Planeamento Estratégico de Marketing em Equipamentos Culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Carlos Filipe Viseu Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6467
Resumo: Estudos e notícias recentes dão conta de um crescente destaque do setor cultural no atual panorama económico, isto em contraposição ao decrescente investimento financeiro público (patente nos sucessivos Orçamentos de Estado) que tem vindo a ser alocado a este setor, nomeadamente no domínio teatral, o que influencia drasticamente a dinâmica programática dos equipamentos culturais, bem como o trabalho dos criadores artísticos que atuam neste subsetor. A aplicação das ciências empresariais (neste caso do marketing) ao setor artístico, ainda que nem sempre muito aproveitada, ganha ênfase no âmbito de atuação das equipas de direção dos mesmos equipamentos, tendo em conta a necessidade de financiamento por via do mercado. O presente trabalho segue, assim, uma filosofia e a abordagem de ferramentas de marketing no domínio cultural, nomeadamente no que concerne ao processo de planeamento estratégico levado a cabo pelos equipamentos teatrais. Esse planeamento tem em vista o desenho e implementação de ações de marketing que visem a captação e fidelização dos públicos, através de uma perspetiva relacional dos mesmos. Em termos genéricos, os objetivos deste trabalho passam, numa primeira instância, por abordar a lógica de planeamento estratégico, bem como as ferramentas de marketing aplicáveis ao setor cultural, e, num segundo plano, o de apurar e elencar um conjunto de ações que constituem “boas práticas” no âmbito da captação e fidelização de Públicos. Por fim, e em virtude da investigação empírica, ir-se-á averiguar se o equipamento teatral em estudo, um dos mais relevantes Teatros Nacionais que atuam no domínio das artes performativas (Teatro Nacional São João) aplica as ferramentas de marketing relacional abordadas no sentido de angariar e fidelizar os seus públicos. Concluir-se-á que algumas das ações de marketing levadas a cabo por este equipamento convergem com os planos de ação que são implementadas por outros equipamentos no panorama internacional, ações essas que são consideradas boas práticas neste setor no âmbito da captação e fidelização de públicos.
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A aplicação das ciências empresariais (neste caso do marketing) ao setor artístico, ainda que nem sempre muito aproveitada, ganha ênfase no âmbito de atuação das equipas de direção dos mesmos equipamentos, tendo em conta a necessidade de financiamento por via do mercado. O presente trabalho segue, assim, uma filosofia e a abordagem de ferramentas de marketing no domínio cultural, nomeadamente no que concerne ao processo de planeamento estratégico levado a cabo pelos equipamentos teatrais. Esse planeamento tem em vista o desenho e implementação de ações de marketing que visem a captação e fidelização dos públicos, através de uma perspetiva relacional dos mesmos. Em termos genéricos, os objetivos deste trabalho passam, numa primeira instância, por abordar a lógica de planeamento estratégico, bem como as ferramentas de marketing aplicáveis ao setor cultural, e, num segundo plano, o de apurar e elencar um conjunto de ações que constituem “boas práticas” no âmbito da captação e fidelização de Públicos. Por fim, e em virtude da investigação empírica, ir-se-á averiguar se o equipamento teatral em estudo, um dos mais relevantes Teatros Nacionais que atuam no domínio das artes performativas (Teatro Nacional São João) aplica as ferramentas de marketing relacional abordadas no sentido de angariar e fidelizar os seus públicos. Concluir-se-á que algumas das ações de marketing levadas a cabo por este equipamento convergem com os planos de ação que são implementadas por outros equipamentos no panorama internacional, ações essas que são consideradas boas práticas neste setor no âmbito da captação e fidelização de públicos.Studies and recent news report an increasing emphasis of the cultural sector in the current economic climate, this in contrast to the decreasing public financial investment (reflected in successive State Budgets) that have been allotted to this sector, particularly in the theatrical domain (which dramatically influences the programmatic dynamics of cultural institutions, as well as the work of artistic creators who work in this subsector). The application of business sciences (in this case marketing) to the artistic sector, although underdeveloped, gains emphasis on the scope of action of the direction teams of the same equipment, taking into account the need for funding through the market. Therefore, this research seeks to study the application of marketing’s philosophy and tools to the cultural field, particularly with regard to the strategic planning process carried out by theater equipment. This planning aims the design and implementation of marketing initiatives which purposes are attracting and retaining public through a relational approach. In general terms, the objectives of this research pass by, in a first instance, approaching the planning logic as well as the marketing tools applicable to the cultural sector, and, in a second plan, to ascertain and rank a set of actions that are considered "good practices" in what concerns to the acquisition and retention of art audiences. Finally, and in the course of the empirical research, will be determined whether the theatrical institution being studied, one of the major national theaters operating in the field of performing arts (São João National Theatre) applies the relational marketing tools discussed in order to garner and retain their audiences. It will be concluded that some of the marketing activities carried out by this Theatre converge with the plans of action that are implemented by other equipment on the international scene, actions which are considered good practice in this sector in the context of attracting new audiences and retaining current audiences.Paço, Arminda Maria Finisterra doVasconcelos, Maria JoãouBibliorumPinto, Carlos Filipe Viseu Alves2018-11-22T16:45:29Z2015-10-22015-11-092015-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6467TID:201646382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:11.194198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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