O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5320 |
Resumo: | Mestrado em Estudos da Criança Especialização em Educação Musical - Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. |
id |
RCAP_89515c08a91bb8bef2f5eb00901b9b8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5320 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica?Ensino da músicaRegime articuladoEnsino vocacionalEnsino genéricoMestrado em Estudos da Criança Especialização em Educação Musical - Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.O ensino da música nas escolas vocacionais tem vivido, desde a sua integração no sistema geral de ensino (Dec-Lei nº 310/83, de 1 de Julho), duma certa ambiguidade que importa esclarecer. O projecto aqui apresentado pretende clarificar e compreender a função actual do ensino da música em regime articulado no Conservatório do Vale do Sousa, com o objectivo de contribuir para a construção de uma escola cada vez mais enraizada, solidificada, capaz de responder positivamente às reais necessidades da sua comunidade social. Contextualizada a escola de música e enquadrada a sua problemática, foram seleccionadas as respectivas amostras: Direcção Administrativa, pessoal docente, alunos, pais e encarregados de educação. Procedeu-se também a uma retrospectiva histórica da temática em estudo. A metodologia utilizada inseriu-se na estratégia de pesquisa de estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados seleccionados foram os seguintes: grupo de foco, questionário e análise documental. A análise e interpretação dos dados caracterizou-se por uma leitura descritiva e interpretativa das diversas informações obtidas, respeitando os diferentes métodos de recolha e adoptando por base uma abordagem simultaneamente qualitativa e quantitativa. A interpretação dos dados permitiu a obtenção da síntese e das conclusões. Neste contexto, o Ensino da Música em Regime Articulado no Conservatório do Vale do Sousa insere-se no âmbito do ensino artístico especializado da música e difere do ensino artístico genérico pela sua qualidade. O ensino artístico genérico da música, por sua vez, não responde às necessidades de formação dos dias actuais, justificando totalmente a existência da escola e a respectiva opção pelo regime de ensino articulado, independentemente da área de opção vocacional futura dos alunos. O Projecto Educativo da escola enquadra-se, de facto, nas necessidades da região e o regime articulado é o melhor modelo de frequência, concorrendo para o processo de democratização do ensino da música. Assim sendo, o Conservatório desempenha um papel muito importante no desenvolvimento sócio-cultural da região, através da dupla importância: formação/educação geral, formação especializada. Relativamente à função desempenhada, constata-se que o ensino da música em regime articulado cumpre várias funções: a função genérica (maioritariamente), a função vocacional (apenas para alguns alunos), e a até a função recreativa. Não obstante estas funções coabitarem, a dupla função vocacional/genérica assume um protagonismo evidente.Universidade do Minho, Instituto de Estudos da CriançaVieira, Maria Helena Gonçalves LealBiblioteca Digital do IPBRibeiro, António José Pacheco2011-06-22T10:00:51Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5320porPacheco, António (2008). O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica? Braga: Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:14:30Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:53.583721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica? |
title |
O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica? |
spellingShingle |
O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica? Ribeiro, António José Pacheco Ensino da música Regime articulado Ensino vocacional Ensino genérico |
title_short |
O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica? |
title_full |
O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica? |
title_fullStr |
O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica? |
title_full_unstemmed |
O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica? |
title_sort |
O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica? |
author |
Ribeiro, António José Pacheco |
author_facet |
Ribeiro, António José Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Maria Helena Gonçalves Leal Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, António José Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Regime articulado Ensino vocacional Ensino genérico |
topic |
Ensino da música Regime articulado Ensino vocacional Ensino genérico |
description |
Mestrado em Estudos da Criança Especialização em Educação Musical - Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2011-06-22T10:00:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5320 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pacheco, António (2008). O ensino da música em regime articulado no conservatório do Vale do Sousa: função vocacional ou genérica? Braga: Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135196024406016 |