A calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Maria Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78686
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_854c6cf046f6e7d5a2b8848f284ec33e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º anoThe graphing calculator and written communication: experiment with 10th year classCalculadora gráficaComunicação escritaFunçõesGraphing calculatorWritten communicationFunctionsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente estudo incide na calculadora gráfica e na comunicação escrita e resulta de uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 10.º ano, durante a lecionação de conteúdos do tópico Funções. Este estudo teve como objetivo compreender em que medida os alunos conseguem tirar partido da calculadora gráfica para a resolução de tarefas e como registam a respetiva resolução por escrito. Assim, para a concretização deste objetivo, elaboraram-se questões de investigação: 1. Como utilizam os alunos a calculadora gráfica na resolução de tarefas sobre funções? 2. Como registam os alunos a resolução de tarefas sobre funções? Quais os contributos da calculadora gráfica para o registo de tarefas? 3. Quais as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de tarefas com recurso à calculadora gráfica e no registo escrito da sua resolução? Para conseguir dar resposta às questões propostas, recorreu-se a diferentes instrumentos de recolha de dados: uma ficha diagnóstica realizada no início da intervenção pedagógica no ensino à distância; dois questionários, um no início e outro no fim da intervenção; observação; análise documental, onde inclui tarefas realizadas em grupo ao longo do estudo, e uma questão de aula realizada no fim da mesma, sendo realizada individualmente. Segundo as dimensões da comunicação escrita: clareza , fundamentação , lógica e profundidade , identificadas no enquadramento teórico, foram analisados e interpretados os dados recolhidos. A categoria em que os alunos tiveram melhor desempenho, apresentando representações adequadas recorrendo à calculadora gráfica, foi a clareza . Na categoria lógica , os alunos não obtiveram tão bons níveis com a predominância de níveis baixo e médio, sendo ainda pouco capazes de fazer conexões de ideias entre os resultados obtidos pela calculadora gráfica e o contexto da tarefa de forma clara e precisa.The present study focuses on the graphing calculator and written communication resulting from a pedagogical intervention with students from a 10th grade class, during the teaching of contents on the topic Functions. This study aimed to understand to what extent students are able to take advantage of the graphing calculator to solve tasks and how they record the respective resolution in writing. Thus, to achieve this objective, the following research questions were elaborated: 1. How do students use the graphing calculator in solving tasks about functions? 2. How do students register the resolution of tasks about functions? What are the contributions of the graphing calculator to the registration of tasks? 3. What are the difficulties felt by students in solving tasks using a graphing calculator and in recording their resolution in writing? In order to be able to answer the proposed questions, different data collection instruments were used: a diagnostic form carried out at the beginning of the pedagogical intervention in distance learning; two questionnaires, one at the beginning and one at the end of the intervention; observation; document analysis, which includes tasks performed in groups throughout the study, and a class question held at the end of it, being performed individually. According to the dimensions of written communication: clarity, reasoning, logic and depth, identified in the theoretical framework, the collected data were analyzed and interpreted. The category in which students performed better, presenting adequate representations using the graphic calculator, was clarity. In the logical category, students did not obtain such good levels, with a predominance of low and medium levels, and were still unable to make connections between the results obtained by the graphing calculator and the context of the task in a clear and precise manner.Martinho, Maria HelenaUniversidade do MinhoSá, Cristina Maria Araújo2022-02-242022-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78686por203006933info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:42.993804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º ano
The graphing calculator and written communication: experiment with 10th year class
title A calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º ano
spellingShingle A calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º ano
Sá, Cristina Maria Araújo
Calculadora gráfica
Comunicação escrita
Funções
Graphing calculator
Written communication
Functions
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º ano
title_full A calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º ano
title_fullStr A calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º ano
title_full_unstemmed A calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º ano
title_sort A calculadora gráfica e a comunicação escrita: experiência com alunos do 10.º ano
author Sá, Cristina Maria Araújo
author_facet Sá, Cristina Maria Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Cristina Maria Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Calculadora gráfica
Comunicação escrita
Funções
Graphing calculator
Written communication
Functions
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Calculadora gráfica
Comunicação escrita
Funções
Graphing calculator
Written communication
Functions
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-24
2022-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78686
url https://hdl.handle.net/1822/78686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203006933
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132236297011200