Vivências de lazer em jovens com DID: o papel da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Teresa Magalhães de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1502
Resumo: O presente estudo resulta de uma investigação que teve como finalidade averiguar as vivências de lazer em jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) que frequentaram Currículos Específicos Individuais (CEI) ou Currículos Alternativos (CA). Através da análise das entrevistas realizadas a quatro jovens e aos respetivos familiares, depreendemos que a escola parece não valorizar a área do lazer na estrutura dos CEI, pelo que são raras as vivências neste âmbito, talvez porque os próprios professores valorizam pouco essas atividades e, como tal, não as integram no currículo. As opiniões refletem a necessidade de uma escola mais dinâmica e empreendedora. Sobressai ainda a necessidade de organização de um currículo estruturante de cariz funcional, devendo, a partir dos contextos de vida, desenvolver áreas como a autonomia pessoal, a socialização e o lazer, com o objetivo de promover a transição para a vida adulta. O papel do professor é, portanto, fundamental na seleção de conteúdos que deverão ir ao encontro dos interesses, motivações e necessidades dos alunos e proporcionar vivências funcionais significativas e úteis na vida presente e futura. Podemos dizer, então, que os sistemas educativos inclusivos pressupõem mudanças significativas na escola, nas práticas educativas e pedagógicas, tendo como objetivo respostas eficazes. Neste âmbito, uma “escola para todos” e “com todos” obriga a uma flexibilização do currículo.ABSTRACT The present work is the result of an investigation made to evaluate the recreation experiences of teenagers with Intellectual and Developmental Disability (IDD) and a Specific Individual Curriculum (SIC) and Alternative Curriculums (AC). After analysing the interviews made to four teenagers and their families, we inferred that the school does not seem to give much importance to the recreation area within the structure of the SIC. There are very few examples of such, maybe because teachers themselves don´t value those activities and therefore do not include them in the curriculum. The opinions gathered reflect the need for a more dynamic and enterprising school. Another aspect which stands out is the need to organize a structuring curriculum of an effective nature. Based upon the contexts of life, the curriculum should develop areas such as personal autonomy, socialization and recreation, with the purpose of promoting the transition to adult life. The role of the teacher is therefore fundamental in the selection of the contents. These should meet the interests, motivations and necessities of the pupils and provide meaningful effective experiences for the present and future life. One can therefore say that inclusive educational systems imply significant changes within the school and in terms of educational and pedagogical practices, so that efficient responses can be achieved. In this context, a “school for all” and “with all” requires a flexible curriculum.
id RCAP_86a84b2496718f68653cf3b8400d2148
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1502
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vivências de lazer em jovens com DID: o papel da escolaEducação especialDificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID)CurrículoTransição para a vida adultaO presente estudo resulta de uma investigação que teve como finalidade averiguar as vivências de lazer em jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) que frequentaram Currículos Específicos Individuais (CEI) ou Currículos Alternativos (CA). Através da análise das entrevistas realizadas a quatro jovens e aos respetivos familiares, depreendemos que a escola parece não valorizar a área do lazer na estrutura dos CEI, pelo que são raras as vivências neste âmbito, talvez porque os próprios professores valorizam pouco essas atividades e, como tal, não as integram no currículo. As opiniões refletem a necessidade de uma escola mais dinâmica e empreendedora. Sobressai ainda a necessidade de organização de um currículo estruturante de cariz funcional, devendo, a partir dos contextos de vida, desenvolver áreas como a autonomia pessoal, a socialização e o lazer, com o objetivo de promover a transição para a vida adulta. O papel do professor é, portanto, fundamental na seleção de conteúdos que deverão ir ao encontro dos interesses, motivações e necessidades dos alunos e proporcionar vivências funcionais significativas e úteis na vida presente e futura. Podemos dizer, então, que os sistemas educativos inclusivos pressupõem mudanças significativas na escola, nas práticas educativas e pedagógicas, tendo como objetivo respostas eficazes. Neste âmbito, uma “escola para todos” e “com todos” obriga a uma flexibilização do currículo.ABSTRACT The present work is the result of an investigation made to evaluate the recreation experiences of teenagers with Intellectual and Developmental Disability (IDD) and a Specific Individual Curriculum (SIC) and Alternative Curriculums (AC). After analysing the interviews made to four teenagers and their families, we inferred that the school does not seem to give much importance to the recreation area within the structure of the SIC. There are very few examples of such, maybe because teachers themselves don´t value those activities and therefore do not include them in the curriculum. The opinions gathered reflect the need for a more dynamic and enterprising school. Another aspect which stands out is the need to organize a structuring curriculum of an effective nature. Based upon the contexts of life, the curriculum should develop areas such as personal autonomy, socialization and recreation, with the purpose of promoting the transition to adult life. The role of the teacher is therefore fundamental in the selection of the contents. These should meet the interests, motivations and necessities of the pupils and provide meaningful effective experiences for the present and future life. One can therefore say that inclusive educational systems imply significant changes within the school and in terms of educational and pedagogical practices, so that efficient responses can be achieved. In this context, a “school for all” and “with all” requires a flexible curriculum.2014-12-15T12:30:28Z2014-12-11T00:00:00Z2014-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1502TID:201370263porAlves, Maria Teresa Magalhães de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:51Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:55.350470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vivências de lazer em jovens com DID: o papel da escola
title Vivências de lazer em jovens com DID: o papel da escola
spellingShingle Vivências de lazer em jovens com DID: o papel da escola
Alves, Maria Teresa Magalhães de Oliveira
Educação especial
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID)
Currículo
Transição para a vida adulta
title_short Vivências de lazer em jovens com DID: o papel da escola
title_full Vivências de lazer em jovens com DID: o papel da escola
title_fullStr Vivências de lazer em jovens com DID: o papel da escola
title_full_unstemmed Vivências de lazer em jovens com DID: o papel da escola
title_sort Vivências de lazer em jovens com DID: o papel da escola
author Alves, Maria Teresa Magalhães de Oliveira
author_facet Alves, Maria Teresa Magalhães de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Teresa Magalhães de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID)
Currículo
Transição para a vida adulta
topic Educação especial
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID)
Currículo
Transição para a vida adulta
description O presente estudo resulta de uma investigação que teve como finalidade averiguar as vivências de lazer em jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) que frequentaram Currículos Específicos Individuais (CEI) ou Currículos Alternativos (CA). Através da análise das entrevistas realizadas a quatro jovens e aos respetivos familiares, depreendemos que a escola parece não valorizar a área do lazer na estrutura dos CEI, pelo que são raras as vivências neste âmbito, talvez porque os próprios professores valorizam pouco essas atividades e, como tal, não as integram no currículo. As opiniões refletem a necessidade de uma escola mais dinâmica e empreendedora. Sobressai ainda a necessidade de organização de um currículo estruturante de cariz funcional, devendo, a partir dos contextos de vida, desenvolver áreas como a autonomia pessoal, a socialização e o lazer, com o objetivo de promover a transição para a vida adulta. O papel do professor é, portanto, fundamental na seleção de conteúdos que deverão ir ao encontro dos interesses, motivações e necessidades dos alunos e proporcionar vivências funcionais significativas e úteis na vida presente e futura. Podemos dizer, então, que os sistemas educativos inclusivos pressupõem mudanças significativas na escola, nas práticas educativas e pedagógicas, tendo como objetivo respostas eficazes. Neste âmbito, uma “escola para todos” e “com todos” obriga a uma flexibilização do currículo.ABSTRACT The present work is the result of an investigation made to evaluate the recreation experiences of teenagers with Intellectual and Developmental Disability (IDD) and a Specific Individual Curriculum (SIC) and Alternative Curriculums (AC). After analysing the interviews made to four teenagers and their families, we inferred that the school does not seem to give much importance to the recreation area within the structure of the SIC. There are very few examples of such, maybe because teachers themselves don´t value those activities and therefore do not include them in the curriculum. The opinions gathered reflect the need for a more dynamic and enterprising school. Another aspect which stands out is the need to organize a structuring curriculum of an effective nature. Based upon the contexts of life, the curriculum should develop areas such as personal autonomy, socialization and recreation, with the purpose of promoting the transition to adult life. The role of the teacher is therefore fundamental in the selection of the contents. These should meet the interests, motivations and necessities of the pupils and provide meaningful effective experiences for the present and future life. One can therefore say that inclusive educational systems imply significant changes within the school and in terms of educational and pedagogical practices, so that efficient responses can be achieved. In this context, a “school for all” and “with all” requires a flexible curriculum.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15T12:30:28Z
2014-12-11T00:00:00Z
2014-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1502
TID:201370263
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1502
identifier_str_mv TID:201370263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623111786496