Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ricardo Rodrigues dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15220
Resumo: Tomando como ponto de partida uma reflexão sobre o espaço que o pensamento crítico ocupa na escola atual, realizou-se o presente estudo como forma de contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas promotoras do pensamento crítico, particularmente no ensino das artes visuais. Assim, concebeu-se este estudo com a finalidade de averiguar se um programa de intervenção por nós desenvolvido, a partir da taxonomia de Ennis (1985), promove o desenvolvimento do nível de pensamento crítico dos alunos. O referido programa foi desenvolvido com 15 sujeitos participantes que pertencem a uma turma do 7.º ano de escolaridade do 3.º ciclo do ensino básico, frequentando a disciplina de Educação Visual, da escola onde foi realizada a Prática Pedagógica. O Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X) foi utilizado, quer como pré-teste, quer como pós- -teste, para medir o nível de pensamento crítico dos sujeitos participantes, tendo sido aplicado no contexto da aula da disciplina de Educação Visual. Recorreu-se, igualmente, à observação de aulas como técnica de recolha de dados, de forma a obter informações que pudessem complementar os dados obtidos pela aplicação do Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X). Os resultados obtidos parecem apontar no sentido de que o programa de intervenção concebido promoveu o desenvolvimento do nível de pensamento crítico dos alunos.
id RCAP_83bfefe1e5d5f601fb11ce70da4dd6fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos temposEducaçãoPensamento críticoArtes VisuaisEducationCritical thinkingVisual ArtsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTomando como ponto de partida uma reflexão sobre o espaço que o pensamento crítico ocupa na escola atual, realizou-se o presente estudo como forma de contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas promotoras do pensamento crítico, particularmente no ensino das artes visuais. Assim, concebeu-se este estudo com a finalidade de averiguar se um programa de intervenção por nós desenvolvido, a partir da taxonomia de Ennis (1985), promove o desenvolvimento do nível de pensamento crítico dos alunos. O referido programa foi desenvolvido com 15 sujeitos participantes que pertencem a uma turma do 7.º ano de escolaridade do 3.º ciclo do ensino básico, frequentando a disciplina de Educação Visual, da escola onde foi realizada a Prática Pedagógica. O Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X) foi utilizado, quer como pré-teste, quer como pós- -teste, para medir o nível de pensamento crítico dos sujeitos participantes, tendo sido aplicado no contexto da aula da disciplina de Educação Visual. Recorreu-se, igualmente, à observação de aulas como técnica de recolha de dados, de forma a obter informações que pudessem complementar os dados obtidos pela aplicação do Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X). Os resultados obtidos parecem apontar no sentido de que o programa de intervenção concebido promoveu o desenvolvimento do nível de pensamento crítico dos alunos.Taking as a starting point for a reflection on the space that critical thinking holds in current school, took place the present study as a contribution to the development of educational practices that promote critical thinking, particularly in the teaching of visual arts. Thus was conceived this study in order to determine whether an intervention program developed by us, based on Ennis’s (1985) taxonomy, promotes the development of the level of students' critical thinking. This program was developed with 15 participating subjects that belong to a class of grade 7, 3rd Cycle of Basic Education, attending the discipline of Visual Education, from the school where it was held Teaching Practice. The Cornell Critical Thinking Test (Level X) was used both as a pre-test, and as post-test to measure the level of participants' critical thinking and applied in the context of Visual Education classes. We resorted also to classes observation as a technique for data collection in order to obtain information that could supplement the data obtained by applying the Cornell Critical Thinking Test (Level X). The results seem to point towards the intervention program promoted the development of the level of students' critical thinking.Palhinha, Maria Helena CardosoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Ricardo Rodrigues dos2014-10-10T09:50:02Z2014-02-2620132014-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15220TID:201681234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-24T01:33:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:12:37.807212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos
title Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos
spellingShingle Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos
Santos, Ricardo Rodrigues dos
Educação
Pensamento crítico
Artes Visuais
Education
Critical thinking
Visual Arts
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos
title_full Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos
title_fullStr Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos
title_full_unstemmed Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos
title_sort Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos
author Santos, Ricardo Rodrigues dos
author_facet Santos, Ricardo Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhinha, Maria Helena Cardoso
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ricardo Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pensamento crítico
Artes Visuais
Education
Critical thinking
Visual Arts
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Pensamento crítico
Artes Visuais
Education
Critical thinking
Visual Arts
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tomando como ponto de partida uma reflexão sobre o espaço que o pensamento crítico ocupa na escola atual, realizou-se o presente estudo como forma de contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas promotoras do pensamento crítico, particularmente no ensino das artes visuais. Assim, concebeu-se este estudo com a finalidade de averiguar se um programa de intervenção por nós desenvolvido, a partir da taxonomia de Ennis (1985), promove o desenvolvimento do nível de pensamento crítico dos alunos. O referido programa foi desenvolvido com 15 sujeitos participantes que pertencem a uma turma do 7.º ano de escolaridade do 3.º ciclo do ensino básico, frequentando a disciplina de Educação Visual, da escola onde foi realizada a Prática Pedagógica. O Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X) foi utilizado, quer como pré-teste, quer como pós- -teste, para medir o nível de pensamento crítico dos sujeitos participantes, tendo sido aplicado no contexto da aula da disciplina de Educação Visual. Recorreu-se, igualmente, à observação de aulas como técnica de recolha de dados, de forma a obter informações que pudessem complementar os dados obtidos pela aplicação do Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X). Os resultados obtidos parecem apontar no sentido de que o programa de intervenção concebido promoveu o desenvolvimento do nível de pensamento crítico dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-10-10T09:50:02Z
2014-02-26
2014-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/15220
TID:201681234
url http://hdl.handle.net/10400.14/15220
identifier_str_mv TID:201681234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131804250144768