Atitudes dos pares face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE) dos 4 a 7 anos da zona de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Marcelle Sabino Façanha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19155
Resumo: O fenómeno da inclusão educativa, bem como as atitudes e práticas nesse âmbito têm recebido muita atenção por parte das autoridades e investigadores que adotam o tema da diversidade. Não obstante a riqueza e qualidade das trocas humanas, o processo educativo no contexto das diferenças e do diferente, revela o ideal da inclusão que se reveste dos princípios de igualdade. Este estudo de revisão de literatura tem como objetivo identificar o estado da arte das publicações científicas acerca da inclusão de crianças com NEE. Esta modalidade de estudo permite realizar apreciações e sínteses críticas, evidenciando resultados contrários/coincidentes, bem como identificando lacunas que suscitem investigações futuras. As publicações selecionadas para revisão foram localizadas nas bases de dados MEDLINE, Pubmed, Science Direct e Web of Science. Constataram-se muitas reflexões realizadas por investigadores da área acerca da evolução do tema através dos tempos, barreiras existentes, vantagens/interesses sociais relativos aos processos de inclusão desde o pré-escolar. Todavia, os autores destacam que incluir no plano regular de educação as populações infantis mais heterogéneas tem-se evidenciado como o grande desafio não só das escolas, mas também das famílias e das crianças envolvidas. A (não)aceitação é apontada como a principal barreira a ser vencida no caminho da inclusão de sucesso. Nesse contexto, aumentam as responsabilidades institucionais, individuais e coletivas
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Este estudo de revisão de literatura tem como objetivo identificar o estado da arte das publicações científicas acerca da inclusão de crianças com NEE. Esta modalidade de estudo permite realizar apreciações e sínteses críticas, evidenciando resultados contrários/coincidentes, bem como identificando lacunas que suscitem investigações futuras. As publicações selecionadas para revisão foram localizadas nas bases de dados MEDLINE, Pubmed, Science Direct e Web of Science. Constataram-se muitas reflexões realizadas por investigadores da área acerca da evolução do tema através dos tempos, barreiras existentes, vantagens/interesses sociais relativos aos processos de inclusão desde o pré-escolar. Todavia, os autores destacam que incluir no plano regular de educação as populações infantis mais heterogéneas tem-se evidenciado como o grande desafio não só das escolas, mas também das famílias e das crianças envolvidas. A (não)aceitação é apontada como a principal barreira a ser vencida no caminho da inclusão de sucesso. Nesse contexto, aumentam as responsabilidades institucionais, individuais e coletivasA finalidade deste estudo, de natureza quantitativa visa contribuir e aprofundar o conhecimento sobre as atitudes das crianças com desenvolvimento típico relativamente à aceitação dos seus pares com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e ainda auscultar os pais sobre a abordagem do tema junto dos seus filhos. Participaram do estudo 127 crianças, entre 4 e 7 anos de duas escolas do distrito de Lisboa, os respetivos pais (N=127) e 12 educadores. Os instrumentos de recolha de dados utilizados neste estudo foram, para as crianças: a escala “Acceptance Scale for Kindergarten” – ASK-R, adaptada por Favazza e Odom, em 1996, traduzida por Sara Rodrigues e Ana Paula Pereira, Universidade do Minho, 2017; e questionários para pais e educadores. Os resultados analisados revelaram a inexistência de diferenças significativas em relação ao género, porém verificaram-se diferenças estatisticamente significativas quanto à idade, escola, e nível escolar. Verificou-se também que as crianças com as quais os pais abordam em casa o tema da inclusão e aquelas que convivem com crianças com NEE em outros contextos além da escola, têm melhores atitudes de inclusão do que as restantes.The phenomenon of educational inclusion, as well as attitudes and practices in this area have received much attention from authorities and researchers who adopt the theme of diversity. Despite the richness and quality of human exchanges, the educational process in the context of differences and of the different, reveals the ideal of inclusion that embodies the principles of equality. This literature review aims to identify the state of the art of scientific publications about the inclusion of children with SEN. This kind of study allows to make critical evaluations and syntheses, evidencing contrary / coincident results, as well as identifying gaps which may raise further future investigations. The publications selected to be reviewed were found in the MEDLINE, Pubmed, Science Direct and Web of Science databases. A lot of reflections were made by researchers about the evolution of this theme through time, existing barriers, social advantages / interests related to inclusion processes since pre-school. However, the authors emphasize that including the most heterogeneous child populations in the regular education plan has been evidenced as the biggest challenge not only for schools but also for the families and children involved. The (non) acceptance is pointed out as the main barrier to be overcome in the path to a successful inclusion. In this context, institutional, individual and collective responsibilities are raised.The purpose of this quantitative study is to contribute and deepen the knowledge about the attitudes of children with typical development regarding the acceptance of their peers with Special Educational Needs (SEN), and to question parents about their approach with their children about this issue. The study included 127 children with ages between 4 and 7 of two schools in the district of Lisbon, their respective parents (N = 127) and 12 teachers. The data collection instruments used in this study were: Acceptance Scale for Kindergarten (ASK-R), adapted by Favazza and Odom, in 1996, translated by Sara Rodrigues and Ana Paula Pereira, University of Minho, 2017; and questionnaires for parents and educators. The results showed that there were no significant gender differences, but there were statistically significant differences regarding age, school and school level. It was also found that the children whom the parent’s approach at home the theme of inclusion and those who interact with children with SEN in other contexts besides school, have better attitudes of inclusion than the others that don’t.Brandão, MariaTeresa Perlico MachadoRepositório da Universidade de LisboaCarneiro, Marcelle Sabino Façanha2019-12-27T14:42:27Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19155TID:202276392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:05.424126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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