Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Lúcia Maria Valador
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4911
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_86abc3f2ce24beef00f67ca40e2a9d9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolaradaptação ao pré-escolarpapel do educadorpapel da famíliabem-estaradaptation to preschoolrole of the educatorrole of the familywell-beingMestrado em Educação Pré-EscolarA adaptação das crianças ao pré-escolar é uma etapa fundamental que requer atenção e estratégias específicas por parte dos/as educadores/as. Para estabelecer um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil é benéfico a colaboração entre a família e a escola neste processo, que pode ser desafiador. Com base nos desafios e estratégias dos/as educadores/as na adaptação das crianças ao contexto pré-escolar foi realizada uma investigação que visa proporcionar novas perspetivas sobre este período essencial para o desenvolvimento das crianças. Trata-se de um estudo de cariz qualitativo, com o objetivo de perceber qual o papel do/a educador/a no processo de adaptação das crianças ao pré-escolar, compreender a importância dos pais neste processo de adaptação e estabelecer algumas formas de facilitar a adaptação das crianças. Este teve a participação de três educadoras e 21 crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, as entrevistas e uma atividade realizada com as crianças. Os resultados apresentados destacam a importância de os/as educadores/as adotarem uma abordagem ampla e centrada na criança. Isso implica priorizar a flexibilidade, o que requer um conhecimento sobre as necessidades individuais de cada criança, promovendo um trabalho individualizado. Além disso, ressalta-se a relevância da colaboração entre a família e a escola, esta parceria é essencial para partilhar informações sobre o desenvolvimento e as necessidades das crianças, possibilitando uma abordagem mais completa e eficaz no processo educativo. Reconhecendo a importância dos educadores e das famílias na adaptação das crianças ao pré-escolar, é crucial oferecer estratégias para facilitar esta transição. Estas estratégias devem ser baseadas numa abordagem centrada no bem-estar das crianças nesta fase inicial da aprendizagem.The adaptation of children to preschool is a fundamental stage that requires attention and specific strategies on the part of educators. To establish an environment conducive to child development, collaboration between the family and the school is beneficial in this process, which can be challenging. Based on the challenges and strategies of educators in adapting children to the pre-school context, research was carried out to provide new perspectives on this essential period for children's development. This is a qualitative study, with the objective of understanding the role of the educator in the process of adaptation of children to preschool, understanding the importance of parents in this adaptation process and establishing some ways to facilitate the adaptation of children. It had the participation of three educators and 21 children, aged between three and six years. The data collection instruments used were direct observation, interviews and an activity carried out with the children. The results presented highlight the importance of educators adopting a broad and child-centred approach. This implies prioritizing flexibility, which requires knowledge about the individual needs of each child, promoting individualized work. In addition, the relevance of collaboration between the family and the school is highlighted, this partnership is essential to share information about the development and needs of children, enabling a more complete and effective approach to the educational process. Recognizing the importance of educators and families in adapting children to preschool, it is crucial to offer strategies to facilitate this transition. These strategies should be based on an approach focused on children's well-being at this early stage of learning.Portelada, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMendes, Lúcia Maria Valador2024-07-28T20:55:25Z2024-07-102024-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4911TID:203661702por203661702info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-08-04T07:36:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-08-04T07:36:08Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolar
title Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolar
spellingShingle Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolar
Mendes, Lúcia Maria Valador
adaptação ao pré-escolar
papel do educador
papel da família
bem-estar
adaptation to preschool
role of the educator
role of the family
well-being
title_short Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolar
title_full Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolar
title_fullStr Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolar
title_full_unstemmed Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolar
title_sort Estratégias do educador na adaptação das crianças ao pré-escolar
author Mendes, Lúcia Maria Valador
author_facet Mendes, Lúcia Maria Valador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Portelada, António
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Lúcia Maria Valador
dc.subject.por.fl_str_mv adaptação ao pré-escolar
papel do educador
papel da família
bem-estar
adaptation to preschool
role of the educator
role of the family
well-being
topic adaptação ao pré-escolar
papel do educador
papel da família
bem-estar
adaptation to preschool
role of the educator
role of the family
well-being
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-28T20:55:25Z
2024-07-10
2024-07-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4911
TID:203661702
url http://hdl.handle.net/10400.15/4911
identifier_str_mv TID:203661702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203661702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546684732801024