O treino funcional no desenvolvimento da aptidão física dos alunos do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Fernando de Madureira Ferrás da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7971
Resumo: A Educação Física tem como desígnio o desenvolvimento dos discentes, quer a nível físico, quer motor, sem descurar as habilidades motoras e desportivas. O Treino Funcional aplicado em contexto escolar, nomeadamente, em alunos do ensino secundário, poderá ser um recurso válido no desenvolvimento da aptidão física, designadamente nas capacidades motoras. Tivemos como objetivo avaliar o efeito de um programa de treino funcional, durante as aulas de educação física, no desenvolvimento da aptidão física dos alunos, de ambos os sexos, do ensino secundário. O estudo desenvolveu-se com cinquenta e dois alunos, com idades compreendidas entre os quinze e dezassete anos, distribuídos aleatoriamente em dois grupos de estudo (grupo experimental n = 26 versus grupo de controlo n = 26). Recorremos à bateria de testes FitSchool para avaliar a aptidão física funcional (pré e pós teste). Utilizámos programa SPSS versão 22.0, para Windows. Para comparação dos dois grupos de estudo utilizamos o teste t para amostras dependentes. Para comparar a evolução do desempenho recorremos ao teste t para amostras emparelhadas. O nível de significância foi estabelecido em p ≤ 0.05. O desempenho das alunas do grupo de controlo foi superior ao das raparigas do grupo experimental. Verificou-se o mesmo padrão nos rapazes do grupo de controlo, em relação ao grupo experimental. As raparigas, na avaliação inicial, tiveram quatro exercícios e uma prova com diferenças estatisticamente significativas. Tanto as raparigas como os rapazes, no grupo de controlo, evidenciaram melhor aptidão funcional. Após a intervenção observou-se melhores desempenhos, tanto no grupo experimental como no grupo de controlo. Como conclusão, o treino funcional proporcionou benefícios na aptidão física funcional, em ambos os grupos de estudo. Parece-nos fundamental a inclusão, nas aulas de educação física, de blocos de desenvolvimento das capacidades motoras, através de exercícios de treino funcional, com o objetivo de promover a capacidade de desempenho nas atividades de vida diária, como também, nas habilidades técnicas determinantes de obtenção de rendimento nas modalidades desportivas.
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