, 16(2), 33-64.0871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:48.175282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
title Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
spellingShingle Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
Santos, Leonor
Conhecimento profissional
Professional knowledge
Ensino da Matemática
Mathematics Teaching
Atitudes
Attitudes
Diversidade
Diversity
Aprendizagem
Learning
title_short Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
title_full Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
title_fullStr Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
title_full_unstemmed Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
title_sort Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos
author Santos, Leonor
author_facet Santos, Leonor
Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Oliveira, Isolina
Ponte, João Pedro da
Martins, Cristina
Guerreiro, António
Cunha, Helena
Duarte, José
Martinho, Helena
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
author_role author
author2 Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Oliveira, Isolina
Ponte, João Pedro da
Martins, Cristina
Guerreiro, António
Cunha, Helena
Duarte, José
Martinho, Helena
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonor
Moreira, Darlinda
Menezes, Luís
Oliveira, Isolina
Ponte, João Pedro da
Martins, Cristina
Guerreiro, António
Cunha, Helena
Duarte, José
Martinho, Helena
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Varandas, José Manuel
Veia, Luciano
Viseu, Floriano
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento profissional
Professional knowledge
Ensino da Matemática
Mathematics Teaching
Atitudes
Attitudes
Diversidade
Diversity
Aprendizagem
Learning
topic Conhecimento profissional
Professional knowledge
Ensino da Matemática
Mathematics Teaching
Atitudes
Attitudes
Diversidade
Diversity
Aprendizagem
Learning
description Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2011-09-12T13:01:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4075
url http://hdl.handle.net/10451/4075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, L., Moreira, D., Menezes, L., Oliveira, I., Ponte, J. P. Martins, C., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Pinto, H., Menino, H., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista de Educação, 16(2), 33-64.
0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv João Pedro da Ponte
publisher.none.fl_str_mv João Pedro da Ponte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183047561216