As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Márcia Cecília
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11022
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8b2baf91c9c7acf364669cad510e4639
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino BásicoMetodologia de trabalho de projetoAprendizagem ativaProject based learningActive learningRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito do trabalho desenvolvido na unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que decorreu no 2º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório final contempla a reflexão sobre todo o processo da prática pedagógica e a apresentação do estudo investigativo. A prática pedagógica foi realizada em dois contextos distintos sendo o primeiro no 2ºCEB, nas áreas curriculares de Matemática e Ciências da Natureza, e o segundo numa instituição privada do 1º CEB, tendo este último contexto servido de base para o presente estudo. O estudo teve como objetivo geral identificar as perceções dos professores sobre as potencialidades e as fragilidades da Metodologia de Trabalho Projeto no 1ºCEB. A escolha deste tema foi motivada pelas práticas pedagógicas implementadas nos contextos de estágios e o interesse pessoal em saber mais relativamente ao tema, de forma a implementar no futuro processos de ensino e aprendizagem de qualidade e adequados ao atual paradigma do ensino. Utilizou-se uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semiestruturada a quatro docentes do 1ºCEB como técnica de recolha de dados. Esta entrevista serviu como o meio principal para perceber quais as caraterísticas gerais da MTP, de que forma é feita a sua implementação e que tipo de articulação existe com outros agentes educativos. Estes temas foram fundamentais para a obtenção dos resultados específicos, permitindo afirmar que, para estes professores, as potencialidades se sobrepõem de um modo geral às fragilidades da MTP.ABSTRACT The following research reports the work developed on the Curricular Subject of the Supervised Teaching Practice II (STP II) that occurred on the 2nd year of the master’s degree for Elementary School Teaching and Primary School Teaching of Mathematics and Science. This final report contains my thoughts about all the process of the teaching methodology and the presentation of my investigative study. The study’s general objective was to identify the main strengths and weaknesses of the Project Based Learning methodology on the elementary school from the teacher’s sight. This subject choice was done in order to study the different teaching methods and was motivated by my personal interest on knowing more about Project Based Learning and in which ways we can implement a quality and pruned teaching to the current paradigm. It is used a qualitative methodology with the semi-structured interview of four teachers of the elementary grades as an instrument to gather the data. Those interviews enabled us to understand which the global characteristics of the PBL are, in which way it can be implemented, and which interactions exists with the other teaching agents. Those topics were fundamental for obtaining the specific results, letting us claim that for those teachers on a general term, the strengths of the PBL overlap the weaknesses.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaLeite, TeresaRCIPLDias, Márcia Cecília2020-01-21T16:27:50Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11022TID:202334953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:21.582221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico
title As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico
Dias, Márcia Cecília
Metodologia de trabalho de projeto
Aprendizagem ativa
Project based learning
Active learning
title_short As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort As perceções dos professores sobre as potencialidades e fragilidades da metodologia de trabalho de projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Dias, Márcia Cecília
author_facet Dias, Márcia Cecília
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Márcia Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projeto
Aprendizagem ativa
Project based learning
Active learning
topic Metodologia de trabalho de projeto
Aprendizagem ativa
Project based learning
Active learning
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
2019-07-18T00:00:00Z
2020-01-21T16:27:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11022
TID:202334953
url http://hdl.handle.net/10400.21/11022
identifier_str_mv TID:202334953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459838402560