Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11327 |
Resumo: | O atual documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico, está inserido na unidade curricular de “Estágio”, que por sua vez se integra no 2.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Estágio este, realizado na Escola Básica do Vale de São Torcato, no ano letivo 2020/2021. O Estágio Pedagógico é a mais importante etapa do plano de estudos de um futuro professor. Finda uma época, consolidando e agregando na prática e em contexto real competências e capacidades próprias da docência em Educação Física (neste caso), que preparam o ingresso na profissão. Este relatório tem como propósito descrever, de forma reflexiva e crítica, o Estágio Pedagógico da professora estagiária Andreia Fernandes e mostrar as implicações do mesmo para o seu desenvolvimento enquanto futura docente de Educação Física. O relatório estabelece-se em seis esferas: enquadramento, desenvolvimento e tarefas de estágio, prática de ensino supervisionada – reflexão e consequências para o processo de formação, Covid-19 – reflexão e consequências para o processo de formação, atividades escolares desenvolvidas pelo grupo de Educação Física, reflexão e considerações finais acerca do Estágio Pedagógico. Este relatório iniciará com um breve resumo sobre o percurso da professora estagiária até ao momento atual. Seguidamente, será apresentado o contexto em que foi realizado o estágio, os recursos, as pessoas envolvidas, as tarefas desenvolvidas, a prática pedagógica propriamente dita e a situação pandémica atual, apresentando, perante tudo isto, a forma como se atuou, os problemas encontrados, as dificuldades/dúvidas e estratégias utilizadas para as ultrapassar, qual o resultado dessas estratégias e o que foi feito perante o mesmo. Depois, será exposta a participação da professora estagiária nas atividades escolares e qual foi a contribuição destas para a sua formação, terminando com uma síntese de todo o processo de estágio. |
id |
RCAP_8b8c20de8fcd8febdd3f4cd72b1ad0b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11327 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoPrática de Ensino SupervisionadaO atual documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico, está inserido na unidade curricular de “Estágio”, que por sua vez se integra no 2.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Estágio este, realizado na Escola Básica do Vale de São Torcato, no ano letivo 2020/2021. O Estágio Pedagógico é a mais importante etapa do plano de estudos de um futuro professor. Finda uma época, consolidando e agregando na prática e em contexto real competências e capacidades próprias da docência em Educação Física (neste caso), que preparam o ingresso na profissão. Este relatório tem como propósito descrever, de forma reflexiva e crítica, o Estágio Pedagógico da professora estagiária Andreia Fernandes e mostrar as implicações do mesmo para o seu desenvolvimento enquanto futura docente de Educação Física. O relatório estabelece-se em seis esferas: enquadramento, desenvolvimento e tarefas de estágio, prática de ensino supervisionada – reflexão e consequências para o processo de formação, Covid-19 – reflexão e consequências para o processo de formação, atividades escolares desenvolvidas pelo grupo de Educação Física, reflexão e considerações finais acerca do Estágio Pedagógico. Este relatório iniciará com um breve resumo sobre o percurso da professora estagiária até ao momento atual. Seguidamente, será apresentado o contexto em que foi realizado o estágio, os recursos, as pessoas envolvidas, as tarefas desenvolvidas, a prática pedagógica propriamente dita e a situação pandémica atual, apresentando, perante tudo isto, a forma como se atuou, os problemas encontrados, as dificuldades/dúvidas e estratégias utilizadas para as ultrapassar, qual o resultado dessas estratégias e o que foi feito perante o mesmo. Depois, será exposta a participação da professora estagiária nas atividades escolares e qual foi a contribuição destas para a sua formação, terminando com uma síntese de todo o processo de estágio.This document is part of the Pedagogical Internship, is inserted in the curricular unit of “Internship”, which in turn is integrated in the second cycle of studies leading to the degree of Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. This internship took place at Escola Básica do Vale de São Torcato, in the school year 2020/2021. The Pedagogical Internship is the most important stage in the study plan of a future teacher. At the end of a period, it consolidates and aggregates in practice and in a real context the competences and capacities proper of the teaching in Physical Education (in this case), which prepare the entrance in the profession. The purpose of this report is to describe, in a reflective and critical way, the Pedagogical Internship of the intern teacher Andreia Fernandes and show its implications for her development as a future teacher of Physical Education. The report is established in six spheres: framework, development and internship tasks, supervised teaching practice - reflection and consequences for the training process, Covid-19 - reflection and consequences for the training process, school activities developed by the Physical Education group, reflection and final considerations about the Pedagogical Internship. It will be made a brief outline of the intern teacher’s path till this point. Then, it will be made some considerations about the context in which the internship was carried out, the resources, the people involved, the tasks developed, the pedagogical practice itself and the current pandemic situation, presenting, in the light of all this, how the intern teacher acted, the problems encountered, difficulties/doubts and strategies used to overcome them, what was the result of these strategies and what was done in the face of it. Afterwards, it will be exposed the participation of the intern teacher in school activities and what was their contribution to her training, ending with a synthesis of the whole internship process.2022-07-22T14:23:31Z2022-06-06T00:00:00Z2022-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11327porFernandes, Andreia Raquel Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:39.984063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Fernandes, Andreia Raquel Monteiro Estágio pedagógico Prática de Ensino Supervisionada |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Fernandes, Andreia Raquel Monteiro |
author_facet |
Fernandes, Andreia Raquel Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Andreia Raquel Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Prática de Ensino Supervisionada |
topic |
Estágio pedagógico Prática de Ensino Supervisionada |
description |
O atual documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico, está inserido na unidade curricular de “Estágio”, que por sua vez se integra no 2.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Estágio este, realizado na Escola Básica do Vale de São Torcato, no ano letivo 2020/2021. O Estágio Pedagógico é a mais importante etapa do plano de estudos de um futuro professor. Finda uma época, consolidando e agregando na prática e em contexto real competências e capacidades próprias da docência em Educação Física (neste caso), que preparam o ingresso na profissão. Este relatório tem como propósito descrever, de forma reflexiva e crítica, o Estágio Pedagógico da professora estagiária Andreia Fernandes e mostrar as implicações do mesmo para o seu desenvolvimento enquanto futura docente de Educação Física. O relatório estabelece-se em seis esferas: enquadramento, desenvolvimento e tarefas de estágio, prática de ensino supervisionada – reflexão e consequências para o processo de formação, Covid-19 – reflexão e consequências para o processo de formação, atividades escolares desenvolvidas pelo grupo de Educação Física, reflexão e considerações finais acerca do Estágio Pedagógico. Este relatório iniciará com um breve resumo sobre o percurso da professora estagiária até ao momento atual. Seguidamente, será apresentado o contexto em que foi realizado o estágio, os recursos, as pessoas envolvidas, as tarefas desenvolvidas, a prática pedagógica propriamente dita e a situação pandémica atual, apresentando, perante tudo isto, a forma como se atuou, os problemas encontrados, as dificuldades/dúvidas e estratégias utilizadas para as ultrapassar, qual o resultado dessas estratégias e o que foi feito perante o mesmo. Depois, será exposta a participação da professora estagiária nas atividades escolares e qual foi a contribuição destas para a sua formação, terminando com uma síntese de todo o processo de estágio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-22T14:23:31Z 2022-06-06T00:00:00Z 2022-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11327 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137132727500800 |