O envolvimento da família na motivação para a leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patrick Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7381
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio (RFE) encontra-se dividido em duas partes: a primeira é uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE), e a segunda parte é relativa ao projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio no âmbito da PES na EPE. A primeira parte do RFE, contempla uma retrospetiva do percurso no 1.º CEB e na EPE, realizados na PES I e II, e uma reflexão sobre os contextos e as aprendizagens realizadas. Esta parte foi baseada nos elementos dos dossiês semestrais elaborados. A segunda parte do RFE inclui um estudo empírico, que resulta de um trabalho de investigação, visando conhecer o envolvimento da família na motivação para a leitura. O estudo de caráter qualitativo aplicado em EPE, foi realizado com recurso à observação, recolha documental, atividades de leitura, vídeos e inquéritos por questionário. Esta investigação possibilitou-nos concluir que os Pais/Encarregados de Educação (EE) se envolviam na vida escolar dos seus educandos, e constatar a importância de tal envolvimento.
id RCAP_81fc3d3ec9be2ba914942491c281d011
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7381
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento da família na motivação para a leituraEducação Pré-EscolarEnvolvimento FamiliarIniciação à LeituraMotivação para a LeituraPre-School EducationFamily InvolvementInitiation to ReadingMotivation for ReadingO presente Relatório Final de Estágio (RFE) encontra-se dividido em duas partes: a primeira é uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE), e a segunda parte é relativa ao projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio no âmbito da PES na EPE. A primeira parte do RFE, contempla uma retrospetiva do percurso no 1.º CEB e na EPE, realizados na PES I e II, e uma reflexão sobre os contextos e as aprendizagens realizadas. Esta parte foi baseada nos elementos dos dossiês semestrais elaborados. A segunda parte do RFE inclui um estudo empírico, que resulta de um trabalho de investigação, visando conhecer o envolvimento da família na motivação para a leitura. O estudo de caráter qualitativo aplicado em EPE, foi realizado com recurso à observação, recolha documental, atividades de leitura, vídeos e inquéritos por questionário. Esta investigação possibilitou-nos concluir que os Pais/Encarregados de Educação (EE) se envolviam na vida escolar dos seus educandos, e constatar a importância de tal envolvimento.This Final Internship Report (RFE) is divided into two parts: the first is a critical reflection on the Supervised Teaching Practice (PES) in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and in Pre-School Education (EPE), and the second part is related to the research project developed in the context of an internship within the scope of PES at EPE. The first part of the RFE contemplates a retrospective of the course in the 1st CEB and EPE, carried out in PES I and II, and a reflection on the contexts and the lessons learned. This part was based on elements of the semi-annual dossiers prepared. The second part of the RFE includes an empirical study, which results from a research work, aiming to know the involvement of the family in the motivation for reading. The qualitative study applied in EPE was carried out using observation, document collection, reading activities, videos and questionnaire surveys. This investigation allowed us to conclude that Parents/Guardians (EE) were involved in the school life of their students, and to verify the importance of such involvement.Melão, DulceMenezes, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, Patrick Fernandes2022-11-14T12:10:03Z2022-05-232022-05-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7381TID:203097130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:32Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:07.229676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento da família na motivação para a leitura
title O envolvimento da família na motivação para a leitura
spellingShingle O envolvimento da família na motivação para a leitura
Pereira, Patrick Fernandes
Educação Pré-Escolar
Envolvimento Familiar
Iniciação à Leitura
Motivação para a Leitura
Pre-School Education
Family Involvement
Initiation to Reading
Motivation for Reading
title_short O envolvimento da família na motivação para a leitura
title_full O envolvimento da família na motivação para a leitura
title_fullStr O envolvimento da família na motivação para a leitura
title_full_unstemmed O envolvimento da família na motivação para a leitura
title_sort O envolvimento da família na motivação para a leitura
author Pereira, Patrick Fernandes
author_facet Pereira, Patrick Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melão, Dulce
Menezes, Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Patrick Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Envolvimento Familiar
Iniciação à Leitura
Motivação para a Leitura
Pre-School Education
Family Involvement
Initiation to Reading
Motivation for Reading
topic Educação Pré-Escolar
Envolvimento Familiar
Iniciação à Leitura
Motivação para a Leitura
Pre-School Education
Family Involvement
Initiation to Reading
Motivation for Reading
description O presente Relatório Final de Estágio (RFE) encontra-se dividido em duas partes: a primeira é uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE), e a segunda parte é relativa ao projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio no âmbito da PES na EPE. A primeira parte do RFE, contempla uma retrospetiva do percurso no 1.º CEB e na EPE, realizados na PES I e II, e uma reflexão sobre os contextos e as aprendizagens realizadas. Esta parte foi baseada nos elementos dos dossiês semestrais elaborados. A segunda parte do RFE inclui um estudo empírico, que resulta de um trabalho de investigação, visando conhecer o envolvimento da família na motivação para a leitura. O estudo de caráter qualitativo aplicado em EPE, foi realizado com recurso à observação, recolha documental, atividades de leitura, vídeos e inquéritos por questionário. Esta investigação possibilitou-nos concluir que os Pais/Encarregados de Educação (EE) se envolviam na vida escolar dos seus educandos, e constatar a importância de tal envolvimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-14T12:10:03Z
2022-05-23
2022-05-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7381
TID:203097130
url http://hdl.handle.net/10400.19/7381
identifier_str_mv TID:203097130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130922719641600