Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Manuela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Jaime, Simões, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3921
Resumo: O conhecimento científico afigura-se associado à definição de pressupostos epistemológicos/metodológicos que suportam qualquer investigação e o próprio pensamento do investigador. A metodologia usada encontra-se ancorada na triangulação de metodologias, técnicas e abordagens, na forma de Investigação-Ação, onde relevou a análise de conteúdo com o apoio do programa de investigação qualitativa WebQDA. Pretendeu-se dissecar o percurso metodológico, cujo trabalho de campo se centrou num programa formativo dirigido a profissionais de educação, com o intuito de lhes dar a conhecer os princípios curriculares desenhados através do Universal Design for Learning e de os dotar de competências digitais com recurso à ferramenta CAST UDL Book Builder. Com o apoio do UDL, fomentando a utilização de recursos educativos digitais construídos através da ferramenta Book Builder, foram desenvolvidas respostas pedagógicas/motivadoras/inovadoras/ literácitas, reiterando-se a importância desta ferramenta na promoção da inclusão e da literacia digital para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais.
id RCAP_859c30556dcb728209d7baed06589adf
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3921
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book BuilderUniversal design for learningInclusãoRecursos educativos digitais/TICNecessidades educativas especiaisO conhecimento científico afigura-se associado à definição de pressupostos epistemológicos/metodológicos que suportam qualquer investigação e o próprio pensamento do investigador. A metodologia usada encontra-se ancorada na triangulação de metodologias, técnicas e abordagens, na forma de Investigação-Ação, onde relevou a análise de conteúdo com o apoio do programa de investigação qualitativa WebQDA. Pretendeu-se dissecar o percurso metodológico, cujo trabalho de campo se centrou num programa formativo dirigido a profissionais de educação, com o intuito de lhes dar a conhecer os princípios curriculares desenhados através do Universal Design for Learning e de os dotar de competências digitais com recurso à ferramenta CAST UDL Book Builder. Com o apoio do UDL, fomentando a utilização de recursos educativos digitais construídos através da ferramenta Book Builder, foram desenvolvidas respostas pedagógicas/motivadoras/inovadoras/ literácitas, reiterando-se a importância desta ferramenta na promoção da inclusão e da literacia digital para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais.IC-OnlineAlves, Maria ManuelaRibeiro, JaimeSimões, Fátima2019-04-16T09:48:19Z2018-08-302018-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3921porAlves, Maria Manuela, Jaime Ribeiro, e Fátima Simões. 2018. Criação E Aplicação De Recursos Educativos Digitais Com O Universal Design for Learning Na Promoção Da Inclusão. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 7 (2), 225-51. https://doi.org/https://doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251.2238-8869http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:12Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:55.161104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder
title Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder
spellingShingle Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder
Alves, Maria Manuela
Universal design for learning
Inclusão
Recursos educativos digitais/TIC
Necessidades educativas especiais
title_short Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder
title_full Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder
title_fullStr Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder
title_full_unstemmed Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder
title_sort Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder
author Alves, Maria Manuela
author_facet Alves, Maria Manuela
Ribeiro, Jaime
Simões, Fátima
author_role author
author2 Ribeiro, Jaime
Simões, Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Manuela
Ribeiro, Jaime
Simões, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Universal design for learning
Inclusão
Recursos educativos digitais/TIC
Necessidades educativas especiais
topic Universal design for learning
Inclusão
Recursos educativos digitais/TIC
Necessidades educativas especiais
description O conhecimento científico afigura-se associado à definição de pressupostos epistemológicos/metodológicos que suportam qualquer investigação e o próprio pensamento do investigador. A metodologia usada encontra-se ancorada na triangulação de metodologias, técnicas e abordagens, na forma de Investigação-Ação, onde relevou a análise de conteúdo com o apoio do programa de investigação qualitativa WebQDA. Pretendeu-se dissecar o percurso metodológico, cujo trabalho de campo se centrou num programa formativo dirigido a profissionais de educação, com o intuito de lhes dar a conhecer os princípios curriculares desenhados através do Universal Design for Learning e de os dotar de competências digitais com recurso à ferramenta CAST UDL Book Builder. Com o apoio do UDL, fomentando a utilização de recursos educativos digitais construídos através da ferramenta Book Builder, foram desenvolvidas respostas pedagógicas/motivadoras/inovadoras/ literácitas, reiterando-se a importância desta ferramenta na promoção da inclusão e da literacia digital para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
2018-08-30T00:00:00Z
2019-04-16T09:48:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3921
url http://hdl.handle.net/10400.8/3921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Maria Manuela, Jaime Ribeiro, e Fátima Simões. 2018. Criação E Aplicação De Recursos Educativos Digitais Com O Universal Design for Learning Na Promoção Da Inclusão. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 7 (2), 225-51. https://doi.org/https://doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251.
2238-8869
http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136972821757952