TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Paula dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1284
Resumo: A evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) verificada ao longo dos últimos anos implica medidas e acções no sentido de enfrentar os novos desafios que se colocam à Educação. Hoje em dia é necessário preparar os cidadãos para o desenvolvimento de competências na Sociedade da Informação e combater o fenómeno da info-exclusão. As orientações curriculares definem o currículo como um conjunto de competências a desenvolver. A alfabetização científica e tecnológica dos indivíduos revela-se fundamental, desde os anos iniciais de escolaridade, para o exercício de uma cidadania activa, consciente e responsável, principalmente numa época em que estudos internacionais divulgam um baixo nível de literacia científica dos alunos. Neste contexto, a presente dissertação de Mestrado resulta de um estudo desenvolvido entre Fevereiro e Junho do ano lectivo de 2005/ 2006, o qual envolveu treze alunos do 3º e 4º anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma turma em que a professora era a própria investigadora. Estes alunos foram inseridos num grupo que englobou três outros investigadores e turmas dos mesmos anos de escolaridade de Escolas portuguesas. Utilizando as TIC, estes desenvolveram um projecto num contexto de Educação em Ciência e baseado na perspectiva de ensino por pesquisa, tendo recorrido à colaboração entre os alunos, com suporte na plataforma de comunicação Blackboard e no MSN Messenger. O presente estudo parte de um conjunto de estudos sobre a exploração das TIC e o desenvolvimento de competências gerais, teve como principal finalidade a avaliação do impacte de utilização das TIC no desenvolvimento de competências de resolução de problemas, seleccionada no âmbito das competências gerais presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico. A investigação de natureza qualitativa exploratória assumiu o formato de estudo de caso único, sendo os dados recolhidos através de vários instrumentos, nomeadamente escalas de classificação de resolução de problemas e de competências tecnológicas, inquérito por questionário, registos de incidentes críticos, registos de avaliação individual e de grupo, dossier do grupo. Da análise dos resultados, foi possível concluir que a utilização das TIC, enquanto recurso para acesso à informação e comunicação, contribuiu para o desenvolvimento da competência seleccionada para o nosso estudo, para o desenvolvimento de competências tecnológicas, para o desenvolvimento da literacia científica, nomeadamente atitudes de respeito pelo ambiente, numa perspectiva de educação para a cidadania e para a sustentabilidade, bem como para a motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências. ABSTRACT: The development of the Information and Communication Technology (ICT) verified throughout the last years imply measures and actions. To face the new challenges that the Education is facing nowadays, it’s necessary to prepare the citizens for the development of skills in the Society of Information and to fight the info-exclusion phenomenon. The curricular guidelines define the curriculum as a set of competencies to develop. The scientific and technological literacy of the individuals is essential, from the very early years of schooling, for the exercise of an active, conscious and responsible citizenship, mainly at a time in which international studies reveal a low level of student’s scientific literacy. In this context, the present Master’s Dissertation results from a study developed between February and June of the school year of 2005/ 2006, which involved thirteen pupils from the 3rd and 4th grades of the elementary education, from a class where the teacher was herself the researcher. These pupils were inserted in a group with other researchers and other classes from other Portuguese Schools. Using the ICT, they developed a project in a Science Education context and based in the perspective of education through research, having appealed to collaboration between the pupils, with support in the platform of communication Blackboard and in the MSN Messenger. The present study part of a group of studies about ICT exploration and development of general competencies, had as main purpose to evaluate the impact of the ICT use on the development of problem solving competence, selected among the general competencies presented on the National Curriculum for Elementary Education. The research of qualitative and exploratory nature assumed the format of single case study, being the data collected through several instruments, such as scales of classification of problem solving and technological skills, inquiry by questionnaire, registers of critical incidents, registers of individual and group evaluation, dossier of the group. From data analysis, we can conclude that the ICT use, as a resource to accede information and communication, contributed to the development of the competence selected to our study, to the development of technological competencies, to the development of scientific literacy, such as attitudes of respect for the environment, in a perspective of education for the citizenship and sustainability, as well as for the motivation of the pupils to learn Science.
id RCAP_84d3682bd6e78687fe466adba261ad77
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básicoEducação em ciênciasEnsino das ciênciasTecnologia educativaResolução de problemasDesenvolvimento de competênciasA evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) verificada ao longo dos últimos anos implica medidas e acções no sentido de enfrentar os novos desafios que se colocam à Educação. Hoje em dia é necessário preparar os cidadãos para o desenvolvimento de competências na Sociedade da Informação e combater o fenómeno da info-exclusão. As orientações curriculares definem o currículo como um conjunto de competências a desenvolver. A alfabetização científica e tecnológica dos indivíduos revela-se fundamental, desde os anos iniciais de escolaridade, para o exercício de uma cidadania activa, consciente e responsável, principalmente numa época em que estudos internacionais divulgam um baixo nível de literacia científica dos alunos. Neste contexto, a presente dissertação de Mestrado resulta de um estudo desenvolvido entre Fevereiro e Junho do ano lectivo de 2005/ 2006, o qual envolveu treze alunos do 3º e 4º anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma turma em que a professora era a própria investigadora. Estes alunos foram inseridos num grupo que englobou três outros investigadores e turmas dos mesmos anos de escolaridade de Escolas portuguesas. Utilizando as TIC, estes desenvolveram um projecto num contexto de Educação em Ciência e baseado na perspectiva de ensino por pesquisa, tendo recorrido à colaboração entre os alunos, com suporte na plataforma de comunicação Blackboard e no MSN Messenger. O presente estudo parte de um conjunto de estudos sobre a exploração das TIC e o desenvolvimento de competências gerais, teve como principal finalidade a avaliação do impacte de utilização das TIC no desenvolvimento de competências de resolução de problemas, seleccionada no âmbito das competências gerais presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico. A investigação de natureza qualitativa exploratória assumiu o formato de estudo de caso único, sendo os dados recolhidos através de vários instrumentos, nomeadamente escalas de classificação de resolução de problemas e de competências tecnológicas, inquérito por questionário, registos de incidentes críticos, registos de avaliação individual e de grupo, dossier do grupo. Da análise dos resultados, foi possível concluir que a utilização das TIC, enquanto recurso para acesso à informação e comunicação, contribuiu para o desenvolvimento da competência seleccionada para o nosso estudo, para o desenvolvimento de competências tecnológicas, para o desenvolvimento da literacia científica, nomeadamente atitudes de respeito pelo ambiente, numa perspectiva de educação para a cidadania e para a sustentabilidade, bem como para a motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências. ABSTRACT: The development of the Information and Communication Technology (ICT) verified throughout the last years imply measures and actions. To face the new challenges that the Education is facing nowadays, it’s necessary to prepare the citizens for the development of skills in the Society of Information and to fight the info-exclusion phenomenon. The curricular guidelines define the curriculum as a set of competencies to develop. The scientific and technological literacy of the individuals is essential, from the very early years of schooling, for the exercise of an active, conscious and responsible citizenship, mainly at a time in which international studies reveal a low level of student’s scientific literacy. In this context, the present Master’s Dissertation results from a study developed between February and June of the school year of 2005/ 2006, which involved thirteen pupils from the 3rd and 4th grades of the elementary education, from a class where the teacher was herself the researcher. These pupils were inserted in a group with other researchers and other classes from other Portuguese Schools. Using the ICT, they developed a project in a Science Education context and based in the perspective of education through research, having appealed to collaboration between the pupils, with support in the platform of communication Blackboard and in the MSN Messenger. The present study part of a group of studies about ICT exploration and development of general competencies, had as main purpose to evaluate the impact of the ICT use on the development of problem solving competence, selected among the general competencies presented on the National Curriculum for Elementary Education. The research of qualitative and exploratory nature assumed the format of single case study, being the data collected through several instruments, such as scales of classification of problem solving and technological skills, inquiry by questionnaire, registers of critical incidents, registers of individual and group evaluation, dossier of the group. From data analysis, we can conclude that the ICT use, as a resource to accede information and communication, contributed to the development of the competence selected to our study, to the development of technological competencies, to the development of scientific literacy, such as attitudes of respect for the environment, in a perspective of education for the citizenship and sustainability, as well as for the motivation of the pupils to learn Science.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:37:42Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1284porLima, Ana Paula dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:59Zoai:ria.ua.pt:10773/1284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:59.885888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico
title TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico
Lima, Ana Paula dos Santos
Educação em ciências
Ensino das ciências
Tecnologia educativa
Resolução de problemas
Desenvolvimento de competências
title_short TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico
title_full TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico
title_sort TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico
author Lima, Ana Paula dos Santos
author_facet Lima, Ana Paula dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Paula dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Ensino das ciências
Tecnologia educativa
Resolução de problemas
Desenvolvimento de competências
topic Educação em ciências
Ensino das ciências
Tecnologia educativa
Resolução de problemas
Desenvolvimento de competências
description A evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) verificada ao longo dos últimos anos implica medidas e acções no sentido de enfrentar os novos desafios que se colocam à Educação. Hoje em dia é necessário preparar os cidadãos para o desenvolvimento de competências na Sociedade da Informação e combater o fenómeno da info-exclusão. As orientações curriculares definem o currículo como um conjunto de competências a desenvolver. A alfabetização científica e tecnológica dos indivíduos revela-se fundamental, desde os anos iniciais de escolaridade, para o exercício de uma cidadania activa, consciente e responsável, principalmente numa época em que estudos internacionais divulgam um baixo nível de literacia científica dos alunos. Neste contexto, a presente dissertação de Mestrado resulta de um estudo desenvolvido entre Fevereiro e Junho do ano lectivo de 2005/ 2006, o qual envolveu treze alunos do 3º e 4º anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma turma em que a professora era a própria investigadora. Estes alunos foram inseridos num grupo que englobou três outros investigadores e turmas dos mesmos anos de escolaridade de Escolas portuguesas. Utilizando as TIC, estes desenvolveram um projecto num contexto de Educação em Ciência e baseado na perspectiva de ensino por pesquisa, tendo recorrido à colaboração entre os alunos, com suporte na plataforma de comunicação Blackboard e no MSN Messenger. O presente estudo parte de um conjunto de estudos sobre a exploração das TIC e o desenvolvimento de competências gerais, teve como principal finalidade a avaliação do impacte de utilização das TIC no desenvolvimento de competências de resolução de problemas, seleccionada no âmbito das competências gerais presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico. A investigação de natureza qualitativa exploratória assumiu o formato de estudo de caso único, sendo os dados recolhidos através de vários instrumentos, nomeadamente escalas de classificação de resolução de problemas e de competências tecnológicas, inquérito por questionário, registos de incidentes críticos, registos de avaliação individual e de grupo, dossier do grupo. Da análise dos resultados, foi possível concluir que a utilização das TIC, enquanto recurso para acesso à informação e comunicação, contribuiu para o desenvolvimento da competência seleccionada para o nosso estudo, para o desenvolvimento de competências tecnológicas, para o desenvolvimento da literacia científica, nomeadamente atitudes de respeito pelo ambiente, numa perspectiva de educação para a cidadania e para a sustentabilidade, bem como para a motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências. ABSTRACT: The development of the Information and Communication Technology (ICT) verified throughout the last years imply measures and actions. To face the new challenges that the Education is facing nowadays, it’s necessary to prepare the citizens for the development of skills in the Society of Information and to fight the info-exclusion phenomenon. The curricular guidelines define the curriculum as a set of competencies to develop. The scientific and technological literacy of the individuals is essential, from the very early years of schooling, for the exercise of an active, conscious and responsible citizenship, mainly at a time in which international studies reveal a low level of student’s scientific literacy. In this context, the present Master’s Dissertation results from a study developed between February and June of the school year of 2005/ 2006, which involved thirteen pupils from the 3rd and 4th grades of the elementary education, from a class where the teacher was herself the researcher. These pupils were inserted in a group with other researchers and other classes from other Portuguese Schools. Using the ICT, they developed a project in a Science Education context and based in the perspective of education through research, having appealed to collaboration between the pupils, with support in the platform of communication Blackboard and in the MSN Messenger. The present study part of a group of studies about ICT exploration and development of general competencies, had as main purpose to evaluate the impact of the ICT use on the development of problem solving competence, selected among the general competencies presented on the National Curriculum for Elementary Education. The research of qualitative and exploratory nature assumed the format of single case study, being the data collected through several instruments, such as scales of classification of problem solving and technological skills, inquiry by questionnaire, registers of critical incidents, registers of individual and group evaluation, dossier of the group. From data analysis, we can conclude that the ICT use, as a resource to accede information and communication, contributed to the development of the competence selected to our study, to the development of technological competencies, to the development of scientific literacy, such as attitudes of respect for the environment, in a perspective of education for the citizenship and sustainability, as well as for the motivation of the pupils to learn Science.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:37:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1284
url http://hdl.handle.net/10773/1284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449498116096