As lógicas de ação da atividade de acompanhamento da ação educativa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Maria Borges Dias dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32208
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_8993ae6bcc61367abe59c1839b43c2d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As lógicas de ação da atividade de acompanhamento da ação educativa da Inspeção-Geral da Educação e CiênciaAcompanhamento pedagógicoInspectorInspecção escolarLógicas de acção - trabalhoPolítica educativaRelatórios de estágio de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório reporta o estágio curricular desenvolvido na Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, na área de especialização de Organização e Gestão da Educação e Formação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Nele refletimos sobre as atividades realizadas no âmbito da Equipa Multidisciplinar da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário (EMEE) e das Atividades Internacionais. Para além de uma análise organizacional da IGEC, segundo uma perspetiva política à luz da teoria social, o relatório contém, ainda, uma caracterização da IGEC e do trabalho do Inspetor, em que analisamos, refletindo sobre a diversidade de atividades e as competências mobilizadas, bem como a formação inicial e contínua dos inspetores. O projeto de investigação desenvolvido consistiu em estudar as lógicas de ação da atividade de Acompanhamento da Ação Educativa (atividade da IGEC, integrante do programa de Acompanhamento), tomando como referência as perceções descritivas e avaliativas dos inspetores. Os resultados permitiram identificar lógicas de capacitação, de compromisso e de prestação de contas recetiva e, também, Cívica- Cidadã que derivam, essencialmente, de um modo de regulação pós-burocrático e dos seus modelos de governança.This report reports to the internship developed at the General Inspection of Education and Science (IGEC), within the scope of the Master in Education and Training, in the area of specialization of Organization and Management of Education and Training, at the Institute of Education of the University of Lisbon. In it we reflect on the activities carried out within the scope of the Multidisciplinary Team of Pre-School Education and Basic and Secondary Education (EMEE) and International Activities. In addition to an organizational analysis of the IGEC, according to a political perspective in the light of social theory, the report also contains a characterization of IGEC and the Inspector's work, in which we analyze, reflecting on the diversity of activities and on the skills that these activities mobilize, as well as initial and continuous training of inspectors. The research project developed consisted in studying the logics of action of the Activity of Accompaniment of Educational Action (IGEC activity, part of the Monitoring program), taking as reference the descriptive and evaluative perceptions of the inspectors. The results allowed the identification of capacitation, commitment and accountability, as well as Civic-Citizen logics that derive, essentially, from a post-bureaucratic mode of regulation and its models of governance.Costa, EstelaRepositório da Universidade de LisboaReis, Maria Borges Dias dos2018-03-07T12:49:44Z20172017-11-102017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32208TID:201912872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:30.032646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As lógicas de ação da atividade de acompanhamento da ação educativa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
title As lógicas de ação da atividade de acompanhamento da ação educativa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
spellingShingle As lógicas de ação da atividade de acompanhamento da ação educativa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
Reis, Maria Borges Dias dos
Acompanhamento pedagógico
Inspector
Inspecção escolar
Lógicas de acção - trabalho
Política educativa
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As lógicas de ação da atividade de acompanhamento da ação educativa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
title_full As lógicas de ação da atividade de acompanhamento da ação educativa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
title_fullStr As lógicas de ação da atividade de acompanhamento da ação educativa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
title_full_unstemmed As lógicas de ação da atividade de acompanhamento da ação educativa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
title_sort As lógicas de ação da atividade de acompanhamento da ação educativa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
author Reis, Maria Borges Dias dos
author_facet Reis, Maria Borges Dias dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Estela
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Maria Borges Dias dos
dc.subject.por.fl_str_mv Acompanhamento pedagógico
Inspector
Inspecção escolar
Lógicas de acção - trabalho
Política educativa
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Acompanhamento pedagógico
Inspector
Inspecção escolar
Lógicas de acção - trabalho
Política educativa
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-11-10
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-07T12:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32208
TID:201912872
url http://hdl.handle.net/10451/32208
identifier_str_mv TID:201912872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134401719697408