Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4175 |
Resumo: | This paper is part of a case study that focuses on the evaluation of exploration/adoption of strategies in training teachers from different subject areas of sciences (Biology and Geology, Mathematics, Physics and Chemistry), in Interactive Whiteboards. This training was held on a bLearning context, at a Secondary School (Escola Secundária com 3º Ciclo from Mealhada), in Portugal. It aimed to encourage the use of Interactive Whiteboards in the development of transversal and specific skills in these subject areas and contribute to the definition of strategies that would lead to a proper, innovative and efficient use of them in the teaching/learning process. In terms of the research, two questionnaires were applied - before and after the implementation of the training - to collect information about the knowledge and skills of the trainees in the use of Interactive Whiteboards and Information and Communication Technologies in the classroom context. Overall, this training was a huge asset, because it allowed teachers to acquire more Information and Communication Technologies skills and specially, in the appropriate use of Interactive Whiteboard. |
id |
RCAP_876058d036124663ba972a6a4030dfd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/4175 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearningThis paper is part of a case study that focuses on the evaluation of exploration/adoption of strategies in training teachers from different subject areas of sciences (Biology and Geology, Mathematics, Physics and Chemistry), in Interactive Whiteboards. This training was held on a bLearning context, at a Secondary School (Escola Secundária com 3º Ciclo from Mealhada), in Portugal. It aimed to encourage the use of Interactive Whiteboards in the development of transversal and specific skills in these subject areas and contribute to the definition of strategies that would lead to a proper, innovative and efficient use of them in the teaching/learning process. In terms of the research, two questionnaires were applied - before and after the implementation of the training - to collect information about the knowledge and skills of the trainees in the use of Interactive Whiteboards and Information and Communication Technologies in the classroom context. Overall, this training was a huge asset, because it allowed teachers to acquire more Information and Communication Technologies skills and specially, in the appropriate use of Interactive Whiteboard.Este artículo es parte de un estudio de caso que se centra en la evaluación de la exploración/adopción de estrategias en la formación de los profesores de diferentes áreas de las ciencias (Biología y Geología, Matemática, Física y Química), sobre pizarras digitales interactivas. Esta formación se llevó a cabo en un contexto de bLearning, en una Escuela Secundaria de 3 º Ciclo de Aveiro (Escuela Secundaria com 3 º Ciclo de Mealhada), en Portugal. Su objetivo era fomentar el uso de pizarras interactivas en el desarrollo de competencias transversales y específicas en estas áreas y contribuir a la definición de estrategias que conduzcan a un uso adecuado, innovador y eficiente de los mismos en el proceso de enseñanza/aprendizaje. En cuanto a la investigación, se aplicaron dos cuestionarios (antes y después de la implementación de la formación) para reunir información sobre los conocimientos y habilidades de los alumnos en el uso de las pizarras digitales interactivas y de las Tecnologías de la Información y Comunicación en el contexto del aula. En general, esta formación era una ventaja, ya que permitía a los profesores a adquirir habilidades en Tecnologías de la Información y la Comunicación, en especial, en el uso apropiado de la pizarra interactiva.Este artigo insere-se num estudo de caso que incide na avaliação da exploração/adoção de estratégias na formação em Quadros Interativos de docentes das áreas disciplinares de ciências (Biologia e Geologia, Matemática e Física e Química). Esta formação realizou-se em regime de bLearning, na Escola Secundária com 3º Ciclo da Mealhada. Esta formação teve como objetivos incentivar a utilização dos Quadros Interativos no desenvolvimento de competências transversais e específicas dessas áreas disciplinares e contribuir para a definição de estratégias conducentes a uma utilização apropriada, inovadora e eficaz destes equipamentos tecnológicos no processo de ensino e de aprendizagem. Em termos investigativos, foram aplicados dois questionários, antes e após a implementação da formação para recolher informação sobre os conhecimentos e competências dos formandos na utilização dos Quadros Interativos e das Tecnologias da Informação e da Comunicação em contexto de sala de aula. De uma forma geral, esta formação foi uma mais-valia, pois permitiu aos docentes adquirir competências nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, essencialmente, no uso apropriado do Quadro Interativo.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v4i4.4175https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4175Indagatio Didactica; Vol 4 No 4 (2012); 41-61Indagatio Didactica; Vol. 4 Núm. 4 (2012); 41-61Indagatio Didactica; Vol. 4 No 4 (2012); 41-61Indagatio Didactica; vol. 4 n.º 4 (2012); 41-611647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4175https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4175/3140Folhas, RutePombo, LúciaLoureiro, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:01Zoai:proa.ua.pt:article/4175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:06.065600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning |
title |
Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning |
spellingShingle |
Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning Folhas, Rute |
title_short |
Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning |
title_full |
Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning |
title_fullStr |
Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning |
title_full_unstemmed |
Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning |
title_sort |
Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning |
author |
Folhas, Rute |
author_facet |
Folhas, Rute Pombo, Lúcia Loureiro, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Pombo, Lúcia Loureiro, Maria João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Folhas, Rute Pombo, Lúcia Loureiro, Maria João |
description |
This paper is part of a case study that focuses on the evaluation of exploration/adoption of strategies in training teachers from different subject areas of sciences (Biology and Geology, Mathematics, Physics and Chemistry), in Interactive Whiteboards. This training was held on a bLearning context, at a Secondary School (Escola Secundária com 3º Ciclo from Mealhada), in Portugal. It aimed to encourage the use of Interactive Whiteboards in the development of transversal and specific skills in these subject areas and contribute to the definition of strategies that would lead to a proper, innovative and efficient use of them in the teaching/learning process. In terms of the research, two questionnaires were applied - before and after the implementation of the training - to collect information about the knowledge and skills of the trainees in the use of Interactive Whiteboards and Information and Communication Technologies in the classroom context. Overall, this training was a huge asset, because it allowed teachers to acquire more Information and Communication Technologies skills and specially, in the appropriate use of Interactive Whiteboard. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4175 https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4175 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4175 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4175/3140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 4 No 4 (2012); 41-61 Indagatio Didactica; Vol. 4 Núm. 4 (2012); 41-61 Indagatio Didactica; Vol. 4 No 4 (2012); 41-61 Indagatio Didactica; vol. 4 n.º 4 (2012); 41-61 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133569120993280 |