PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Jardel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nobre, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12212
Resumo: Mestrado em Pedagogia do eLearning
id RCAP_887b57a90cffad46a0c9f4a36a4e9513
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticasPROSCENIUM: an open educational resource to share and promote choreographies of teachingRecursos educacionais abertosCoreografias didáticasEducação abertaTecnologia abertaOpen educational resourcesChoreographies of teachingOpen educationOpen technologyODS::04:Educação de QualidadeMestrado em Pedagogia do eLearningO conceito e a cultura por detrás da Educação Aberta é abranger o maior número de pes-soas possível de maneira gratuita e acessível. Desse modo, faz-se necessário promover essa cultura dentro das instituições e nas agendas políticas dos governos para que tais ações cheguem até “a linha de frente” da educação: professores e alunos. As suas práticas geralmente estão fundamentadas em planos de aula, os quais, por sua vez, dependendo da sua construção, podem ou não estar adequados ao contexto no qual se inserem. Nesse viés, o presente trabalho consistiu em produzir um Recurso Educacional Aberto (REA), na forma de um software digital online, cujo objetivo é disponibilizar um espaço para a criação colaborativa e compartilhamento de planos de aula em um modelo inovador: o das Coreografias Didáticas - uma poderosa forma de prever, compreender e delinear as aprendizagens necessárias para cada estudante em cada contexto e domínio. O modelo serviu de base para criar o software Proscenium, que foi desenvolvido com a finalidade de contribuir tanto para a Educação Aberta quanto para a disseminação das Coreografias Didáticas, ainda pouco popularizadas em diversas partes do mundo. Já disponibilizado para testes, o Proscenium demonstrou efetividade na concepção do planejamento pedagógico de professores e evidenciou oportunidades de melhoria que auxiliarão na sua configuração como uma tecnologia aberta.The concept and culture behind Open Education is to reach as many people as possible in a free and accessible way. Thus, it is necessary to promote this culture within institutions and in the political agendas of governments so that such actions reach the “front line” of education: teachers and students. Their practices are usually based on lesson plans, which, in turn, depending on their construction, may or may not be suitable for the context in which they are inserted. In this vein, the present paper consisted of producing an OER (in the form of an online digital software) whose objective is to provide a space for the collaborative creation and sharing of lesson plans in an innovative model: the Choreographies of Teaching - a powerful way to predict, understand and delineate the learning needed for each student in each context and domain. The model served as the basis for creating the Proscenium software, which was developed with the aim of contributing both to Open Education and to the dissemination of Choreographies of Teaching, still not very popular in several parts of the world. Already available for testing, Proscenium has demonstrated effectiveness in the design of pedagogical planning for teachers and evidenced opportunities for improvement that will help in its configuration as an open technology.Universidade de AveiroRepositório AbertoGarcia, JardelNobre, Ana2022-09-21T10:06:44Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12212porGarcia, J.L., Nobre, A. (2022). Indagatio Didactica, vol. 14 (1), pp.117-1321647-3582https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29620info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:32.393439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas
PROSCENIUM: an open educational resource to share and promote choreographies of teaching
title PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas
spellingShingle PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas
Garcia, Jardel
Recursos educacionais abertos
Coreografias didáticas
Educação aberta
Tecnologia aberta
Open educational resources
Choreographies of teaching
Open education
Open technology
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas
title_full PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas
title_fullStr PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas
title_full_unstemmed PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas
title_sort PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas
author Garcia, Jardel
author_facet Garcia, Jardel
Nobre, Ana
author_role author
author2 Nobre, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Jardel
Nobre, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos educacionais abertos
Coreografias didáticas
Educação aberta
Tecnologia aberta
Open educational resources
Choreographies of teaching
Open education
Open technology
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Recursos educacionais abertos
Coreografias didáticas
Educação aberta
Tecnologia aberta
Open educational resources
Choreographies of teaching
Open education
Open technology
ODS::04:Educação de Qualidade
description Mestrado em Pedagogia do eLearning
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-21T10:06:44Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12212
url http://hdl.handle.net/10400.2/12212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Garcia, J.L., Nobre, A. (2022). Indagatio Didactica, vol. 14 (1), pp.117-132
1647-3582
https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135106543124480