Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11353 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se um estudo que tem como objetivos: (i) caracterizar as competências dos alunos ao nível da definição verbal; (ii) implementar um percurso didático numa turma do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática realizada no desenvolvimento da definição verbal dos alunos. Para dar resposta aos objetivos delineados, procedeu-se à conceção e implementação de um projeto de intervenção numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola da margem sul de Lisboa. A planificação da intervenção contempla a aplicação de um pré-teste de definição verbal (Sim-Sim, 2014) e a intervenção didática em sala de aula, seguida de um pósteste de definição verbal, de forma a poder avaliar os resultados da intervenção. Os resultados desta investigação mostram que o desenho de um percurso didático, ancorado nos princípios da abordagem ativa de descoberta e concebido para despoletar a atividade metalinguística dos alunos no domínio da consciência lexical, pode ser um fator de desenvolvimento lexical, o que na linha da literatura da especialidade é indicado como potenciador do aumento de competências de literacia. |
id |
RCAP_8ce8f80d7308467e2f8f3866bc83ab1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didáticoDesenvolvimento lexicalDefinição verbalAbordagem ativa de descobertaDidática do português1.º ano do ensino básicoLexical developmentVerbal definitionDiscovery learning approachPortuguese L1 teachingElementary schoolDéveloppement lexicalDéfinition verbaleApproche de découverte activeDidactique du portugaisL’école élémentaireNeste artigo apresenta-se um estudo que tem como objetivos: (i) caracterizar as competências dos alunos ao nível da definição verbal; (ii) implementar um percurso didático numa turma do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática realizada no desenvolvimento da definição verbal dos alunos. Para dar resposta aos objetivos delineados, procedeu-se à conceção e implementação de um projeto de intervenção numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola da margem sul de Lisboa. A planificação da intervenção contempla a aplicação de um pré-teste de definição verbal (Sim-Sim, 2014) e a intervenção didática em sala de aula, seguida de um pósteste de definição verbal, de forma a poder avaliar os resultados da intervenção. Os resultados desta investigação mostram que o desenho de um percurso didático, ancorado nos princípios da abordagem ativa de descoberta e concebido para despoletar a atividade metalinguística dos alunos no domínio da consciência lexical, pode ser um fator de desenvolvimento lexical, o que na linha da literatura da especialidade é indicado como potenciador do aumento de competências de literacia.Abstract In this paper we presente a study that aims to: (i) characterize students' competences at the level of verbal definition; (ii) implement a didactic course in a first year of elementary school; (iii) to evaluate the effectiveness of the didactic intervention carried out in the development of students' verbal definition. In order to respond to the objectives outlined, the design and implementation of an intervention project was carried out in a first year of elementary school, on the south bank of Lisbon. The planning of the intervention contemplates the application of a pre-test of verbal definition (Sim- Sim, 2014) and the didactic intervention in the classroom, followed by a post-test of verbal definition, in order to be able to evaluate the results of the intervention. The results of this research show that the design of a didactic course, anchored in the principles of the discovery learning approach and designed to trigger the students' metalinguistic activity in the domain of lexical consciousness, can be a lexical development factor, which in the line of literature of the specialty is indicated as an enhancer of the increase of literacy skills.Resumé Cet article présente une étude qui vise à: (i) caractériser les compétences des élèves en termes de définition verbale; (ii) la mise en oeuvre d'un cours didactique en classe dès la 1ère année, dès l’ l’école élémentaire; (iii) évaluer l'efficacité de l'intervention didactique réalisée dans le développement de la définition verbale des élèves. Afin de répondre aux objectifs définis, un projet d'intervention a été conçu et mis en oeuvre dans une classe de 1ère année de l’ l’école élémentaire, sur la rive sud de Lisbonne. La planification de l'intervention comprend l'application d'un pré-test de définition verbale (Sim- Sim, 2014) et de l'intervention didactique en classe, suivi d'un post-test de définition verbale, afin de pouvoir évaluer les résultats de l'intervention. Les résultats de cette enquête montrent que la conception d'une voie didactique, ancrée dans les principes de l'approche de découverte active et conçue pour déclencher l'activité métalinguistique des élèves dans le domaine de la conscience lexicale, peut être un facteur de développement lexical, ce qui, conformément à la littérature la spécialité est indiquée comme un stimulant de l'augmentation des capacités de lecture et d'écriture.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLAlegria, Vânia Rita dos Santos2020-03-27T10:33:20Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11353porAlegria, V., (2020) Promover o Desenvolvimento Lexical desde os Primeiros Anos: Um Percurso Didático, Da Investigação às Práticas, 10(1), 3 - 30. DOI: https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.2062182-1372https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.206info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:37.300959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático |
title |
Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático |
spellingShingle |
Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático Alegria, Vânia Rita dos Santos Desenvolvimento lexical Definição verbal Abordagem ativa de descoberta Didática do português 1.º ano do ensino básico Lexical development Verbal definition Discovery learning approach Portuguese L1 teaching Elementary school Développement lexical Définition verbale Approche de découverte active Didactique du portugais L’école élémentaire |
title_short |
Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático |
title_full |
Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático |
title_fullStr |
Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático |
title_full_unstemmed |
Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático |
title_sort |
Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático |
author |
Alegria, Vânia Rita dos Santos |
author_facet |
Alegria, Vânia Rita dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alegria, Vânia Rita dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento lexical Definição verbal Abordagem ativa de descoberta Didática do português 1.º ano do ensino básico Lexical development Verbal definition Discovery learning approach Portuguese L1 teaching Elementary school Développement lexical Définition verbale Approche de découverte active Didactique du portugais L’école élémentaire |
topic |
Desenvolvimento lexical Definição verbal Abordagem ativa de descoberta Didática do português 1.º ano do ensino básico Lexical development Verbal definition Discovery learning approach Portuguese L1 teaching Elementary school Développement lexical Définition verbale Approche de découverte active Didactique du portugais L’école élémentaire |
description |
Neste artigo apresenta-se um estudo que tem como objetivos: (i) caracterizar as competências dos alunos ao nível da definição verbal; (ii) implementar um percurso didático numa turma do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática realizada no desenvolvimento da definição verbal dos alunos. Para dar resposta aos objetivos delineados, procedeu-se à conceção e implementação de um projeto de intervenção numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola da margem sul de Lisboa. A planificação da intervenção contempla a aplicação de um pré-teste de definição verbal (Sim-Sim, 2014) e a intervenção didática em sala de aula, seguida de um pósteste de definição verbal, de forma a poder avaliar os resultados da intervenção. Os resultados desta investigação mostram que o desenho de um percurso didático, ancorado nos princípios da abordagem ativa de descoberta e concebido para despoletar a atividade metalinguística dos alunos no domínio da consciência lexical, pode ser um fator de desenvolvimento lexical, o que na linha da literatura da especialidade é indicado como potenciador do aumento de competências de literacia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-27T10:33:20Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11353 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alegria, V., (2020) Promover o Desenvolvimento Lexical desde os Primeiros Anos: Um Percurso Didático, Da Investigação às Práticas, 10(1), 3 - 30. DOI: https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.206 2182-1372 https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133463198040064 |