Relatório de prática educativa supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Vânia Edite Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11801
Resumo: O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar. Nele estão descritas e analisadas as ações mais relevantes para o meu processo de desenvolvimento profissional. O trabalho apresentado neste documento reflete atividades desenvolvidas no âmbito dos estágios em contexto de creche e de educação pré-escolar. Foram valorizadas as atividades de cariz exploratório como sejam a exploração de um tapete sensorial, o jogo heurístico e as atividades de cariz experimental realizados no âmbito da metodologia de trabalho de projeto. Estas atividades foram consideradas fundamentais na medida em que foi privilegiado um ambiente de aprendizagem pela ação, pois as crianças adquirem mais competências quando agem sobre os objetos, quando os manipulam. A par com este trabalho foram desenvolvidas na creche atividades para trabalhar os medos das crianças, com o intuito de responder a uma necessidade emergente. Sendo algo natural em crianças pequenas, é importante que sejam abordados e desconstruídos para que as crianças se sintam mais confiantes, tornando-se mais autónomas. Todo o processo demonstrado ao longo do presente trabalho é fruto de uma profunda reflexão sobre as ações desenvolvidas, bem como das atividades implementadas com vista ao aprimoramento da minha atividade profissional no futuro.
id RCAP_c38baa825fa4238e4cacb4fd2be1bcdb
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática educativa supervisionadaManipulaçãoDiferenciação pedagógicaReflexãoTrabalho de projetoManipulationPedagogical differentiationReflectionProject workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar. Nele estão descritas e analisadas as ações mais relevantes para o meu processo de desenvolvimento profissional. O trabalho apresentado neste documento reflete atividades desenvolvidas no âmbito dos estágios em contexto de creche e de educação pré-escolar. Foram valorizadas as atividades de cariz exploratório como sejam a exploração de um tapete sensorial, o jogo heurístico e as atividades de cariz experimental realizados no âmbito da metodologia de trabalho de projeto. Estas atividades foram consideradas fundamentais na medida em que foi privilegiado um ambiente de aprendizagem pela ação, pois as crianças adquirem mais competências quando agem sobre os objetos, quando os manipulam. A par com este trabalho foram desenvolvidas na creche atividades para trabalhar os medos das crianças, com o intuito de responder a uma necessidade emergente. Sendo algo natural em crianças pequenas, é importante que sejam abordados e desconstruídos para que as crianças se sintam mais confiantes, tornando-se mais autónomas. Todo o processo demonstrado ao longo do presente trabalho é fruto de uma profunda reflexão sobre as ações desenvolvidas, bem como das atividades implementadas com vista ao aprimoramento da minha atividade profissional no futuro.This report came within the scope of the MSc in Pre-School Education. It describes the actions that I consider most relevant to my professional development process. The work presented in this document reflects activities developed in the context of the stages in the context of day care and pre-school. Exploratory activities such as the exploration of a sensorial carpet, the heuristic game and the experimental activities carried out within the framework of the Project Work Methodology were valued. These activities were considered fundamental in that an action learning environment was privileged because children acquire more skills when they act on objects when they manipulate them. Along with this work, a project was developed in the nursery about how to deal with children's fears, in order to respond to an emerging need in day care valency. Being natural in young children, it is important that they be addressed and deconstructed so that children feel more confident and more autonomous. The whole process demonstrated throughout the present work is the result of a deep reflection on the actions developed, as well as the activities implemented with a view to improving my professional activity in the future.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBaptista, Vânia Edite Vieira2018-07-30T11:49:18Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11801TID:201976943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:07.262835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática educativa supervisionada
title Relatório de prática educativa supervisionada
spellingShingle Relatório de prática educativa supervisionada
Baptista, Vânia Edite Vieira
Manipulação
Diferenciação pedagógica
Reflexão
Trabalho de projeto
Manipulation
Pedagogical differentiation
Reflection
Project work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de prática educativa supervisionada
title_full Relatório de prática educativa supervisionada
title_fullStr Relatório de prática educativa supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de prática educativa supervisionada
title_sort Relatório de prática educativa supervisionada
author Baptista, Vânia Edite Vieira
author_facet Baptista, Vânia Edite Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Vânia Edite Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Manipulação
Diferenciação pedagógica
Reflexão
Trabalho de projeto
Manipulation
Pedagogical differentiation
Reflection
Project work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Manipulação
Diferenciação pedagógica
Reflexão
Trabalho de projeto
Manipulation
Pedagogical differentiation
Reflection
Project work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar. Nele estão descritas e analisadas as ações mais relevantes para o meu processo de desenvolvimento profissional. O trabalho apresentado neste documento reflete atividades desenvolvidas no âmbito dos estágios em contexto de creche e de educação pré-escolar. Foram valorizadas as atividades de cariz exploratório como sejam a exploração de um tapete sensorial, o jogo heurístico e as atividades de cariz experimental realizados no âmbito da metodologia de trabalho de projeto. Estas atividades foram consideradas fundamentais na medida em que foi privilegiado um ambiente de aprendizagem pela ação, pois as crianças adquirem mais competências quando agem sobre os objetos, quando os manipulam. A par com este trabalho foram desenvolvidas na creche atividades para trabalhar os medos das crianças, com o intuito de responder a uma necessidade emergente. Sendo algo natural em crianças pequenas, é importante que sejam abordados e desconstruídos para que as crianças se sintam mais confiantes, tornando-se mais autónomas. Todo o processo demonstrado ao longo do presente trabalho é fruto de uma profunda reflexão sobre as ações desenvolvidas, bem como das atividades implementadas com vista ao aprimoramento da minha atividade profissional no futuro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30T11:49:18Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11801
TID:201976943
url http://hdl.handle.net/10400.22/11801
identifier_str_mv TID:201976943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131415368957952