Estudo sobre Satisfa??o com a Forma??o em Regime Presencial e/ou ? Dist?ncia na Conclus?o - Estudos e Forma??o, Lda.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1390 |
Resumo: | A forma??o profissional merece ser repensada em termos de educa??o para a cidadania e da constru??o das pr?prias pessoas sejam jovens ou adultos. Oferecer novas oportunidades de ensino nomeadamente, ? dist?ncia, promove novas aprendizagens e evita interrup??es dos estudos por parte dos jovens. Combinar aulas presenciais com aulas ? dist?ncia poder? ser uma aposta assertiva por parte das institui??es. O presente estudo pretende perceber o grau de satisfa??o dos formandos com a forma??o realizada bem como perceber se existem diferen?as entre a satisfa??o com a forma??o ministrada em regime presencial e a ministrada em regime online (dist?ncia). Participaram do estudo 57 formandos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos, distribu?dos por 7 Cursos de Forma??o. O instrumento administrado na pesquisa foi um question?rio criado pela autora do estudo, mas, baseado no ?Question?rio de Avalia??o do Grau de Satisfa??o dos Formandos 2014? da empresa DstGroup. Os resultados da perce??o global da satisfa??o dos formandos, demostram que existe uma ligeira satisfa??o com a forma??o em regime ? dist?ncia em compara??o com a recebida no regime presencial. Os formandos que realizaram forma??es em modalidade misto, avaliam mais positivamente a forma??o ? dist?ncia do que a forma??o em regime presencial, ou seja, existem diferen?as estatisticamente significativas, os formandos preferem as forma??es realizadas ? dist?ncia. A partir deste estudo, tornar-se-ia interessante apostar nas forma??es b-learning, uma vez que v?rios estudos defendem a forma??o presencial, por diversos motivos v?lidos e outros a forma??o online, poderia resolver este dilema, servindo assim como complemento ao ensino presencial. / Professional training deserves to be rethought in terms of education for citizenship and the construction of people themselves, whether young or adult. Offering new learning opportunities, namely at a distance, promotes new learning and avoids interruptions in studies by young people. Combining classroom classes with distance classes may be an assertive bet on the part of institutions. This study aims to understand the degree of satisfaction of trainees with the training carried out as well as to understand if there are differences between satisfaction with the training provided in person and that provided online (distance). The study included 57 trainees of both sexes, aged between 18 and 49 years, spread over 7 Training Courses. The instrument administered in the survey was a questionnaire created by the author of the study, but based on the ?Graduates' Satisfaction Assessment Questionnaire 2014? by the company DstGroup. The results of the overall perception of the trainees' satisfaction show that there is a slight satisfaction with distance training compared to the one received in face-to-face training. Trainees who took part in training in a mixed modality assess distance training more positively than face-to-face training, that is, there are statistically significant differences, trainees prefer distance training. Based on this study, it would be interesting to bet on b-learning training, since several studies defend face-to-face training, for several valid reasons, and online training could solve this dilemma, thus serving as a complement to face-to-face teaching. |
id |
RCAP_84beaf8992d3d0067b7a0607db2ecb51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1390 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo sobre Satisfa??o com a Forma??o em Regime Presencial e/ou ? Dist?ncia na Conclus?o - Estudos e Forma??o, Lda.Forma??o profissional - Professional trainingSatisfa??o - SatisfactionE-learning - E-learningFormandos - GraduatesA forma??o profissional merece ser repensada em termos de educa??o para a cidadania e da constru??o das pr?prias pessoas sejam jovens ou adultos. Oferecer novas oportunidades de ensino nomeadamente, ? dist?ncia, promove novas aprendizagens e evita interrup??es dos estudos por parte dos jovens. Combinar aulas presenciais com aulas ? dist?ncia poder? ser uma aposta assertiva por parte das institui??es. O presente estudo pretende perceber o grau de satisfa??o dos formandos com a forma??o realizada bem como perceber se existem diferen?as entre a satisfa??o com a forma??o ministrada em regime presencial e a ministrada em regime online (dist?ncia). Participaram do estudo 57 formandos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos, distribu?dos por 7 Cursos de Forma??o. O instrumento administrado na pesquisa foi um question?rio criado pela autora do estudo, mas, baseado no ?Question?rio de Avalia??o do Grau de Satisfa??o dos Formandos 2014? da empresa DstGroup. Os resultados da perce??o global da satisfa??o dos formandos, demostram que existe uma ligeira satisfa??o com a forma??o em regime ? dist?ncia em compara??o com a recebida no regime presencial. Os formandos que realizaram forma??es em modalidade misto, avaliam mais positivamente a forma??o ? dist?ncia do que a forma??o em regime presencial, ou seja, existem diferen?as estatisticamente significativas, os formandos preferem as forma??es realizadas ? dist?ncia. A partir deste estudo, tornar-se-ia interessante apostar nas forma??es b-learning, uma vez que v?rios estudos defendem a forma??o presencial, por diversos motivos v?lidos e outros a forma??o online, poderia resolver este dilema, servindo assim como complemento ao ensino presencial. / Professional training deserves to be rethought in terms of education for citizenship and the construction of people themselves, whether young or adult. Offering new learning opportunities, namely at a distance, promotes new learning and avoids interruptions in studies by young people. Combining classroom classes with distance classes may be an assertive bet on the part of institutions. This study aims to understand the degree of satisfaction of trainees with the training carried out as well as to understand if there are differences between satisfaction with the training provided in person and that provided online (distance). The study included 57 trainees of both sexes, aged between 18 and 49 years, spread over 7 Training Courses. The instrument administered in the survey was a questionnaire created by the author of the study, but based on the ?Graduates' Satisfaction Assessment Questionnaire 2014? by the company DstGroup. The results of the overall perception of the trainees' satisfaction show that there is a slight satisfaction with distance training compared to the one received in face-to-face training. Trainees who took part in training in a mixed modality assess distance training more positively than face-to-face training, that is, there are statistically significant differences, trainees prefer distance training. Based on this study, it would be interesting to bet on b-learning training, since several studies defend face-to-face training, for several valid reasons, and online training could solve this dilemma, thus serving as a complement to face-to-face teaching.ISMT2022-02-07T15:09:31Z2022-02-072021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1390TID:202890040porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1390Teixeira, M?rcia Andreia DuarteBorges, Sara Lopes (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:20Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:59.295003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre Satisfa??o com a Forma??o em Regime Presencial e/ou ? Dist?ncia na Conclus?o - Estudos e Forma??o, Lda. |
title |
Estudo sobre Satisfa??o com a Forma??o em Regime Presencial e/ou ? Dist?ncia na Conclus?o - Estudos e Forma??o, Lda. |
spellingShingle |
Estudo sobre Satisfa??o com a Forma??o em Regime Presencial e/ou ? Dist?ncia na Conclus?o - Estudos e Forma??o, Lda. Teixeira, M?rcia Andreia Duarte Forma??o profissional - Professional training Satisfa??o - Satisfaction E-learning - E-learning Formandos - Graduates |
title_short |
Estudo sobre Satisfa??o com a Forma??o em Regime Presencial e/ou ? Dist?ncia na Conclus?o - Estudos e Forma??o, Lda. |
title_full |
Estudo sobre Satisfa??o com a Forma??o em Regime Presencial e/ou ? Dist?ncia na Conclus?o - Estudos e Forma??o, Lda. |
title_fullStr |
Estudo sobre Satisfa??o com a Forma??o em Regime Presencial e/ou ? Dist?ncia na Conclus?o - Estudos e Forma??o, Lda. |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre Satisfa??o com a Forma??o em Regime Presencial e/ou ? Dist?ncia na Conclus?o - Estudos e Forma??o, Lda. |
title_sort |
Estudo sobre Satisfa??o com a Forma??o em Regime Presencial e/ou ? Dist?ncia na Conclus?o - Estudos e Forma??o, Lda. |
author |
Teixeira, M?rcia Andreia Duarte |
author_facet |
Teixeira, M?rcia Andreia Duarte Borges, Sara Lopes (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Sara Lopes (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, M?rcia Andreia Duarte Borges, Sara Lopes (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forma??o profissional - Professional training Satisfa??o - Satisfaction E-learning - E-learning Formandos - Graduates |
topic |
Forma??o profissional - Professional training Satisfa??o - Satisfaction E-learning - E-learning Formandos - Graduates |
description |
A forma??o profissional merece ser repensada em termos de educa??o para a cidadania e da constru??o das pr?prias pessoas sejam jovens ou adultos. Oferecer novas oportunidades de ensino nomeadamente, ? dist?ncia, promove novas aprendizagens e evita interrup??es dos estudos por parte dos jovens. Combinar aulas presenciais com aulas ? dist?ncia poder? ser uma aposta assertiva por parte das institui??es. O presente estudo pretende perceber o grau de satisfa??o dos formandos com a forma??o realizada bem como perceber se existem diferen?as entre a satisfa??o com a forma??o ministrada em regime presencial e a ministrada em regime online (dist?ncia). Participaram do estudo 57 formandos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos, distribu?dos por 7 Cursos de Forma??o. O instrumento administrado na pesquisa foi um question?rio criado pela autora do estudo, mas, baseado no ?Question?rio de Avalia??o do Grau de Satisfa??o dos Formandos 2014? da empresa DstGroup. Os resultados da perce??o global da satisfa??o dos formandos, demostram que existe uma ligeira satisfa??o com a forma??o em regime ? dist?ncia em compara??o com a recebida no regime presencial. Os formandos que realizaram forma??es em modalidade misto, avaliam mais positivamente a forma??o ? dist?ncia do que a forma??o em regime presencial, ou seja, existem diferen?as estatisticamente significativas, os formandos preferem as forma??es realizadas ? dist?ncia. A partir deste estudo, tornar-se-ia interessante apostar nas forma??es b-learning, uma vez que v?rios estudos defendem a forma??o presencial, por diversos motivos v?lidos e outros a forma??o online, poderia resolver este dilema, servindo assim como complemento ao ensino presencial. / Professional training deserves to be rethought in terms of education for citizenship and the construction of people themselves, whether young or adult. Offering new learning opportunities, namely at a distance, promotes new learning and avoids interruptions in studies by young people. Combining classroom classes with distance classes may be an assertive bet on the part of institutions. This study aims to understand the degree of satisfaction of trainees with the training carried out as well as to understand if there are differences between satisfaction with the training provided in person and that provided online (distance). The study included 57 trainees of both sexes, aged between 18 and 49 years, spread over 7 Training Courses. The instrument administered in the survey was a questionnaire created by the author of the study, but based on the ?Graduates' Satisfaction Assessment Questionnaire 2014? by the company DstGroup. The results of the overall perception of the trainees' satisfaction show that there is a slight satisfaction with distance training compared to the one received in face-to-face training. Trainees who took part in training in a mixed modality assess distance training more positively than face-to-face training, that is, there are statistically significant differences, trainees prefer distance training. Based on this study, it would be interesting to bet on b-learning training, since several studies defend face-to-face training, for several valid reasons, and online training could solve this dilemma, thus serving as a complement to face-to-face teaching. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2022-02-07T15:09:31Z 2022-02-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1390 TID:202890040 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1390 |
identifier_str_mv |
TID:202890040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136427888345088 |