Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa Baptista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Ana Lúcia da Mata Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24527
Resumo: O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, incidindo no processo de formação inicial da mestranda, sendo este uma das condições necessárias para obter o grau de Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014, de 19 de dezembro. Este documento apresenta o percurso formativo desenvolvido nas valências da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando os referentes teóricos e legais para as práticas desenvolvidas, de forma a espelhar uma ação que visou promover práticas significativas e a aprendizagem holística dos alunos, no sentido de uma construção de identidade profissional. Além disso, o trabalho colaborativo entre os diferentes intervenientes do processo educativo será também realçado, uma vez que contribuiu para a melhoria da prática pedagógica. Para tal, contribuíram as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, que permitiram a adequação de propostas fundamentadas e inclusivas que vão ao encontro das necessidades e interesses das crianças. As atividades dinamizadas ao longo da PES, sob uma base socio construtivista, tiveram como principal objetivo colocar a criança no centro da ação, promovendo aprendizagens significativas, o desenvolvimento do currículo atual e a formação de cidadãos nesta nova era, de forma integral. O percurso apresentado ao longo do documento contribuiu para o crescimento pessoal e profissional com vista à construção de uma identidade profissional do docente de perfil duplo.
id RCAP_8be6094d5f0c846c112375e8cc9b1ba1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa BaptistaDiferenciação pedagógicaDesenvolvimento holísticoInvestigação-açãoMetodologia de trabalho de projetoTrabalho colaborativoPedagogical differentiationHolistic developmentAction researchProject work methodologyCollaborative workCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, incidindo no processo de formação inicial da mestranda, sendo este uma das condições necessárias para obter o grau de Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014, de 19 de dezembro. Este documento apresenta o percurso formativo desenvolvido nas valências da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando os referentes teóricos e legais para as práticas desenvolvidas, de forma a espelhar uma ação que visou promover práticas significativas e a aprendizagem holística dos alunos, no sentido de uma construção de identidade profissional. Além disso, o trabalho colaborativo entre os diferentes intervenientes do processo educativo será também realçado, uma vez que contribuiu para a melhoria da prática pedagógica. Para tal, contribuíram as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, que permitiram a adequação de propostas fundamentadas e inclusivas que vão ao encontro das necessidades e interesses das crianças. As atividades dinamizadas ao longo da PES, sob uma base socio construtivista, tiveram como principal objetivo colocar a criança no centro da ação, promovendo aprendizagens significativas, o desenvolvimento do currículo atual e a formação de cidadãos nesta nova era, de forma integral. O percurso apresentado ao longo do documento contribuiu para o crescimento pessoal e profissional com vista à construção de uma identidade profissional do docente de perfil duplo.The present document arises within the scope of the Supervised Educational Practice Course, integrated into the curriculum of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education Teaching at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, focusing on the initial training process of the master's student. This is one of the necessary conditions for obtaining the Master's degree, in accordance with Decree-Law No. 79/2014, dated December 19th. This document presents the formative journey developed in the areas of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, mobilizing theoretical and legal references for the practices carried out in order to reflect actions aimed at promoting meaningful practices and holistic student learning, towards the construction of a professional identity. Furthermore, collaborative work among the various participants in the educational process will also be highlighted, as it contributed to the improvement of pedagogical practice. To achieve this, the stages of Action Research Methodology contributed, enabling the adaptation of well-founded and inclusive proposals that meet the needs and interests of children. The activities carried out throughout the Supervised Educational Practice, based on a socio-constructivist foundation, had the main objective of placing the child at the center of action, promoting meaningful learning, the development of the current curriculum, and the holistic formation of citizens in this new era. The journey presented throughout this document has contributed to personal and professional growth, aiming to build a professional identity for the dual-profile teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoTeixeira, Maria Cândida MotaQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesDias, Joana Ortigão de Oliveira MatosFérias, Ana Rita MoutinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBaptista, Ana Lúcia da Mata Sousa2024-01-18T15:00:57Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24527TID:203474775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:43.349748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa Baptista
title Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa Baptista
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa Baptista
Baptista, Ana Lúcia da Mata Sousa
Diferenciação pedagógica
Desenvolvimento holístico
Investigação-ação
Metodologia de trabalho de projeto
Trabalho colaborativo
Pedagogical differentiation
Holistic development
Action research
Project work methodology
Collaborative work
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa Baptista
title_full Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa Baptista
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa Baptista
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa Baptista
title_sort Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada de Ana Lúcia da Mata Sousa Baptista
author Baptista, Ana Lúcia da Mata Sousa
author_facet Baptista, Ana Lúcia da Mata Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Cândida Mota
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos
Férias, Ana Rita Moutinho
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Ana Lúcia da Mata Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação pedagógica
Desenvolvimento holístico
Investigação-ação
Metodologia de trabalho de projeto
Trabalho colaborativo
Pedagogical differentiation
Holistic development
Action research
Project work methodology
Collaborative work
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diferenciação pedagógica
Desenvolvimento holístico
Investigação-ação
Metodologia de trabalho de projeto
Trabalho colaborativo
Pedagogical differentiation
Holistic development
Action research
Project work methodology
Collaborative work
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, incidindo no processo de formação inicial da mestranda, sendo este uma das condições necessárias para obter o grau de Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014, de 19 de dezembro. Este documento apresenta o percurso formativo desenvolvido nas valências da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando os referentes teóricos e legais para as práticas desenvolvidas, de forma a espelhar uma ação que visou promover práticas significativas e a aprendizagem holística dos alunos, no sentido de uma construção de identidade profissional. Além disso, o trabalho colaborativo entre os diferentes intervenientes do processo educativo será também realçado, uma vez que contribuiu para a melhoria da prática pedagógica. Para tal, contribuíram as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, que permitiram a adequação de propostas fundamentadas e inclusivas que vão ao encontro das necessidades e interesses das crianças. As atividades dinamizadas ao longo da PES, sob uma base socio construtivista, tiveram como principal objetivo colocar a criança no centro da ação, promovendo aprendizagens significativas, o desenvolvimento do currículo atual e a formação de cidadãos nesta nova era, de forma integral. O percurso apresentado ao longo do documento contribuiu para o crescimento pessoal e profissional com vista à construção de uma identidade profissional do docente de perfil duplo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-18T15:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24527
TID:203474775
url http://hdl.handle.net/10400.22/24527
identifier_str_mv TID:203474775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137055022776320