Estratégias de retenção dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Ana Sofia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49743
Resumo: Um problema que se tem vindo a verificar já há alguns anos é a falta de professores nas escolas públicas. Nos últimos anos letivos, muitos alunos passaram demasiado tempo sem professores. Este problema é transversal a todas as disciplinas e níveis de ensino. Tendo em conta que existem cada vez mais professores a abandonar, precocemente, a carreira e cada vez menos jovens interessados em fazer carreira como professor, é urgente criar uma estratégia para a retenção de professores. Este estudo procura perceber, apesar de todas as queixas dos professores, quais as condições que os fazem permanecer na carreira para, deste modo, ser possível delinear uma estratégia, não só de retenção de professores, como também de atração de novos talentos para a profissão. Na prática, o presente estudo permite definir estratégias de retenção com base nos fatores motivacionais dos professores. Percebeu-se que o reconhecimento da carreira, o meaningful work, a autonomia de decisão e a flexibilidade são fatores que estão positivamente relacionados com a motivação dos professores. Este estudo permitiu ainda perceber que todos os professores são diferentes, com caraterísticas e necessidades diferentes e, como tal, não se deve desprezar a gestão de recursos humanos nas escolas, uma vez que é um dos setores que apresenta a maior taxa de stress e de esgotamento laboral
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