Jogo para a Aprendizagem das Operações Matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparício, André
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Frutuoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8224
Resumo: Com a crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais em tenra idade, usar estas como meio educacional torna-se perfeitamente justificável. Os alunos do ensino básico têm cada vez mais acesso a estas tecnologias, embora a sua utilização seja, na sua esmagadora maioria, para fins lúdicos. Por isso surge a questão: “É possível utilizálas também para fins didáticos, por exemplo na aprendizagem das operações matemáticas?”. Neste âmbito concebeu-se um jogo para auxiliar a aprendizagem das operações matemáticas básicas, adição, subtração, divisão e multiplicação destinado aos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Este pretende ser um jogo que os alunos tenham prazer de jogar e, por isso, seja capaz de contribuir para a aprendizagem da matéria em causa, contrariamente a muitos jogos/aplicações que se podem encontrar, por exemplo, na Google Play Store, os quais fazem com que os conteúdos a leccionar se sobreponham ao jogo levando à quebra do estado de concentração no jogo (i.e. game flow). O jogo concebido é um runner onde o jogador controla um pássaro e tem de se desviar de “inimigos” e apanhar itens para progredir no jogo. Foram já efetuados alguns testes de usabilidade preliminares com o jogo junto do público alvo, estando agora a ser avaliada a sua eficácia no ensino das operações matemáticas, em meio educacional.
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