Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13665 |
Resumo: | O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico [CEB], da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O estágio profissional no 1.º e no 2.º CEB decorreu no ano letivo de 2015-2016, em duas instituições públicas, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, Penafiel. O presente documento tem como objetivo central dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido no âmbito da PES, trabalho esse que por mais rico que tenha sido em experiências, não é mais – assim se espera – do que o início de uma longa caminhada de desenvolvimento profissional e pessoal ao longo da vida. Neste documento são apontadas algumas considerações sobre a natureza da PES, assim como uma breve caracterização dos contextos educativos em que esta decorreu. É também aclarada, problematizada e refletida parte da diversidade de experiências de ensino e aprendizagem (EEA), apoiadas em métodos ativos e socioconstrutivistas do processo de ensino e de aprendizagem. A dimensão investigativa desenvolvida refere-se à capacidade de comunicação escrita dos alunos em sala de aula. Realizou-se um estudo exploratório, com o propósito de identificar e analisar aspetos da capacidade dos alunos comentarem, por escrito, trabalhos de grupo produzidos pelos colegas. Esses trabalhos foram elaborados sob a forma de galeria, diário de bordo ou outras, em sala de aula. Globalmente, a análise dos comentários escritos dos alunos aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente na apresentação de justificações e argumentos para suportar as suas ideias e raciocínios. Por fim, são apresentadas as considerações finais acerca do percurso desenvolvido ao longo da PES, salientando a sua importância e aspetos que se evidenciaram, em torno de um caminho que só agora começou.The final report on Supervised Teaching Practice was developed as an integrated part on the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), of the Education Master on 1st and 2nd levels of Basic Education [BE], at Escola Superior de Educação de Bragança (School of Education of Bragança). The teaching practice in the 1st and 2nd levels of BE took place in the school year of 2015-2016, in two public institutions that are part of two distinctive contexts, but inserted in the group of Joaquim Araújo Schools, in Penafiel. This document aims to make noticeable the work developed in the STP context. No matter how rich the experiences were, it will be nothing but – I hope it will – the beginning of a long way towards the professional and personal growth throughout life. Hence, some considerations are pointed out on STP, as well as a brief description of the educational contexts in which the experience took place. It is also explained, problematized and reflected part of the diversity of the teaching and learning experiences (TLE), supported by active and social constructive methods of the teaching and learning process. The dimension of the investigation refers to the student’s written communication ability inside the classroom. An exploratory study has been carried out, with the purpose of identifying and analyzing the aspects of the student’s abilities in stating, in written, some of the works produced by their colleagues. Those works were elaborated under the form of a gallery or a logbook, inside classroom context. The analysis of students' written comments points to good performances in both clarity and logic and to greater difficulties in both depth and reasoning, especially in the justifications and arguments to support their ideas. Lastly, some final considerations are presented about the path taken along the STP, stressing on the importance and the aspects that stood out, around a path that’s just started. |
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O presente documento tem como objetivo central dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido no âmbito da PES, trabalho esse que por mais rico que tenha sido em experiências, não é mais – assim se espera – do que o início de uma longa caminhada de desenvolvimento profissional e pessoal ao longo da vida. Neste documento são apontadas algumas considerações sobre a natureza da PES, assim como uma breve caracterização dos contextos educativos em que esta decorreu. É também aclarada, problematizada e refletida parte da diversidade de experiências de ensino e aprendizagem (EEA), apoiadas em métodos ativos e socioconstrutivistas do processo de ensino e de aprendizagem. A dimensão investigativa desenvolvida refere-se à capacidade de comunicação escrita dos alunos em sala de aula. Realizou-se um estudo exploratório, com o propósito de identificar e analisar aspetos da capacidade dos alunos comentarem, por escrito, trabalhos de grupo produzidos pelos colegas. Esses trabalhos foram elaborados sob a forma de galeria, diário de bordo ou outras, em sala de aula. Globalmente, a análise dos comentários escritos dos alunos aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente na apresentação de justificações e argumentos para suportar as suas ideias e raciocínios. Por fim, são apresentadas as considerações finais acerca do percurso desenvolvido ao longo da PES, salientando a sua importância e aspetos que se evidenciaram, em torno de um caminho que só agora começou.The final report on Supervised Teaching Practice was developed as an integrated part on the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), of the Education Master on 1st and 2nd levels of Basic Education [BE], at Escola Superior de Educação de Bragança (School of Education of Bragança). The teaching practice in the 1st and 2nd levels of BE took place in the school year of 2015-2016, in two public institutions that are part of two distinctive contexts, but inserted in the group of Joaquim Araújo Schools, in Penafiel. This document aims to make noticeable the work developed in the STP context. No matter how rich the experiences were, it will be nothing but – I hope it will – the beginning of a long way towards the professional and personal growth throughout life. Hence, some considerations are pointed out on STP, as well as a brief description of the educational contexts in which the experience took place. It is also explained, problematized and reflected part of the diversity of the teaching and learning experiences (TLE), supported by active and social constructive methods of the teaching and learning process. The dimension of the investigation refers to the student’s written communication ability inside the classroom. An exploratory study has been carried out, with the purpose of identifying and analyzing the aspects of the student’s abilities in stating, in written, some of the works produced by their colleagues. Those works were elaborated under the form of a gallery or a logbook, inside classroom context. The analysis of students' written comments points to good performances in both clarity and logic and to greater difficulties in both depth and reasoning, especially in the justifications and arguments to support their ideas. Lastly, some final considerations are presented about the path taken along the STP, stressing on the importance and the aspects that stood out, around a path that’s just started.Pires, Manuel VaraBiblioteca Digital do IPBLeite, Cristiana Pinto2017-01-05T11:35:14Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13665TID:201539845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:47.562626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico [CEB], da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O estágio profissional no 1.º e no 2.º CEB decorreu no ano letivo de 2015-2016, em duas instituições públicas, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, Penafiel. O presente documento tem como objetivo central dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido no âmbito da PES, trabalho esse que por mais rico que tenha sido em experiências, não é mais – assim se espera – do que o início de uma longa caminhada de desenvolvimento profissional e pessoal ao longo da vida. Neste documento são apontadas algumas considerações sobre a natureza da PES, assim como uma breve caracterização dos contextos educativos em que esta decorreu. É também aclarada, problematizada e refletida parte da diversidade de experiências de ensino e aprendizagem (EEA), apoiadas em métodos ativos e socioconstrutivistas do processo de ensino e de aprendizagem. A dimensão investigativa desenvolvida refere-se à capacidade de comunicação escrita dos alunos em sala de aula. Realizou-se um estudo exploratório, com o propósito de identificar e analisar aspetos da capacidade dos alunos comentarem, por escrito, trabalhos de grupo produzidos pelos colegas. Esses trabalhos foram elaborados sob a forma de galeria, diário de bordo ou outras, em sala de aula. Globalmente, a análise dos comentários escritos dos alunos aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente na apresentação de justificações e argumentos para suportar as suas ideias e raciocínios. Por fim, são apresentadas as considerações finais acerca do percurso desenvolvido ao longo da PES, salientando a sua importância e aspetos que se evidenciaram, em torno de um caminho que só agora começou.The final report on Supervised Teaching Practice was developed as an integrated part on the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), of the Education Master on 1st and 2nd levels of Basic Education [BE], at Escola Superior de Educação de Bragança (School of Education of Bragança). The teaching practice in the 1st and 2nd levels of BE took place in the school year of 2015-2016, in two public institutions that are part of two distinctive contexts, but inserted in the group of Joaquim Araújo Schools, in Penafiel. This document aims to make noticeable the work developed in the STP context. No matter how rich the experiences were, it will be nothing but – I hope it will – the beginning of a long way towards the professional and personal growth throughout life. Hence, some considerations are pointed out on STP, as well as a brief description of the educational contexts in which the experience took place. It is also explained, problematized and reflected part of the diversity of the teaching and learning experiences (TLE), supported by active and social constructive methods of the teaching and learning process. The dimension of the investigation refers to the student’s written communication ability inside the classroom. An exploratory study has been carried out, with the purpose of identifying and analyzing the aspects of the student’s abilities in stating, in written, some of the works produced by their colleagues. Those works were elaborated under the form of a gallery or a logbook, inside classroom context. The analysis of students' written comments points to good performances in both clarity and logic and to greater difficulties in both depth and reasoning, especially in the justifications and arguments to support their ideas. Lastly, some final considerations are presented about the path taken along the STP, stressing on the importance and the aspects that stood out, around a path that’s just started. |
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