(Re)conhecimento do espanhol: representações de alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14394 |
Resumo: | Por se revelarem uma componente essencial do capital humano e social de uma comunidade, as línguas podem ser analisadas de uma perspetiva económica. Estima-se que 15% do produto interno bruto dos Estados está associado ao idioma, portanto, o peso e potencial de uma língua relacionam-se com os índices macroeconómicos dos países onde é língua oficial. As representações relativas ao potencial e prestígio de uma língua, bem como ao seu valor no mercado económico, político e linguístico, influenciam as escolhas das línguas a estudar e a postura dos alunos ante a sua aprendizagem. Estas podem, assim, constituir um elemento impulsionador ou, contrariamente, um obstáculo. Por esta razão, o professor deve tê-las em consideração. No presente trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação centrada nas representações que alunos do 10.º ano de escolaridade, a frequentar a disciplina de espanhol, nível de iniciação, têm sobre esta língua e a sua projeção a nível mundial. Após a construção do referencial teórico, procedeu-se a um estudo de caso com caraterísticas de investigação-ação, que foi desenvolvido num agrupamento de escolas do perímetro urbano de Aveiro, no ano letivo 2013/2014. Neste processo, recorremos a diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como o inquérito por questionário e as fichas de trabalho, para identificar e descrever as representações dos estudantes. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os inquiridos caraterizam o espanhol com base em critérios afetivos e socioeconómicos. Quanto à aprendizagem deste idioma, os alunos justificaram a sua escolha, essencialmente, com as oportunidades que poderão advir do seu domínio e, também, com o facto de o considerarem fácil de compreender e aprender, pelas suas semelhanças com a língua portuguesa. Este último fator apareceu, ainda, frequentemente associado ao enriquecimento curricular e sucesso escolar. Para os nossos inquiridos, tal como acontece com outros sujeitos, o conhecimento e domínio das línguas estrangeiras prende-se, não raras vezes, com as possibilidades de ascensão social e económica que estas oferecem. |
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(Re)conhecimento do espanhol: representações de alunosEnsino de línguasLíngua espanhola - Ensino de uma segunda línguaLíngua espanhola - Aspectos sócio-económicosPor se revelarem uma componente essencial do capital humano e social de uma comunidade, as línguas podem ser analisadas de uma perspetiva económica. Estima-se que 15% do produto interno bruto dos Estados está associado ao idioma, portanto, o peso e potencial de uma língua relacionam-se com os índices macroeconómicos dos países onde é língua oficial. As representações relativas ao potencial e prestígio de uma língua, bem como ao seu valor no mercado económico, político e linguístico, influenciam as escolhas das línguas a estudar e a postura dos alunos ante a sua aprendizagem. Estas podem, assim, constituir um elemento impulsionador ou, contrariamente, um obstáculo. Por esta razão, o professor deve tê-las em consideração. No presente trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação centrada nas representações que alunos do 10.º ano de escolaridade, a frequentar a disciplina de espanhol, nível de iniciação, têm sobre esta língua e a sua projeção a nível mundial. Após a construção do referencial teórico, procedeu-se a um estudo de caso com caraterísticas de investigação-ação, que foi desenvolvido num agrupamento de escolas do perímetro urbano de Aveiro, no ano letivo 2013/2014. Neste processo, recorremos a diferentes instrumentos de recolha de dados, tais como o inquérito por questionário e as fichas de trabalho, para identificar e descrever as representações dos estudantes. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os inquiridos caraterizam o espanhol com base em critérios afetivos e socioeconómicos. Quanto à aprendizagem deste idioma, os alunos justificaram a sua escolha, essencialmente, com as oportunidades que poderão advir do seu domínio e, também, com o facto de o considerarem fácil de compreender e aprender, pelas suas semelhanças com a língua portuguesa. Este último fator apareceu, ainda, frequentemente associado ao enriquecimento curricular e sucesso escolar. Para os nossos inquiridos, tal como acontece com outros sujeitos, o conhecimento e domínio das línguas estrangeiras prende-se, não raras vezes, com as possibilidades de ascensão social e económica que estas oferecem.Revelándose un componente esencial del capital humano y social de una comunidad, las lenguas pueden ser analizadas desde una perspectiva económica. Se estima que el 15% del producto interno bruto de los Estados está asociado al idioma, por tanto, el peso y potencial de una lengua se relacionan con los índices macroeconómicos de los países donde es lengua oficial. Las representaciones relativas al potencial y prestigio de una lengua, así como a su valor en el mercado económico, político y lingüístico, influencian la elección de las lenguas a estudiar y la postura de los alumnos ante su aprendizaje. Estas representaciones pueden, así, constituir un elemento de motivación o, contrariamente, un obstáculo. Por esta razón, los profesores deben tenerlas en cuenta. En este trabajo, presentamos los resultados de una investigación centrada en las representaciones que alumnos de 10.º curso, que frecuentan la asignatura de español, nivel de iniciación, tienen sobre esta lengua y su proyección a nivel mundial. Tras la construcción del marco teórico, se desarrolló un estudio de caso con características de investigación-acción que llevamos a cabo en un agrupamento de escolas del perímetro urbano de Aveiro, durante el curso 2013/2014. En este proceso, recorremos a diferentes instrumentos para recoger los datos, tales como la encuesta y las fichas de trabajo, para identificar y describir las representaciones de los estudiantes. Los resultados obtenidos nos permitieron concluir que los inquiridos caracterizan el español basándose en criterios afectivos y socio-económicos. Cuanto al aprendizaje de este idioma, los alumnos justificaron su elección, esencialmente, con las oportunidades que podrán advenir de su dominio y, también, con el hecho de que lo consideran fácil de aprender y comprender, por sus semejanzas al portugués. Este último factor apareció, además, frecuentemente asociado al enriquecimiento curricular y suceso escolar. Para nuestros inquiridos, tal como ocurre con otros sujetos, el conocimiento y dominio de lenguas extranjeras se prende, muchas veces, con las posibilidades de ascensión social y económica que estas ofrecen.As they have proved to be an essential component of human and social capital of a community, languages can be analysed from an economic perspective. It is estimated that 15% of the gross domestic product of states is associated with the language, therefore, the weight and potential of a language are related to the macroeconomic indices of the countries where it is the official language. Representations concerning the potential and prestige of a language as well as its value in the economic, political and linguistic market, influence students’ choices and attitudes towards the language learning. They may thus be a driving element, or conversely an obstacle. For this reason, the teacher must take them into consideration. In this paper, we present the results of an investigation focused on representations that 10th grade students, who attend the course of Spanish, beginner level, have on this language and its global projection. After the construction of the theoretical framework, the case study with features of action-research was developed in a group of schools in the urban area of Aveiro, in the academic year 2013/2014. In this process, we resort to different collecting data tools, such as the questionnaire survey and worksheets to identify and describe the students' representations. The results allowed us to conclude that the respondents characterized the Spanish language based on affective and socio-economic criteria. As for learning this language, students justified their choices, essentially, with the opportunities that may arise from knowing it and also with the fact that they consider this language easy to understand and learn, due to its similarities with the Portuguese language. This last factor appeared often associated with curriculum enrichment and academic success. For our respondents, as it happens with other subjects, knowledge and mastery of foreign languages are often related to the possibilities of social and economic ascent that foreign languages offer.Universidade de Aveiro2015-07-14T14:44:56Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14394TID:201603411porSantos, Maria José Sequera da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:18Zoai:ria.ua.pt:10773/14394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:58.679920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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