Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3921 |
Resumo: | O conhecimento científico afigura-se associado à definição de pressupostos epistemológicos/metodológicos que suportam qualquer investigação e o próprio pensamento do investigador. A metodologia usada encontra-se ancorada na triangulação de metodologias, técnicas e abordagens, na forma de Investigação-Ação, onde relevou a análise de conteúdo com o apoio do programa de investigação qualitativa WebQDA. Pretendeu-se dissecar o percurso metodológico, cujo trabalho de campo se centrou num programa formativo dirigido a profissionais de educação, com o intuito de lhes dar a conhecer os princípios curriculares desenhados através do Universal Design for Learning e de os dotar de competências digitais com recurso à ferramenta CAST UDL Book Builder. Com o apoio do UDL, fomentando a utilização de recursos educativos digitais construídos através da ferramenta Book Builder, foram desenvolvidas respostas pedagógicas/motivadoras/inovadoras/ literácitas, reiterando-se a importância desta ferramenta na promoção da inclusão e da literacia digital para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais. |
id |
RCAP_859c30556dcb728209d7baed06589adf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3921 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book BuilderUniversal design for learningInclusãoRecursos educativos digitais/TICNecessidades educativas especiaisO conhecimento científico afigura-se associado à definição de pressupostos epistemológicos/metodológicos que suportam qualquer investigação e o próprio pensamento do investigador. A metodologia usada encontra-se ancorada na triangulação de metodologias, técnicas e abordagens, na forma de Investigação-Ação, onde relevou a análise de conteúdo com o apoio do programa de investigação qualitativa WebQDA. Pretendeu-se dissecar o percurso metodológico, cujo trabalho de campo se centrou num programa formativo dirigido a profissionais de educação, com o intuito de lhes dar a conhecer os princípios curriculares desenhados através do Universal Design for Learning e de os dotar de competências digitais com recurso à ferramenta CAST UDL Book Builder. Com o apoio do UDL, fomentando a utilização de recursos educativos digitais construídos através da ferramenta Book Builder, foram desenvolvidas respostas pedagógicas/motivadoras/inovadoras/ literácitas, reiterando-se a importância desta ferramenta na promoção da inclusão e da literacia digital para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais.IC-OnlineAlves, Maria ManuelaRibeiro, JaimeSimões, Fátima2019-04-16T09:48:19Z2018-08-302018-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3921porAlves, Maria Manuela, Jaime Ribeiro, e Fátima Simões. 2018. Criação E Aplicação De Recursos Educativos Digitais Com O Universal Design for Learning Na Promoção Da Inclusão. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 7 (2), 225-51. https://doi.org/https://doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251.2238-8869http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:12Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:55.161104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder |
title |
Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder |
spellingShingle |
Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder Alves, Maria Manuela Universal design for learning Inclusão Recursos educativos digitais/TIC Necessidades educativas especiais |
title_short |
Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder |
title_full |
Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder |
title_fullStr |
Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder |
title_full_unstemmed |
Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder |
title_sort |
Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão: investigação-ação na aprendizagem da ferramenta Book Builder |
author |
Alves, Maria Manuela |
author_facet |
Alves, Maria Manuela Ribeiro, Jaime Simões, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Jaime Simões, Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Manuela Ribeiro, Jaime Simões, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universal design for learning Inclusão Recursos educativos digitais/TIC Necessidades educativas especiais |
topic |
Universal design for learning Inclusão Recursos educativos digitais/TIC Necessidades educativas especiais |
description |
O conhecimento científico afigura-se associado à definição de pressupostos epistemológicos/metodológicos que suportam qualquer investigação e o próprio pensamento do investigador. A metodologia usada encontra-se ancorada na triangulação de metodologias, técnicas e abordagens, na forma de Investigação-Ação, onde relevou a análise de conteúdo com o apoio do programa de investigação qualitativa WebQDA. Pretendeu-se dissecar o percurso metodológico, cujo trabalho de campo se centrou num programa formativo dirigido a profissionais de educação, com o intuito de lhes dar a conhecer os princípios curriculares desenhados através do Universal Design for Learning e de os dotar de competências digitais com recurso à ferramenta CAST UDL Book Builder. Com o apoio do UDL, fomentando a utilização de recursos educativos digitais construídos através da ferramenta Book Builder, foram desenvolvidas respostas pedagógicas/motivadoras/inovadoras/ literácitas, reiterando-se a importância desta ferramenta na promoção da inclusão e da literacia digital para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 2018-08-30T00:00:00Z 2019-04-16T09:48:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3921 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves, Maria Manuela, Jaime Ribeiro, e Fátima Simões. 2018. Criação E Aplicação De Recursos Educativos Digitais Com O Universal Design for Learning Na Promoção Da Inclusão. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 7 (2), 225-51. https://doi.org/https://doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251. 2238-8869 http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136972821757952 |