PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12212 |
Resumo: | Mestrado em Pedagogia do eLearning |
id |
RCAP_887b57a90cffad46a0c9f4a36a4e9513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticasPROSCENIUM: an open educational resource to share and promote choreographies of teachingRecursos educacionais abertosCoreografias didáticasEducação abertaTecnologia abertaOpen educational resourcesChoreographies of teachingOpen educationOpen technologyODS::04:Educação de QualidadeMestrado em Pedagogia do eLearningO conceito e a cultura por detrás da Educação Aberta é abranger o maior número de pes-soas possível de maneira gratuita e acessível. Desse modo, faz-se necessário promover essa cultura dentro das instituições e nas agendas políticas dos governos para que tais ações cheguem até “a linha de frente” da educação: professores e alunos. As suas práticas geralmente estão fundamentadas em planos de aula, os quais, por sua vez, dependendo da sua construção, podem ou não estar adequados ao contexto no qual se inserem. Nesse viés, o presente trabalho consistiu em produzir um Recurso Educacional Aberto (REA), na forma de um software digital online, cujo objetivo é disponibilizar um espaço para a criação colaborativa e compartilhamento de planos de aula em um modelo inovador: o das Coreografias Didáticas - uma poderosa forma de prever, compreender e delinear as aprendizagens necessárias para cada estudante em cada contexto e domínio. O modelo serviu de base para criar o software Proscenium, que foi desenvolvido com a finalidade de contribuir tanto para a Educação Aberta quanto para a disseminação das Coreografias Didáticas, ainda pouco popularizadas em diversas partes do mundo. Já disponibilizado para testes, o Proscenium demonstrou efetividade na concepção do planejamento pedagógico de professores e evidenciou oportunidades de melhoria que auxiliarão na sua configuração como uma tecnologia aberta.The concept and culture behind Open Education is to reach as many people as possible in a free and accessible way. Thus, it is necessary to promote this culture within institutions and in the political agendas of governments so that such actions reach the “front line” of education: teachers and students. Their practices are usually based on lesson plans, which, in turn, depending on their construction, may or may not be suitable for the context in which they are inserted. In this vein, the present paper consisted of producing an OER (in the form of an online digital software) whose objective is to provide a space for the collaborative creation and sharing of lesson plans in an innovative model: the Choreographies of Teaching - a powerful way to predict, understand and delineate the learning needed for each student in each context and domain. The model served as the basis for creating the Proscenium software, which was developed with the aim of contributing both to Open Education and to the dissemination of Choreographies of Teaching, still not very popular in several parts of the world. Already available for testing, Proscenium has demonstrated effectiveness in the design of pedagogical planning for teachers and evidenced opportunities for improvement that will help in its configuration as an open technology.Universidade de AveiroRepositório AbertoGarcia, JardelNobre, Ana2022-09-21T10:06:44Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12212porGarcia, J.L., Nobre, A. (2022). Indagatio Didactica, vol. 14 (1), pp.117-1321647-3582https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29620info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:41:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:32.393439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas PROSCENIUM: an open educational resource to share and promote choreographies of teaching |
title |
PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas |
spellingShingle |
PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas Garcia, Jardel Recursos educacionais abertos Coreografias didáticas Educação aberta Tecnologia aberta Open educational resources Choreographies of teaching Open education Open technology ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas |
title_full |
PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas |
title_fullStr |
PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas |
title_full_unstemmed |
PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas |
title_sort |
PROSCENIUM: um recurso educacional aberto para partilhar e promover as coreografias didáticas |
author |
Garcia, Jardel |
author_facet |
Garcia, Jardel Nobre, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Nobre, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Jardel Nobre, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos educacionais abertos Coreografias didáticas Educação aberta Tecnologia aberta Open educational resources Choreographies of teaching Open education Open technology ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Recursos educacionais abertos Coreografias didáticas Educação aberta Tecnologia aberta Open educational resources Choreographies of teaching Open education Open technology ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Mestrado em Pedagogia do eLearning |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-21T10:06:44Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/12212 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/12212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Garcia, J.L., Nobre, A. (2022). Indagatio Didactica, vol. 14 (1), pp.117-132 1647-3582 https://doi.org/10.34624/id.v14i1.29620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135106543124480 |