Proposta de Modelo de Adoção de Marketing Digital pelas Startups Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sérgio Tiago Cunha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8484
Resumo: Este trabalho visa estabelecer a ponte entre a utilização do marketing digital por parte das startups portuguesas e os modelos de adoção de Tecnologias de Informação - TI. Para tal, foi realizada uma análise aprofundada à literatura científica existente sobre os vários modelos de adoção de TI e, com base no conhecimento atingido, foram identificadas as variáveis que mais frequentemente estão entendidas como potenciais influenciadoras da adoção e uso de tecnologias e ferramentas de base Web. Posteriormente, através de uma abordagem qualitativa, transposta para um online focus group, foi validada a perceção que um grupo de peritos na área do marketing digital, do desenvolvimento e gestão de plataformas Web e do ensino da Informática, tinham sobre a importância relativa de cada uma das variáveis anteriormente identificadas para a adoção de marketing digital por parte das startups. O resultado do estudo qualitativo realizado permitiu concluir que podem existem vários determinantes para o processo de adoção do marketing digital por parte das startups, permitindo assim que estas mesmas empresas possam planear e desenvolver iniciativas de marketing digital que acautelem todos os determinantes vistos como impactantes de forma negativa e que se foquem naqueles vistos como impactantes de forma positiva.
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