Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/21577 |
Resumo: | O presente relatório reflete sobre a importância da componente sociocultural no ensino das línguas estrangeiras, tendo como ponto de partida a convicção de que o ensino de uma língua estrangeira é também o ensino das suas culturas nativas, pois cada língua existe dentro de determinada matriz cultural e só a exploração integrada de ambas as vertentes pode levar à sua real descoberta para lá dos estereótipos e à comunicação eficaz com os falantes nativos. Assim, começar-se-á por verificar os fundamentos teóricos para tal convicção, seguindo-se algumas propostas didáticas implementadas com alunos de diferentes faixas etárias, ciclos de ensino e níveis de língua, dentro e fora da sala de aula de Inglês e Espanhol, que pretendem exemplificar aprendizagens culturalmente contextualizadas da língua estrangeira. As atividades propostas para a aula de Espanhol foram desenvolvidas pela autora durante o ano letivo 2013 / 2014, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, que decorreu no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no Barreiro. As atividades propostas para a aula de Inglês baseiam-se no trabalho da autora como professora de Inglês no mesmo ano letivo. Por fim, reflete-se brevemente sobre a questão fundamental colocada por este relatório, agora à luz do trabalho realizado e dos resultados obtidos. |
id |
RCAP_8cdd2aa9087a3e657e87ddd6a5cb720f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/21577 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeiraLíngua e cultura estrangeirasEstereótipos culturaisCompetências comunicativa e culturalforeign languages and culturesCultural stereotypesCommunicative and cultural skillsDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório reflete sobre a importância da componente sociocultural no ensino das línguas estrangeiras, tendo como ponto de partida a convicção de que o ensino de uma língua estrangeira é também o ensino das suas culturas nativas, pois cada língua existe dentro de determinada matriz cultural e só a exploração integrada de ambas as vertentes pode levar à sua real descoberta para lá dos estereótipos e à comunicação eficaz com os falantes nativos. Assim, começar-se-á por verificar os fundamentos teóricos para tal convicção, seguindo-se algumas propostas didáticas implementadas com alunos de diferentes faixas etárias, ciclos de ensino e níveis de língua, dentro e fora da sala de aula de Inglês e Espanhol, que pretendem exemplificar aprendizagens culturalmente contextualizadas da língua estrangeira. As atividades propostas para a aula de Espanhol foram desenvolvidas pela autora durante o ano letivo 2013 / 2014, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, que decorreu no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no Barreiro. As atividades propostas para a aula de Inglês baseiam-se no trabalho da autora como professora de Inglês no mesmo ano letivo. Por fim, reflete-se brevemente sobre a questão fundamental colocada por este relatório, agora à luz do trabalho realizado e dos resultados obtidos.This report focuses on the importance of sociocultural aspects in foreign language teaching and is strongly influenced by the author's belief that teaching a foreign language implies teaching its native culture(s), since languages are part of a cultural frame and only by exploring both language and culture will the learner discover the realities beyond stereotypes and be able to communicate effectively with native speakers. Therefore, this report starts out by looking into the theoretical background that supports this idea, giving then way to the description of a few activities which were designed to approach foreign language education in a culturally meaningful context and carried out in and out of the classroom with students from different age groups, grades and language levels. The activities for the Spanish class were created and implemented during the 2013 / 2014 school year, when the author was a trainee teacher of Spanish as a Foreign Language to secondary school students in Augusto Cabrita Secondary School, Barreiro. The activities for the English class are based on her work as a secondary school teacher of English as a Foreign Language in the same school year. They give rise to a final reflection on the applicability of the initial theoretical principles, in the light of the author’s teaching experience.Ceia, CarlosMadrona Fernandez, AlbertoRUNLemos, Maria João Colmeiro de2020-04-19T00:30:45Z2017-04-192016-12-302017-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/21577TID:201688794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:08:21Zoai:run.unl.pt:10362/21577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:51.633444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira |
title |
Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira Lemos, Maria João Colmeiro de Língua e cultura estrangeiras Estereótipos culturais Competências comunicativa e cultural foreign languages and cultures Cultural stereotypes Communicative and cultural skills Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira |
title_full |
Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira |
title_sort |
Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira |
author |
Lemos, Maria João Colmeiro de |
author_facet |
Lemos, Maria João Colmeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ceia, Carlos Madrona Fernandez, Alberto RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Maria João Colmeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua e cultura estrangeiras Estereótipos culturais Competências comunicativa e cultural foreign languages and cultures Cultural stereotypes Communicative and cultural skills Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Língua e cultura estrangeiras Estereótipos culturais Competências comunicativa e cultural foreign languages and cultures Cultural stereotypes Communicative and cultural skills Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente relatório reflete sobre a importância da componente sociocultural no ensino das línguas estrangeiras, tendo como ponto de partida a convicção de que o ensino de uma língua estrangeira é também o ensino das suas culturas nativas, pois cada língua existe dentro de determinada matriz cultural e só a exploração integrada de ambas as vertentes pode levar à sua real descoberta para lá dos estereótipos e à comunicação eficaz com os falantes nativos. Assim, começar-se-á por verificar os fundamentos teóricos para tal convicção, seguindo-se algumas propostas didáticas implementadas com alunos de diferentes faixas etárias, ciclos de ensino e níveis de língua, dentro e fora da sala de aula de Inglês e Espanhol, que pretendem exemplificar aprendizagens culturalmente contextualizadas da língua estrangeira. As atividades propostas para a aula de Espanhol foram desenvolvidas pela autora durante o ano letivo 2013 / 2014, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, que decorreu no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no Barreiro. As atividades propostas para a aula de Inglês baseiam-se no trabalho da autora como professora de Inglês no mesmo ano letivo. Por fim, reflete-se brevemente sobre a questão fundamental colocada por este relatório, agora à luz do trabalho realizado e dos resultados obtidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-30 2017-04-19 2017-04-19T00:00:00Z 2020-04-19T00:30:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/21577 TID:201688794 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/21577 |
identifier_str_mv |
TID:201688794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137898247749632 |