A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Joana Rita de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18783
Resumo: O presente documento foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, na Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, e aborda a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Paredes e o projeto de investigação avançado com o objetivo de investigar o papel da Formação Musical no abandono escolar no ensino especializado de música. Este estudo tem como intuito entender as possíveis causas do abandono escolar no ensino especializado da música e tentar esclarecer, por exemplo, se existe um abandono gradual ou se existe dificuldade em conciliar o estudo da música com as disciplinas do ensino genérico. Trata-se de um estudo de caso com uma turma que finalizou o 5.º grau num estabelecimento de ensino artístico especializado da música. Deste modo foram desenvolvidos questionários aos alunos e ex-alunos desta turma, assim como a professores de Formação Musical e de Instrumento, procurando perceber as causas que levam uma grande parte dos alunos a abandonar o estudo de música antes de concluir o curso. Assim, o presente relatório de estágio está organizado em três capítulos: no primeiro, está presente, por um lado, uma contextualização da disciplina de Formação Musical, e por outro, uma contextualização do Polo de Estágio e das respetivas turmas da prática de ensino supervisionada; no segundo capítulo, procede-se a uma análise do percurso do estágio e se reflete sobre os desafios emergentes do mesmo; no último capítulo inclui-se o Projeto de Investigação relacionado com o abandono escolar e com a disciplina de Formação Musical colocada em diferentes perspetivas, que mostrou possíveis causas para o abandono escolar pelos alunos do ensino especializado de música antes de concluir o curso, tal como fatores relacionados à carga horária, o que leva a não conseguirem atingir o sucesso esperado.
id RCAP_86e6c538d72fb6ceeb383a259eb1813d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de músicaPrática de ensino supervisionadaFormação musicalAbandono escolarSupervised teaching practiceMusical formationSchool dropoutDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, na Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, e aborda a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Paredes e o projeto de investigação avançado com o objetivo de investigar o papel da Formação Musical no abandono escolar no ensino especializado de música. Este estudo tem como intuito entender as possíveis causas do abandono escolar no ensino especializado da música e tentar esclarecer, por exemplo, se existe um abandono gradual ou se existe dificuldade em conciliar o estudo da música com as disciplinas do ensino genérico. Trata-se de um estudo de caso com uma turma que finalizou o 5.º grau num estabelecimento de ensino artístico especializado da música. Deste modo foram desenvolvidos questionários aos alunos e ex-alunos desta turma, assim como a professores de Formação Musical e de Instrumento, procurando perceber as causas que levam uma grande parte dos alunos a abandonar o estudo de música antes de concluir o curso. Assim, o presente relatório de estágio está organizado em três capítulos: no primeiro, está presente, por um lado, uma contextualização da disciplina de Formação Musical, e por outro, uma contextualização do Polo de Estágio e das respetivas turmas da prática de ensino supervisionada; no segundo capítulo, procede-se a uma análise do percurso do estágio e se reflete sobre os desafios emergentes do mesmo; no último capítulo inclui-se o Projeto de Investigação relacionado com o abandono escolar e com a disciplina de Formação Musical colocada em diferentes perspetivas, que mostrou possíveis causas para o abandono escolar pelos alunos do ensino especializado de música antes de concluir o curso, tal como fatores relacionados à carga horária, o que leva a não conseguirem atingir o sucesso esperado.This document was produced within the scope of the master in Music Teaching, Musical Education, in Escola Superior de Educação and Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto, and addresses the pedagogical supervision at Conservatório de Música de Paredes and a research project with the aim of investigating the role of Musical Formation in school dropout in specialized music education. This study aims to understand the possible causes of school dropout in specialized music education and try to clarify, for example, if there is a gradual dropout or if there is difficulty in conciling the study of music with generic education. This is a case study with a class that completed the 5th grade in a conservatoire (specialized artistic education establishment). In that way we developed questionnaires with students and former students as well as Musical Education and Instrument teachers, looking forward to understanding the causes that lead a large part of students to abandon the study of music before completing the course. Therefore, this practicum report is organized into three chapters: in the first, there is, on the one hand, a contextualization of the Musical Training subject and, on the other, a contextualization of the internship school and classes; in the second chapter we analyse the internship, and reflect about the internship´s challenges; the last chapter includes the Research Project related to school dropout and the Musical Training subject placed in different perspectives, it showed possible causes for school dropout by students in specialized music education before completing the course, as well as factors related to the workload, which leads to not being able to achieve the expected success.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandrePais-Vieira, LuísaBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Joana Rita de Sousa2021-10-26T11:07:43Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18783TID:202806537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:50.947962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de música
title A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de música
spellingShingle A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de música
Teixeira, Joana Rita de Sousa
Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Abandono escolar
Supervised teaching practice
Musical formation
School dropout
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de música
title_full A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de música
title_fullStr A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de música
title_full_unstemmed A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de música
title_sort A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de música
author Teixeira, Joana Rita de Sousa
author_facet Teixeira, Joana Rita de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Jorge Alexandre
Pais-Vieira, Luísa
Barros, Rosa Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Joana Rita de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Abandono escolar
Supervised teaching practice
Musical formation
School dropout
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Abandono escolar
Supervised teaching practice
Musical formation
School dropout
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, na Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, e aborda a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Paredes e o projeto de investigação avançado com o objetivo de investigar o papel da Formação Musical no abandono escolar no ensino especializado de música. Este estudo tem como intuito entender as possíveis causas do abandono escolar no ensino especializado da música e tentar esclarecer, por exemplo, se existe um abandono gradual ou se existe dificuldade em conciliar o estudo da música com as disciplinas do ensino genérico. Trata-se de um estudo de caso com uma turma que finalizou o 5.º grau num estabelecimento de ensino artístico especializado da música. Deste modo foram desenvolvidos questionários aos alunos e ex-alunos desta turma, assim como a professores de Formação Musical e de Instrumento, procurando perceber as causas que levam uma grande parte dos alunos a abandonar o estudo de música antes de concluir o curso. Assim, o presente relatório de estágio está organizado em três capítulos: no primeiro, está presente, por um lado, uma contextualização da disciplina de Formação Musical, e por outro, uma contextualização do Polo de Estágio e das respetivas turmas da prática de ensino supervisionada; no segundo capítulo, procede-se a uma análise do percurso do estágio e se reflete sobre os desafios emergentes do mesmo; no último capítulo inclui-se o Projeto de Investigação relacionado com o abandono escolar e com a disciplina de Formação Musical colocada em diferentes perspetivas, que mostrou possíveis causas para o abandono escolar pelos alunos do ensino especializado de música antes de concluir o curso, tal como fatores relacionados à carga horária, o que leva a não conseguirem atingir o sucesso esperado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26T11:07:43Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18783
TID:202806537
url http://hdl.handle.net/10400.22/18783
identifier_str_mv TID:202806537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131476861648896