Estratégias de retenção dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49743 |
Resumo: | Um problema que se tem vindo a verificar já há alguns anos é a falta de professores nas escolas públicas. Nos últimos anos letivos, muitos alunos passaram demasiado tempo sem professores. Este problema é transversal a todas as disciplinas e níveis de ensino. Tendo em conta que existem cada vez mais professores a abandonar, precocemente, a carreira e cada vez menos jovens interessados em fazer carreira como professor, é urgente criar uma estratégia para a retenção de professores. Este estudo procura perceber, apesar de todas as queixas dos professores, quais as condições que os fazem permanecer na carreira para, deste modo, ser possível delinear uma estratégia, não só de retenção de professores, como também de atração de novos talentos para a profissão. Na prática, o presente estudo permite definir estratégias de retenção com base nos fatores motivacionais dos professores. Percebeu-se que o reconhecimento da carreira, o meaningful work, a autonomia de decisão e a flexibilidade são fatores que estão positivamente relacionados com a motivação dos professores. Este estudo permitiu ainda perceber que todos os professores são diferentes, com caraterísticas e necessidades diferentes e, como tal, não se deve desprezar a gestão de recursos humanos nas escolas, uma vez que é um dos setores que apresenta a maior taxa de stress e de esgotamento laboral |
id |
RCAP_881248710cbd5aff1debc5614ff24963 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49743 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de retenção dos professoresAs razões que motivam a permanência dos professores na carreiraProfessoresAbandonoCarreiraSatisfaçãoRetenção.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoUm problema que se tem vindo a verificar já há alguns anos é a falta de professores nas escolas públicas. Nos últimos anos letivos, muitos alunos passaram demasiado tempo sem professores. Este problema é transversal a todas as disciplinas e níveis de ensino. Tendo em conta que existem cada vez mais professores a abandonar, precocemente, a carreira e cada vez menos jovens interessados em fazer carreira como professor, é urgente criar uma estratégia para a retenção de professores. Este estudo procura perceber, apesar de todas as queixas dos professores, quais as condições que os fazem permanecer na carreira para, deste modo, ser possível delinear uma estratégia, não só de retenção de professores, como também de atração de novos talentos para a profissão. Na prática, o presente estudo permite definir estratégias de retenção com base nos fatores motivacionais dos professores. Percebeu-se que o reconhecimento da carreira, o meaningful work, a autonomia de decisão e a flexibilidade são fatores que estão positivamente relacionados com a motivação dos professores. Este estudo permitiu ainda perceber que todos os professores são diferentes, com caraterísticas e necessidades diferentes e, como tal, não se deve desprezar a gestão de recursos humanos nas escolas, uma vez que é um dos setores que apresenta a maior taxa de stress e de esgotamento laboralHonrado, Maria Graciete da Purificação Reis HenriquesRepositório ComumAnjos, Ana Sofia2024-02-08T17:46:04Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49743TID:203494016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-15T18:02:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:21.683851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de retenção dos professores As razões que motivam a permanência dos professores na carreira |
title |
Estratégias de retenção dos professores |
spellingShingle |
Estratégias de retenção dos professores Anjos, Ana Sofia Professores Abandono Carreira Satisfação Retenção. Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Estratégias de retenção dos professores |
title_full |
Estratégias de retenção dos professores |
title_fullStr |
Estratégias de retenção dos professores |
title_full_unstemmed |
Estratégias de retenção dos professores |
title_sort |
Estratégias de retenção dos professores |
author |
Anjos, Ana Sofia |
author_facet |
Anjos, Ana Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Honrado, Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Ana Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Abandono Carreira Satisfação Retenção. Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Professores Abandono Carreira Satisfação Retenção. Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Um problema que se tem vindo a verificar já há alguns anos é a falta de professores nas escolas públicas. Nos últimos anos letivos, muitos alunos passaram demasiado tempo sem professores. Este problema é transversal a todas as disciplinas e níveis de ensino. Tendo em conta que existem cada vez mais professores a abandonar, precocemente, a carreira e cada vez menos jovens interessados em fazer carreira como professor, é urgente criar uma estratégia para a retenção de professores. Este estudo procura perceber, apesar de todas as queixas dos professores, quais as condições que os fazem permanecer na carreira para, deste modo, ser possível delinear uma estratégia, não só de retenção de professores, como também de atração de novos talentos para a profissão. Na prática, o presente estudo permite definir estratégias de retenção com base nos fatores motivacionais dos professores. Percebeu-se que o reconhecimento da carreira, o meaningful work, a autonomia de decisão e a flexibilidade são fatores que estão positivamente relacionados com a motivação dos professores. Este estudo permitiu ainda perceber que todos os professores são diferentes, com caraterísticas e necessidades diferentes e, como tal, não se deve desprezar a gestão de recursos humanos nas escolas, uma vez que é um dos setores que apresenta a maior taxa de stress e de esgotamento laboral |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-02-08T17:46:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49743 TID:203494016 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49743 |
identifier_str_mv |
TID:203494016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137434171080704 |