Cultura do mobiliário português no design de acessórios de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2599 |
Resumo: | Esta investigação apropria-se do conceito de “transfert cultural” como ação transformadora de significado (APARO, 2010), abordando a passagem do contexto cultural do mobiliário português para o setor dos acessórios de moda. O estudo desenvolve um produto no âmbito dos acessórios de moda capaz de enaltecer o artesanato com uma nova identidade. O desenvolvimento projetual beneficia da particularidade que o Norte do país apresenta, especificamente, a forte presença de atividades produtivas de caráter artesanal nesta região. O processo criativo de ligação entre âmbitos produtivos distintos carateriza o projeto e compromete o designer a contribuir para a sua sobrevivência. Em termos metodológicos, esta investigação fundamentou-se numa metodologia mista, não intervencionista e intervencionista. Na fase não intervencionista, este estudo assentou na recolha e análise de conceitos teóricos e revisão literária, bem como na construção de casos de estudo que fundamentam a temática. Esta fase, fulcral, permitiu enunciar a hipótese de investigação. Na fase intervencionista desenvolveu-se uma investigação ativa, com trabalho de campo e uma fase de experimentação. A validação dos resultados foi alcançada por meio de entrevistas. Já numa fase final, seguiu-se a aplicação prática de projeto que comprovou a hipótese, respondeu às questões de investigação e elaboraram-se considerações finais para um estudo futuro. Com esta investigação pretende-se demonstrar que a sinergia entre empresas e artesãos situados na mesma região que a instituição de ensino pode fomentar a criação de uma rede de contactos e contribuir para a sustentabilidade. Esta ação, para além de contribuir para a dinamização das atividades produtivas envolvidas, possibilitará desencadear novas parcerias. De igual modo, este estudo revela que é possível obter um produto fruto da fusão de dois âmbitos distintos, identificando as semelhanças como uma oportunidade para enriquecer e contribuir para a preservação e a evolução da cultura de uma região. |
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Cultura do mobiliário português no design de acessórios de modaDesignAcessórios de modaMobiliário portuguêsTransferência culturalSistema de rede territorialFashion accessoriesPortuguese furnitureCultural transferenceTerritorial network systemEsta investigação apropria-se do conceito de “transfert cultural” como ação transformadora de significado (APARO, 2010), abordando a passagem do contexto cultural do mobiliário português para o setor dos acessórios de moda. O estudo desenvolve um produto no âmbito dos acessórios de moda capaz de enaltecer o artesanato com uma nova identidade. O desenvolvimento projetual beneficia da particularidade que o Norte do país apresenta, especificamente, a forte presença de atividades produtivas de caráter artesanal nesta região. O processo criativo de ligação entre âmbitos produtivos distintos carateriza o projeto e compromete o designer a contribuir para a sua sobrevivência. Em termos metodológicos, esta investigação fundamentou-se numa metodologia mista, não intervencionista e intervencionista. Na fase não intervencionista, este estudo assentou na recolha e análise de conceitos teóricos e revisão literária, bem como na construção de casos de estudo que fundamentam a temática. Esta fase, fulcral, permitiu enunciar a hipótese de investigação. Na fase intervencionista desenvolveu-se uma investigação ativa, com trabalho de campo e uma fase de experimentação. A validação dos resultados foi alcançada por meio de entrevistas. Já numa fase final, seguiu-se a aplicação prática de projeto que comprovou a hipótese, respondeu às questões de investigação e elaboraram-se considerações finais para um estudo futuro. Com esta investigação pretende-se demonstrar que a sinergia entre empresas e artesãos situados na mesma região que a instituição de ensino pode fomentar a criação de uma rede de contactos e contribuir para a sustentabilidade. Esta ação, para além de contribuir para a dinamização das atividades produtivas envolvidas, possibilitará desencadear novas parcerias. De igual modo, este estudo revela que é possível obter um produto fruto da fusão de dois âmbitos distintos, identificando as semelhanças como uma oportunidade para enriquecer e contribuir para a preservação e a evolução da cultura de uma região.This research appropriates the concept of “transfert cultural” as a transforming action of meaning (APARO, 2010), addressing the passage of the Portuguese furniture cultural context to the fashion accessories sector. This study develops a product related with fashion accessories that are able to enhancing the handicraft art with a new identity. The project development benefits from the particularity that the North of the country presents, specifically, the strong presence of productive activities of handicraft character in this region. The creative process of connection between distinct productive spheres characterizes the project and commits the designer to contribute to its survival. In methodological terms, this research was based on a mixed methodology, non-interventionist and interventionist. In the non- interventionist phase, this study was based on the gathering and analysis of theoretical concepts and literature review, as well as the assembly of case studies that authenticate the theme. This crucial phase allowed the enunciation of the research hypothesis. In the interventionist phase, an active investigation was developed, with fieldwork and an experimentation phase. The validation of the results was achieved through interviews. Ultimately, we proceeded to the practical application of the project, which proved the hypothesis, answered the research questions, and drafted the final considerations for a future study. With this research we intend to demonstrate that the synergy between companies and artisans located in the same region as the educational institution can foster the creation of a network and contribute to sustainability. This action, besides contributing to the dynamization of the productive activities involved, will also make it possible to prompt new partnerships. Likewise, this study reveals that it is possible to obtain a product resulting from the fusion of two distinct areas, identifying the similarities as an opportunity to enrich and contribute to the preservation and evolution of a region's culture.2021-12-20T15:05:51Z2021-11-16T00:00:00Z2021-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2599TID:202830349porCosta, Maria de Fátima Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:52Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:40.914256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta investigação apropria-se do conceito de “transfert cultural” como ação transformadora de significado (APARO, 2010), abordando a passagem do contexto cultural do mobiliário português para o setor dos acessórios de moda. O estudo desenvolve um produto no âmbito dos acessórios de moda capaz de enaltecer o artesanato com uma nova identidade. O desenvolvimento projetual beneficia da particularidade que o Norte do país apresenta, especificamente, a forte presença de atividades produtivas de caráter artesanal nesta região. O processo criativo de ligação entre âmbitos produtivos distintos carateriza o projeto e compromete o designer a contribuir para a sua sobrevivência. Em termos metodológicos, esta investigação fundamentou-se numa metodologia mista, não intervencionista e intervencionista. Na fase não intervencionista, este estudo assentou na recolha e análise de conceitos teóricos e revisão literária, bem como na construção de casos de estudo que fundamentam a temática. Esta fase, fulcral, permitiu enunciar a hipótese de investigação. Na fase intervencionista desenvolveu-se uma investigação ativa, com trabalho de campo e uma fase de experimentação. A validação dos resultados foi alcançada por meio de entrevistas. Já numa fase final, seguiu-se a aplicação prática de projeto que comprovou a hipótese, respondeu às questões de investigação e elaboraram-se considerações finais para um estudo futuro. Com esta investigação pretende-se demonstrar que a sinergia entre empresas e artesãos situados na mesma região que a instituição de ensino pode fomentar a criação de uma rede de contactos e contribuir para a sustentabilidade. Esta ação, para além de contribuir para a dinamização das atividades produtivas envolvidas, possibilitará desencadear novas parcerias. De igual modo, este estudo revela que é possível obter um produto fruto da fusão de dois âmbitos distintos, identificando as semelhanças como uma oportunidade para enriquecer e contribuir para a preservação e a evolução da cultura de uma região. |
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