Relatório de Estágio de Isabel João Ferreira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20841 |
Resumo: | O presente Relatório revela-se um dos requisitos fundamentais para a obtenção do grau de Mestre e inclui-se na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Segundo Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo como principal objetivo a descrição e reflexão da construção pessoal, social e profissional resultante da prática desenvolvida em contexto de EPE e 1.º CEB. O desenvolvimento da prática educativa potenciou a integração dos saberes teóricos e legais com os experienciais, inerentes ao processo de intervenção, espelhando, deste modo, o desenvolvimento formativo e a construção do perfil duplo da mestranda. Por meio de ações pedagógicas que concorressem para o sócio-construtivismo, as atividades e projetos privilegiaram o desenvolvimento holístico da criança, tornando-a o centro da ação que responde às suas necessidades e interesses. Desta forma, a co-construção de saberes e o trabalho colaborativo, frutos do processo de partilha com as crianças, as docentes cooperantes e institucionais e a comunidade escolar, bem como a construção de conhecimento investigativo promovidos durante a PES, assentaram na Metodologia de Investigação-Ação. É através dos processos de observação, planificação, ação e reflexão, que esta metodologia sustenta a postura investigativa e reflexiva que um docente deve assumir quando pretende identificar as dificuldades e interesses do seu público, de forma a promover práticas inovadoras e significativas para todos. Neste sentido, a PES possibilitou a construção do perfil de docente que está em constante evolução, fruto das reflexões e da adoção de uma postura investigativa. |
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Relatório de Estágio de Isabel João FerreiraPrática educativa supervisionadaCriançaAlunoMetodologia de investigação-açãoSupervised educational practiceChildStudentResearch-action methodologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório revela-se um dos requisitos fundamentais para a obtenção do grau de Mestre e inclui-se na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Segundo Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo como principal objetivo a descrição e reflexão da construção pessoal, social e profissional resultante da prática desenvolvida em contexto de EPE e 1.º CEB. O desenvolvimento da prática educativa potenciou a integração dos saberes teóricos e legais com os experienciais, inerentes ao processo de intervenção, espelhando, deste modo, o desenvolvimento formativo e a construção do perfil duplo da mestranda. Por meio de ações pedagógicas que concorressem para o sócio-construtivismo, as atividades e projetos privilegiaram o desenvolvimento holístico da criança, tornando-a o centro da ação que responde às suas necessidades e interesses. Desta forma, a co-construção de saberes e o trabalho colaborativo, frutos do processo de partilha com as crianças, as docentes cooperantes e institucionais e a comunidade escolar, bem como a construção de conhecimento investigativo promovidos durante a PES, assentaram na Metodologia de Investigação-Ação. É através dos processos de observação, planificação, ação e reflexão, que esta metodologia sustenta a postura investigativa e reflexiva que um docente deve assumir quando pretende identificar as dificuldades e interesses do seu público, de forma a promover práticas inovadoras e significativas para todos. Neste sentido, a PES possibilitou a construção do perfil de docente que está em constante evolução, fruto das reflexões e da adoção de uma postura investigativa.The present report constitutes one of the fundamental requirements for obtaining the degree of Master and is included in the Curricular Unit of Supervised Educational Practice (SEP), part of the second year of the Master in Pre-School Education (PSE) and Primary School Teaching (PST), having as its main objective the description and reflection of the personal, social, and professional build-up resulting from the developed practice in the context of PSE and PST. The development of educational practice boosted the integration of theoretical and experimental knowledge, intrinsic to the process of intervention, mirroring this way the formative development and construction of the double profile of the teacher. By means of the pedagogic action that enabled social build-up, the activities and projects promoted the holistic development of the child, making them the centre of action that answers to their needs and interests. This way, the development of know-how and the collaborative work that arise from the sharing process with the children, the cooperative and institutional teachers, and the school community, as well as the development of research knowledge promoted during SEP, were based on the Research-Action Methodology. Through processes of observation, planification, action and reflexion, this methodology supports the investigative and reflexive posture that a teacher should take when identifying the difficulties and interests of their public, in order to promote innovative and meaningful practices. In this regard, SEP allowed the creation of the ever-evolving teacher profile from reflections and adoption of an investigative posture.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deTeixeira, Maria Cândida da MotaFérias, Ana Rita MoutinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Isabel João da Silva Carneiro2022-09-08T10:18:29Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20841TID:203286944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:55.505142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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