Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Andreia Filipa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5604
Resumo: O relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal finalidade a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. Neste sentido, com este documento académico objetivou-se partilhar a experiência vivenciada aquando das práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições educativas, refletindo sobre as mesmas, as quais decorreram num infantário e em duas instituições educativas do 1.ºcilco, estas presentes no concelho do Funchal. No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares: Parte I – Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II – Prática Pedagógica. Assim sendo, numa primeira etapa sintetizar-se-ão as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas pedagógicas realizadas, enquanto numa segunda etapa se refletirá sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associado à prática pedagógica, está o processo de investigação. Nesta perspetiva, e no sentido de dar resposta a problemáticas específicas verificadas em cada grupo, desenvolveram-se dois projetos assentes na metodologia de Investigação-Ação, os quais tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como consciencializar as crianças sobre a importância e utilização da água?” e “Como promover um clima positivo de sala de aula através da leitura, escrita e música no 2.ºB?” Considerando o mencionado o presente relatório surge, então, como resultado de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação em educação, na medida em que me permite realizar um paralelo entre a teoria e a prática abordada ao longo da mesma
id RCAP_8455bc020f1ec9a14fb0bdfa66adb543
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5604
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducaçãoInvestigaçãoReflexãoAprendizagemCriançasAlunosPrática pedagógicaEducationResearchReflectionLearningChildrenPupilsPedagogical practiceEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal finalidade a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. Neste sentido, com este documento académico objetivou-se partilhar a experiência vivenciada aquando das práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições educativas, refletindo sobre as mesmas, as quais decorreram num infantário e em duas instituições educativas do 1.ºcilco, estas presentes no concelho do Funchal. No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares: Parte I – Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II – Prática Pedagógica. Assim sendo, numa primeira etapa sintetizar-se-ão as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas pedagógicas realizadas, enquanto numa segunda etapa se refletirá sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associado à prática pedagógica, está o processo de investigação. Nesta perspetiva, e no sentido de dar resposta a problemáticas específicas verificadas em cada grupo, desenvolveram-se dois projetos assentes na metodologia de Investigação-Ação, os quais tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como consciencializar as crianças sobre a importância e utilização da água?” e “Como promover um clima positivo de sala de aula através da leitura, escrita e música no 2.ºB?” Considerando o mencionado o presente relatório surge, então, como resultado de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação em educação, na medida em que me permite realizar um paralelo entre a teoria e a prática abordada ao longo da mesmaThis internship report is part of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching and its main purpose is to obtain a master's degree in these respective educational areas. The aim of this academic document is to share the experience of the pedagogical practices developed in this context, reflecting on them, which took place at the nursery school, and Primary School with Pre-School, all in the municipality of Funchal. As far as its structure is concerned, the report is organized into two complementary parts: Part I - Theoretical and Methodological Framework and Part II - Pedagogical Practice. As such, the first stage will summarize the theoretical and methodological bases that underpinned the pedagogical practices carried out, while the second stage will reflect on them, sharing and describing some of the learning moments developed during them. Linked to teaching practice is the research process. From this perspective, and in order to respond to the specific problems encountered in each group, two projects were developed based on the Action Research methodology, which were based on the following problem questions: "How can we make children aware of the importance of water?" and "How can we promote a positive classroom climate through reading, writing and music in 2nd grade?" Considering the above, this report is the result of everything that has contributed to my training in education, in that it allows me to draw a parallel between the theory and practice covered throughout.Correia, Fernando Luís SousaDigitUMaCorreia, Andreia Filipa2024-03-13T09:32:47Z2024-02-022024-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5604TID:203546148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T05:58:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:54.841698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico
Correia, Andreia Filipa
Educação
Investigação
Reflexão
Aprendizagem
Crianças
Alunos
Prática pedagógica
Education
Research
Reflection
Learning
Children
Pupils
Pedagogical practice
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Correia, Andreia Filipa
author_facet Correia, Andreia Filipa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Fernando Luís Sousa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Andreia Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Investigação
Reflexão
Aprendizagem
Crianças
Alunos
Prática pedagógica
Education
Research
Reflection
Learning
Children
Pupils
Pedagogical practice
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Investigação
Reflexão
Aprendizagem
Crianças
Alunos
Prática pedagógica
Education
Research
Reflection
Learning
Children
Pupils
Pedagogical practice
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal finalidade a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. Neste sentido, com este documento académico objetivou-se partilhar a experiência vivenciada aquando das práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições educativas, refletindo sobre as mesmas, as quais decorreram num infantário e em duas instituições educativas do 1.ºcilco, estas presentes no concelho do Funchal. No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares: Parte I – Enquadramento Teórico e Metodológico e Parte II – Prática Pedagógica. Assim sendo, numa primeira etapa sintetizar-se-ão as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas pedagógicas realizadas, enquanto numa segunda etapa se refletirá sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associado à prática pedagógica, está o processo de investigação. Nesta perspetiva, e no sentido de dar resposta a problemáticas específicas verificadas em cada grupo, desenvolveram-se dois projetos assentes na metodologia de Investigação-Ação, os quais tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como consciencializar as crianças sobre a importância e utilização da água?” e “Como promover um clima positivo de sala de aula através da leitura, escrita e música no 2.ºB?” Considerando o mencionado o presente relatório surge, então, como resultado de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação em educação, na medida em que me permite realizar um paralelo entre a teoria e a prática abordada ao longo da mesma
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-13T09:32:47Z
2024-02-02
2024-02-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5604
TID:203546148
url http://hdl.handle.net/10400.13/5604
identifier_str_mv TID:203546148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138191816523776