Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Maria João Colmeiro de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/21577
Resumo: O presente relatório reflete sobre a importância da componente sociocultural no ensino das línguas estrangeiras, tendo como ponto de partida a convicção de que o ensino de uma língua estrangeira é também o ensino das suas culturas nativas, pois cada língua existe dentro de determinada matriz cultural e só a exploração integrada de ambas as vertentes pode levar à sua real descoberta para lá dos estereótipos e à comunicação eficaz com os falantes nativos. Assim, começar-se-á por verificar os fundamentos teóricos para tal convicção, seguindo-se algumas propostas didáticas implementadas com alunos de diferentes faixas etárias, ciclos de ensino e níveis de língua, dentro e fora da sala de aula de Inglês e Espanhol, que pretendem exemplificar aprendizagens culturalmente contextualizadas da língua estrangeira. As atividades propostas para a aula de Espanhol foram desenvolvidas pela autora durante o ano letivo 2013 / 2014, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, que decorreu no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no Barreiro. As atividades propostas para a aula de Inglês baseiam-se no trabalho da autora como professora de Inglês no mesmo ano letivo. Por fim, reflete-se brevemente sobre a questão fundamental colocada por este relatório, agora à luz do trabalho realizado e dos resultados obtidos.
id RCAP_8cdd2aa9087a3e657e87ddd6a5cb720f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/21577
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeiraLíngua e cultura estrangeirasEstereótipos culturaisCompetências comunicativa e culturalforeign languages and culturesCultural stereotypesCommunicative and cultural skillsDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório reflete sobre a importância da componente sociocultural no ensino das línguas estrangeiras, tendo como ponto de partida a convicção de que o ensino de uma língua estrangeira é também o ensino das suas culturas nativas, pois cada língua existe dentro de determinada matriz cultural e só a exploração integrada de ambas as vertentes pode levar à sua real descoberta para lá dos estereótipos e à comunicação eficaz com os falantes nativos. Assim, começar-se-á por verificar os fundamentos teóricos para tal convicção, seguindo-se algumas propostas didáticas implementadas com alunos de diferentes faixas etárias, ciclos de ensino e níveis de língua, dentro e fora da sala de aula de Inglês e Espanhol, que pretendem exemplificar aprendizagens culturalmente contextualizadas da língua estrangeira. As atividades propostas para a aula de Espanhol foram desenvolvidas pela autora durante o ano letivo 2013 / 2014, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, que decorreu no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no Barreiro. As atividades propostas para a aula de Inglês baseiam-se no trabalho da autora como professora de Inglês no mesmo ano letivo. Por fim, reflete-se brevemente sobre a questão fundamental colocada por este relatório, agora à luz do trabalho realizado e dos resultados obtidos.This report focuses on the importance of sociocultural aspects in foreign language teaching and is strongly influenced by the author's belief that teaching a foreign language implies teaching its native culture(s), since languages are part of a cultural frame and only by exploring both language and culture will the learner discover the realities beyond stereotypes and be able to communicate effectively with native speakers. Therefore, this report starts out by looking into the theoretical background that supports this idea, giving then way to the description of a few activities which were designed to approach foreign language education in a culturally meaningful context and carried out in and out of the classroom with students from different age groups, grades and language levels. The activities for the Spanish class were created and implemented during the 2013 / 2014 school year, when the author was a trainee teacher of Spanish as a Foreign Language to secondary school students in Augusto Cabrita Secondary School, Barreiro. The activities for the English class are based on her work as a secondary school teacher of English as a Foreign Language in the same school year. They give rise to a final reflection on the applicability of the initial theoretical principles, in the light of the author’s teaching experience.Ceia, CarlosMadrona Fernandez, AlbertoRUNLemos, Maria João Colmeiro de2020-04-19T00:30:45Z2017-04-192016-12-302017-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/21577TID:201688794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:08:21Zoai:run.unl.pt:10362/21577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:51.633444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira
title Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira
spellingShingle Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira
Lemos, Maria João Colmeiro de
Língua e cultura estrangeiras
Estereótipos culturais
Competências comunicativa e cultural
foreign languages and cultures
Cultural stereotypes
Communicative and cultural skills
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira
title_full Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira
title_fullStr Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira
title_sort Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira
author Lemos, Maria João Colmeiro de
author_facet Lemos, Maria João Colmeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ceia, Carlos
Madrona Fernandez, Alberto
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Maria João Colmeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua e cultura estrangeiras
Estereótipos culturais
Competências comunicativa e cultural
foreign languages and cultures
Cultural stereotypes
Communicative and cultural skills
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Língua e cultura estrangeiras
Estereótipos culturais
Competências comunicativa e cultural
foreign languages and cultures
Cultural stereotypes
Communicative and cultural skills
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente relatório reflete sobre a importância da componente sociocultural no ensino das línguas estrangeiras, tendo como ponto de partida a convicção de que o ensino de uma língua estrangeira é também o ensino das suas culturas nativas, pois cada língua existe dentro de determinada matriz cultural e só a exploração integrada de ambas as vertentes pode levar à sua real descoberta para lá dos estereótipos e à comunicação eficaz com os falantes nativos. Assim, começar-se-á por verificar os fundamentos teóricos para tal convicção, seguindo-se algumas propostas didáticas implementadas com alunos de diferentes faixas etárias, ciclos de ensino e níveis de língua, dentro e fora da sala de aula de Inglês e Espanhol, que pretendem exemplificar aprendizagens culturalmente contextualizadas da língua estrangeira. As atividades propostas para a aula de Espanhol foram desenvolvidas pela autora durante o ano letivo 2013 / 2014, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, que decorreu no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no Barreiro. As atividades propostas para a aula de Inglês baseiam-se no trabalho da autora como professora de Inglês no mesmo ano letivo. Por fim, reflete-se brevemente sobre a questão fundamental colocada por este relatório, agora à luz do trabalho realizado e dos resultados obtidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
2017-04-19
2017-04-19T00:00:00Z
2020-04-19T00:30:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/21577
TID:201688794
url http://hdl.handle.net/10362/21577
identifier_str_mv TID:201688794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137898247749632