Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34819 |
Resumo: | Este artigo incide sobre um processo de formação conduzido numa perspetiva curricular de ensino exploratório, que valoriza a orientação para a prática e a reflexão coletiva entre os formandos. O seu objetivo é analisar as mudanças que os professores referem ter sentido nas suas perspetivas sobre o ensino e o modo como encaram a formação realizada. O quadro teórico tem por base uma conceção da prática profissional que assume como nucleares os conceitos de tarefa e comunicação e uma perspetiva da construção de dispositivos de formação baseada na abordagem exploratória. Os participantes são 19 professores, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade. O estudo tem por base registos em diário de bordo, um questionário de resposta aberta e entrevistas. Os resultados mostram que, como consequência do trabalho realizado, os professores passaram a valorizar o ensino exploratório e as discussões coletivas e a assumir uma expectativa elevada sobre as capacidades dos alunos. Relativamente à formação destacam a ligação com a sua prática e os momentos de partilha de experiências. |
id |
RCAP_85a9f23269a8fde10236100b949956bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/34819 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de MatemáticaDesenvolvimento profissionalFormação contínuaAbordagem exploratóriaTarefaDiscussão coletivaProfessional developmentTeacher educationExploratory approachTaskDiscussionEste artigo incide sobre um processo de formação conduzido numa perspetiva curricular de ensino exploratório, que valoriza a orientação para a prática e a reflexão coletiva entre os formandos. O seu objetivo é analisar as mudanças que os professores referem ter sentido nas suas perspetivas sobre o ensino e o modo como encaram a formação realizada. O quadro teórico tem por base uma conceção da prática profissional que assume como nucleares os conceitos de tarefa e comunicação e uma perspetiva da construção de dispositivos de formação baseada na abordagem exploratória. Os participantes são 19 professores, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade. O estudo tem por base registos em diário de bordo, um questionário de resposta aberta e entrevistas. Os resultados mostram que, como consequência do trabalho realizado, os professores passaram a valorizar o ensino exploratório e as discussões coletivas e a assumir uma expectativa elevada sobre as capacidades dos alunos. Relativamente à formação destacam a ligação com a sua prática e os momentos de partilha de experiências.CLAMERepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daMata-Pereira, JoanaQuaresma, MarisaVelez, Isabel2018-09-19T10:59:17Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34819porPonte, J. P., Mata-Pereira, J., Quaresma, M., & Velez, I. (2017). Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática. RELIME, 13(1), 71-94. doi: http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.20131665-2436http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.2013info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:22.555963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática |
title |
Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática |
spellingShingle |
Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática Ponte, João Pedro da Desenvolvimento profissional Formação contínua Abordagem exploratória Tarefa Discussão coletiva Professional development Teacher education Exploratory approach Task Discussion |
title_short |
Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática |
title_full |
Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática |
title_fullStr |
Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática |
title_sort |
Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática |
author |
Ponte, João Pedro da |
author_facet |
Ponte, João Pedro da Mata-Pereira, Joana Quaresma, Marisa Velez, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Mata-Pereira, Joana Quaresma, Marisa Velez, Isabel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da Mata-Pereira, Joana Quaresma, Marisa Velez, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Formação contínua Abordagem exploratória Tarefa Discussão coletiva Professional development Teacher education Exploratory approach Task Discussion |
topic |
Desenvolvimento profissional Formação contínua Abordagem exploratória Tarefa Discussão coletiva Professional development Teacher education Exploratory approach Task Discussion |
description |
Este artigo incide sobre um processo de formação conduzido numa perspetiva curricular de ensino exploratório, que valoriza a orientação para a prática e a reflexão coletiva entre os formandos. O seu objetivo é analisar as mudanças que os professores referem ter sentido nas suas perspetivas sobre o ensino e o modo como encaram a formação realizada. O quadro teórico tem por base uma conceção da prática profissional que assume como nucleares os conceitos de tarefa e comunicação e uma perspetiva da construção de dispositivos de formação baseada na abordagem exploratória. Os participantes são 19 professores, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade. O estudo tem por base registos em diário de bordo, um questionário de resposta aberta e entrevistas. Os resultados mostram que, como consequência do trabalho realizado, os professores passaram a valorizar o ensino exploratório e as discussões coletivas e a assumir uma expectativa elevada sobre as capacidades dos alunos. Relativamente à formação destacam a ligação com a sua prática e os momentos de partilha de experiências. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-09-19T10:59:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/34819 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/34819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., Quaresma, M., & Velez, I. (2017). Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática. RELIME, 13(1), 71-94. doi: http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.2013 1665-2436 http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.2013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CLAME |
publisher.none.fl_str_mv |
CLAME |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134425659736064 |