Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do conceito de Modelo de Negócio, bem como analisar o seu impacto nas empresas sobretudo na criação de valor, permitindo-nos entender como é que os Modelos de Negócio se transformam em ferramentas de criação de valor, tanto no contexto nacional como internacional. Na vasta literatura existente sobre o tema, é evidente a falta de consenso na definição do conceito de Modelos de Negócio (MN). O facto de se tratar de um conceito de natureza económica implica que não exista exatidão nas definições. Além da abordagem teórica e revisão bibliográfica, a componente prática dedica-se ao estudo de caso de uma empresa portuguesa com atividade internacional. A empresa escolhida é a Jump Willy, uma empresa que desenvolve e produz conteúdos digitais inovadores e criativos para serem utilizados em anúncios, vídeos corporativos, entretenimento e animações de televisão. A empresa nasceu no Porto, mas já se internacionalizou para Londres, Los Angeles e Hong Kong, e atualmente trabalha para dezenas de marcas conhecidas tais como a BMW, a H&M e a Vodafone. É utilizada a estratégia de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia qualitativa, aplicando para o efeito a técnica da entrevista. Trata-se de um estudo exploratório que não podendo ser generalizado permite, no entanto com base nos seus resultados perceber que os Modelos de Negócio podem ser uma ferramenta de criação de valor, nomeadamente em processos de internacionalização, mas não implica que sejam, por si só, uma fonte de Vantagem Competitiva (VC). O conceito de VC está ainda associado ao de concorrência, aspeto central ignorado em muitos modelos de negócio. Isto porque, ao falar de VC, temos necessariamente de nos referir à concorrência, pois sem ela o conceito não existiria, e esta é precisamente uma das falhas dos MN: não abordam nem a concorrência nem a 1 ISCAP (ritabourbon@gmail.com) 2 CEI /ISCAP/P.PORTO (mlamas@iscap.ipp.pt) Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting. ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 48 competitividade. Num estudo conduzido por V. K. Ranjitha em 2015, o autor concluiu que “os vários componentes dos MN ajudam as empresas a manter a vantagem competitiva” (Ranjith, 2015, p. 4), mas não são uma fonte de vantagem competitiva. |
id |
RCAP_85809ec5a62e7a2a81a1c389abff5d39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/550 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump WillyCriação de valor, Internacionalização, Modelo de Negócio, Proposta de valor.Este artigo tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do conceito de Modelo de Negócio, bem como analisar o seu impacto nas empresas sobretudo na criação de valor, permitindo-nos entender como é que os Modelos de Negócio se transformam em ferramentas de criação de valor, tanto no contexto nacional como internacional. Na vasta literatura existente sobre o tema, é evidente a falta de consenso na definição do conceito de Modelos de Negócio (MN). O facto de se tratar de um conceito de natureza económica implica que não exista exatidão nas definições. Além da abordagem teórica e revisão bibliográfica, a componente prática dedica-se ao estudo de caso de uma empresa portuguesa com atividade internacional. A empresa escolhida é a Jump Willy, uma empresa que desenvolve e produz conteúdos digitais inovadores e criativos para serem utilizados em anúncios, vídeos corporativos, entretenimento e animações de televisão. A empresa nasceu no Porto, mas já se internacionalizou para Londres, Los Angeles e Hong Kong, e atualmente trabalha para dezenas de marcas conhecidas tais como a BMW, a H&M e a Vodafone. É utilizada a estratégia de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia qualitativa, aplicando para o efeito a técnica da entrevista. Trata-se de um estudo exploratório que não podendo ser generalizado permite, no entanto com base nos seus resultados perceber que os Modelos de Negócio podem ser uma ferramenta de criação de valor, nomeadamente em processos de internacionalização, mas não implica que sejam, por si só, uma fonte de Vantagem Competitiva (VC). O conceito de VC está ainda associado ao de concorrência, aspeto central ignorado em muitos modelos de negócio. Isto porque, ao falar de VC, temos necessariamente de nos referir à concorrência, pois sem ela o conceito não existiria, e esta é precisamente uma das falhas dos MN: não abordam nem a concorrência nem a 1 ISCAP (ritabourbon@gmail.com) 2 CEI /ISCAP/P.PORTO (mlamas@iscap.ipp.pt) Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting. ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 48 competitividade. Num estudo conduzido por V. K. Ranjitha em 2015, o autor concluiu que “os vários componentes dos MN ajudam as empresas a manter a vantagem competitiva” (Ranjith, 2015, p. 4), mas não são uma fonte de vantagem competitiva.ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2021-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 7, No 13 (2021)2183-3826reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550/257Copyright (c) 2021 Portuguese Journal of Finance, Management and Accountinginfo:eu-repo/semantics/openAccessBourbon, RitaLamas, Marco2023-05-31T13:58:40Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:43.453521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy |
title |
Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy |
spellingShingle |
Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy Bourbon, Rita Criação de valor, Internacionalização, Modelo de Negócio, Proposta de valor. |
title_short |
Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy |
title_full |
Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy |
title_fullStr |
Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy |
title_full_unstemmed |
Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy |
title_sort |
Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy |
author |
Bourbon, Rita |
author_facet |
Bourbon, Rita Lamas, Marco |
author_role |
author |
author2 |
Lamas, Marco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bourbon, Rita Lamas, Marco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação de valor, Internacionalização, Modelo de Negócio, Proposta de valor. |
topic |
Criação de valor, Internacionalização, Modelo de Negócio, Proposta de valor. |
description |
Este artigo tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do conceito de Modelo de Negócio, bem como analisar o seu impacto nas empresas sobretudo na criação de valor, permitindo-nos entender como é que os Modelos de Negócio se transformam em ferramentas de criação de valor, tanto no contexto nacional como internacional. Na vasta literatura existente sobre o tema, é evidente a falta de consenso na definição do conceito de Modelos de Negócio (MN). O facto de se tratar de um conceito de natureza económica implica que não exista exatidão nas definições. Além da abordagem teórica e revisão bibliográfica, a componente prática dedica-se ao estudo de caso de uma empresa portuguesa com atividade internacional. A empresa escolhida é a Jump Willy, uma empresa que desenvolve e produz conteúdos digitais inovadores e criativos para serem utilizados em anúncios, vídeos corporativos, entretenimento e animações de televisão. A empresa nasceu no Porto, mas já se internacionalizou para Londres, Los Angeles e Hong Kong, e atualmente trabalha para dezenas de marcas conhecidas tais como a BMW, a H&M e a Vodafone. É utilizada a estratégia de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia qualitativa, aplicando para o efeito a técnica da entrevista. Trata-se de um estudo exploratório que não podendo ser generalizado permite, no entanto com base nos seus resultados perceber que os Modelos de Negócio podem ser uma ferramenta de criação de valor, nomeadamente em processos de internacionalização, mas não implica que sejam, por si só, uma fonte de Vantagem Competitiva (VC). O conceito de VC está ainda associado ao de concorrência, aspeto central ignorado em muitos modelos de negócio. Isto porque, ao falar de VC, temos necessariamente de nos referir à concorrência, pois sem ela o conceito não existiria, e esta é precisamente uma das falhas dos MN: não abordam nem a concorrência nem a 1 ISCAP (ritabourbon@gmail.com) 2 CEI /ISCAP/P.PORTO (mlamas@iscap.ipp.pt) Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting. ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 48 competitividade. Num estudo conduzido por V. K. Ranjitha em 2015, o autor concluiu que “os vários componentes dos MN ajudam as empresas a manter a vantagem competitiva” (Ranjith, 2015, p. 4), mas não são uma fonte de vantagem competitiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550 |
url |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550 http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550/257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
dc.source.none.fl_str_mv |
Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 7, No 13 (2021) 2183-3826 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131642255638528 |