A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Jorge Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23488
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_846ddcfbb66856f09973715746dfa3fc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês339.5658.8685.3Relatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisEste relatório analisa a internacionalização de uma marca de calçado feminino totalmente portuguesa, ainda em fase de desenvolvimento. Esta análise decorre de um estágio no departamento comercial da empresa Amishoes, Lda., uma empresa produtora de sapatos com cerca de uma centena de colaboradores, localizada em Guimarães. A Amigluv, primeira marca própria da Amishoes, foi criada em 2010 e a conjuntura de lançamento não foi, efetivamente, a mais próspera. Cruzando as informações obtidas a partir da exaustiva análise de evolução do setor do calçado em Portugal com a evolução comercial da Amishoes nos últimos anos, facilmente se chega a esta conclusão. No entanto, conclui-se que o conceito sobre o qual é criada a marca Amigluv – uma combinação entre a ecologia, o conforto e o design de excelência - é forte e relevante nas tendências atuais do mercado, pelo que são muitas as oportunidades, sobretudo, nos mercados internacionais. Os desafios a enfrentar são também inúmeros e muito trabalho há ainda a ser desenvolvido pela Amishoes no objetivo de tornar a sua, uma marca de referência. Mas o sucesso do setor do calçado em Portugal fala por si: a produção tem qualidade, os estilistas e designers têm criatividade, a vocação internacional é crescente. Com a estratégia adequada, a Amigluv poderá, certamente, fazer parte do grupo das marcas portuguesas na rota do sucesso internacional.This report aims to analyze the internationalization of a Portuguese female footwear, which is still under development. This analysis results from an internship in the commercial department of Amishoes, Ltd., a shoe manufacturer from Guimarães that employs approximately one hundred of people. Amigluv, the first brand of this company, has been created in 2010 in an economic conjuncture that has not been, in fact, the most prosperous. This conclusion can be drawn very easily, by crossing the information obtained from the thorough analysis of the footwear industry evolution with the commercial evolution of Amishoes over the past few years. Nevertheless, one can conclude that the concept on which this brand has been born – the combination between ecology, comfort and the excellence in design – is strong and relevant for the current market trends, thus there are a lot of opportunities, particularly in the international markets. There are still many challenges to be faced and much work yet to be done, in order to make its brand a reference. However, the success of the Portuguese footwear industry is evident: the production has quality, the stylists and the designers have creativity, the international vocation is increasing. With the most appropriated strategy, Amigluv may, certainly, be one of the Portuguese brands on the route of international success.Carballo Cruz, FranciscoUniversidade do MinhoRocha, Ana Jorge Ferreira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:16.677183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês
title A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês
spellingShingle A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês
Rocha, Ana Jorge Ferreira
339.5
658.8
685.3
title_short A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês
title_full A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês
title_fullStr A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês
title_full_unstemmed A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês
title_sort A internacionalização de uma recém-criada marca de calçado : o caso da Amigluv e a sua entrada nos mercados espanhol, alemão e dinamarquês
author Rocha, Ana Jorge Ferreira
author_facet Rocha, Ana Jorge Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carballo Cruz, Francisco
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Jorge Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv 339.5
658.8
685.3
topic 339.5
658.8
685.3
description Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23488
url http://hdl.handle.net/1822/23488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133100821708800