Relatório de Estágio de Isabel João Ferreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isabel João da Silva Carneiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20841
Resumo: O presente Relatório revela-se um dos requisitos fundamentais para a obtenção do grau de Mestre e inclui-se na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Segundo Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo como principal objetivo a descrição e reflexão da construção pessoal, social e profissional resultante da prática desenvolvida em contexto de EPE e 1.º CEB. O desenvolvimento da prática educativa potenciou a integração dos saberes teóricos e legais com os experienciais, inerentes ao processo de intervenção, espelhando, deste modo, o desenvolvimento formativo e a construção do perfil duplo da mestranda. Por meio de ações pedagógicas que concorressem para o sócio-construtivismo, as atividades e projetos privilegiaram o desenvolvimento holístico da criança, tornando-a o centro da ação que responde às suas necessidades e interesses. Desta forma, a co-construção de saberes e o trabalho colaborativo, frutos do processo de partilha com as crianças, as docentes cooperantes e institucionais e a comunidade escolar, bem como a construção de conhecimento investigativo promovidos durante a PES, assentaram na Metodologia de Investigação-Ação. É através dos processos de observação, planificação, ação e reflexão, que esta metodologia sustenta a postura investigativa e reflexiva que um docente deve assumir quando pretende identificar as dificuldades e interesses do seu público, de forma a promover práticas inovadoras e significativas para todos. Neste sentido, a PES possibilitou a construção do perfil de docente que está em constante evolução, fruto das reflexões e da adoção de uma postura investigativa.
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