Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5604 |
Resumo: | O relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal finalidade a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. Neste sentido, com este documento académico objetivou-se partilhar a experiência vivenciada aquando das práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições educativas, refletindo sobre as mesmas, as quais decorreram num infantário e em duas instituições educativas do 1.ºcilco, estas presentes no concelho do Funchal. No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares: Parte I – Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II – Prática Pedagógica. Assim sendo, numa primeira etapa sintetizar-se-ão as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas pedagógicas realizadas, enquanto numa segunda etapa se refletirá sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associado à prática pedagógica, está o processo de investigação. Nesta perspetiva, e no sentido de dar resposta a problemáticas específicas verificadas em cada grupo, desenvolveram-se dois projetos assentes na metodologia de Investigação-Ação, os quais tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como consciencializar as crianças sobre a importância e utilização da água?” e “Como promover um clima positivo de sala de aula através da leitura, escrita e música no 2.ºB?” Considerando o mencionado o presente relatório surge, então, como resultado de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação em educação, na medida em que me permite realizar um paralelo entre a teoria e a prática abordada ao longo da mesma |
id |
RCAP_8455bc020f1ec9a14fb0bdfa66adb543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5604 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducaçãoInvestigaçãoReflexãoAprendizagemCriançasAlunosPrática pedagógicaEducationResearchReflectionLearningChildrenPupilsPedagogical practiceEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal finalidade a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. Neste sentido, com este documento académico objetivou-se partilhar a experiência vivenciada aquando das práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições educativas, refletindo sobre as mesmas, as quais decorreram num infantário e em duas instituições educativas do 1.ºcilco, estas presentes no concelho do Funchal. No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares: Parte I – Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II – Prática Pedagógica. Assim sendo, numa primeira etapa sintetizar-se-ão as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas pedagógicas realizadas, enquanto numa segunda etapa se refletirá sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associado à prática pedagógica, está o processo de investigação. Nesta perspetiva, e no sentido de dar resposta a problemáticas específicas verificadas em cada grupo, desenvolveram-se dois projetos assentes na metodologia de Investigação-Ação, os quais tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como consciencializar as crianças sobre a importância e utilização da água?” e “Como promover um clima positivo de sala de aula através da leitura, escrita e música no 2.ºB?” Considerando o mencionado o presente relatório surge, então, como resultado de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação em educação, na medida em que me permite realizar um paralelo entre a teoria e a prática abordada ao longo da mesmaThis internship report is part of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching and its main purpose is to obtain a master's degree in these respective educational areas. The aim of this academic document is to share the experience of the pedagogical practices developed in this context, reflecting on them, which took place at the nursery school, and Primary School with Pre-School, all in the municipality of Funchal. As far as its structure is concerned, the report is organized into two complementary parts: Part I - Theoretical and Methodological Framework and Part II - Pedagogical Practice. As such, the first stage will summarize the theoretical and methodological bases that underpinned the pedagogical practices carried out, while the second stage will reflect on them, sharing and describing some of the learning moments developed during them. Linked to teaching practice is the research process. From this perspective, and in order to respond to the specific problems encountered in each group, two projects were developed based on the Action Research methodology, which were based on the following problem questions: "How can we make children aware of the importance of water?" and "How can we promote a positive classroom climate through reading, writing and music in 2nd grade?" Considering the above, this report is the result of everything that has contributed to my training in education, in that it allows me to draw a parallel between the theory and practice covered throughout.Correia, Fernando Luís SousaDigitUMaCorreia, Andreia Filipa2024-03-13T09:32:47Z2024-02-022024-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5604TID:203546148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T05:58:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:54.841698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico Correia, Andreia Filipa Educação Investigação Reflexão Aprendizagem Crianças Alunos Prática pedagógica Education Research Reflection Learning Children Pupils Pedagogical practice Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Correia, Andreia Filipa |
author_facet |
Correia, Andreia Filipa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Fernando Luís Sousa DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Andreia Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Investigação Reflexão Aprendizagem Crianças Alunos Prática pedagógica Education Research Reflection Learning Children Pupils Pedagogical practice Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Investigação Reflexão Aprendizagem Crianças Alunos Prática pedagógica Education Research Reflection Learning Children Pupils Pedagogical practice Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal finalidade a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. Neste sentido, com este documento académico objetivou-se partilhar a experiência vivenciada aquando das práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições educativas, refletindo sobre as mesmas, as quais decorreram num infantário e em duas instituições educativas do 1.ºcilco, estas presentes no concelho do Funchal. No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares: Parte I – Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II – Prática Pedagógica. Assim sendo, numa primeira etapa sintetizar-se-ão as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas pedagógicas realizadas, enquanto numa segunda etapa se refletirá sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associado à prática pedagógica, está o processo de investigação. Nesta perspetiva, e no sentido de dar resposta a problemáticas específicas verificadas em cada grupo, desenvolveram-se dois projetos assentes na metodologia de Investigação-Ação, os quais tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como consciencializar as crianças sobre a importância e utilização da água?” e “Como promover um clima positivo de sala de aula através da leitura, escrita e música no 2.ºB?” Considerando o mencionado o presente relatório surge, então, como resultado de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação em educação, na medida em que me permite realizar um paralelo entre a teoria e a prática abordada ao longo da mesma |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-13T09:32:47Z 2024-02-02 2024-02-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5604 TID:203546148 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5604 |
identifier_str_mv |
TID:203546148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138191816523776 |