O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28865 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_8a179be30db62f6050e5c7dda650a113 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28865 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa373.2Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarNo presente relatório de estágio, desenvolvido no decorrer da prática de ensino supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, é apresentada a intervenção pedagógica realizada no âmbito de duas dimensões pedagógicas - Espaço e Materiais Pedagógicos e Rotina Pedagógica, em contexto de Creche e em contexto de Jardim de Infância. Neste relatório pode-se observar o percurso do projeto de intervenção que se iniciou com a observação do frágil investimento ao nível das dimensões pedagógicas referidas anteriormente e a partir dessas observações se refletiu e delineou estratégias com vista à sua evolução. Nesta linha de pensamento, tanto na Creche como no Jardim de Infância se procedeu ao mesmo percurso, apenas com algumas especificidades caraterísticas de cada valência. Assim, o projeto iniciou-se com a (re) organização do espaço e etiquetagem, em seguida procedeu-se à (re) organização, reapetrechamento e etiquetagem dos materiais, terminando com o trabalho integrado e gradual da inclusão e desenvolvimento do tempo de escolha livre (na creche) e do ciclo planear-fazer-rever (no jardim de infância). Para sustentar esta projeto de intervenção pedagógica recorreu-se à metodologia da Investigação-ação que auxiliou na integração e resposta constante do projeto ao grupo de crianças, havendo um trabalho constante de reflexão-ação-reflexão ao longo de todo o projeto. Por fim, no final deste projeto de intervenção pedagógica é possível concluir que a organização do espaço e dos materiais pedagógicos, bem como um tempo na rotina diária consistente permitiu o desenvolvimento de aprendizagens ativas, o tempo de escolha livre na Creche e o ciclo planear-fazerrever no Jardim de Infância, assumem um papel central para a construção de um ambiente educativo de qualidade e, naturalmente, para o sucesso das crianças. Enfim, o projeto realizado permitiu evidenciar a importância destas dimensões pedagógicas, no processo de construção da aprendizagem das crianças, sendo fortes influenciadoras no seu desenvolvimento.In this internship report , developed in the course of teaching practice supervised, integrated into Preschool Education Master’s Degree , is displayed the pedagogical intervention carried out in two educational dimensions - Space and Pedagogical Materials and Routine Teaching in nursery’s context and in the Kindergarten’s context. As you look into this report, you can follow the route of the intervention’s project that began by observing some of the gaps in the pedagogical dimensions mentioned above, as well as identify a set of strategies to improve the situation. Thus, the Nursery and the Kindergarten held a similar route, with only some specific features of each valence. The project began with the (re) organization of space and its identification. Then, the next step was proceeding to the (re) organization, refurbishment and labeling of the materials. The final step was finishing this project with integrated work and gradual integration, and finally, the development of free choice’s time ( in the nursery ) and the line-up “plan - do – review” ( in kindergarten ) . To support this pedagogical intervention project we used the research’s methodology - action that has helped the integration and constant response of the project to all the participants’ needs, with a constant work of “reflection - action-reflection” throughout the project. At the end of this pedagogical intervention project, it is possible to conclude that the space’s organization and teaching materials as well as a consistent free choice’s time in a daily routine allowed the development of active learning. The time of free choice in the Nursery and the line-up “plan - do – review” in Kindergarten, play a central role in building a quality educational environment and, of course, contribute to the children’s success. The project has allowed us to demonstrate the importance of these pedagogical dimensions when it comes to the children’s learning construction, being powerful influencers of its development.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoCunha, Lisete Carina da Silva20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28865por201471620info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:14.221630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa |
title |
O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa |
spellingShingle |
O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa Cunha, Lisete Carina da Silva 373.2 |
title_short |
O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa |
title_full |
O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa |
title_fullStr |
O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa |
title_full_unstemmed |
O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa |
title_sort |
O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa |
author |
Cunha, Lisete Carina da Silva |
author_facet |
Cunha, Lisete Carina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parente, Maria Cristina Cristo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Lisete Carina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
373.2 |
topic |
373.2 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28865 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201471620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132749092618240 |