Relatório de Estágio Pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6544 |
Resumo: | Capítulo 1 O trabalho retrata todas as etapas do estágio pedagógico que foi desenvolvido na Escola Secundária Amato Lusitano, pertencente ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano no ano letivo de 2014/2015. Enquadra-se no Estágio Pedagógico em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O principal objetivo do relatório é descrever o percurso exercido durante o ano letivo 2014/2015, procurando elucidar todas as atividades desenvolvidas na Escola, desde aulas pedagógicas, Desporto Escolar e diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano. É de realçar o facto que o trabalho desenvolvido na escola foi desempenhado com o maior rigor, de forma a tomar as melhores decisões enquanto Professor Estagiário. Durante o estágio, percebeu-se a existência de algumas falhas que, depois de analisadas, foram corrigidas. Esta avaliação conduziu, posteriormente, a melhores decisões. Em seguida, mostram-se os planeamentos adotados para as duas turmas lecionadas e posteriormente, é apresentada uma breve descrição de todas as atividades não letivas realizadas, algumas pertencentes ao Grupo de Educação Física e outras relativas ao núcleo de estágio. Por fim, ostenta-se um sucinto balanço dos pontos positivos e negativos encontrados ao longo do ano letivo. Capítulo 2 Este estudo tem por objetivo perceber qual a motivação e os motivos que levam os alunos a não praticar desporto escolar e, também, criar um programa plurianual para os alunos do 2º e 3º ciclo baseado nos resultados finais. Para isso pretendemos contar com alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade e com os coordenadores do desporto escolar, sendo realizado uma observação dos resultados do género feminino e outra do género masculino. Será também realizada uma contextualização da amostra focando os aspetos socioeconómicos e geográficos. A população alvo será dividida em três grupos distintos: os que participam no desporto escolar, os que já participaram e agora não participam e os que nunca participaram. A recolha da informação far-se-á através de questionários já validados – QMAD (questionário de motivação para as atividades desportivas), QMPD (questionário da motivação para a participação desportiva), QRAPDE (questionário de razões para o abandono do desporto escolar), o QOD-SOQ (questionário de orientação desportiva) e o IMAAD (questionário de razões para a não pratica do desporto escolar) – a alunos e coordenadores do desporto escolar. |
id |
RCAP_8d2c1242d3dfe26cefeb06ba36b12c7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6544 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio PedagógicoAbandono EscolarDesporto EscolarEducação FísicaEscolaEstágio PedagógicoLecionaçãoMotivaçãoMotivosProfessoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCapítulo 1 O trabalho retrata todas as etapas do estágio pedagógico que foi desenvolvido na Escola Secundária Amato Lusitano, pertencente ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano no ano letivo de 2014/2015. Enquadra-se no Estágio Pedagógico em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O principal objetivo do relatório é descrever o percurso exercido durante o ano letivo 2014/2015, procurando elucidar todas as atividades desenvolvidas na Escola, desde aulas pedagógicas, Desporto Escolar e diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano. É de realçar o facto que o trabalho desenvolvido na escola foi desempenhado com o maior rigor, de forma a tomar as melhores decisões enquanto Professor Estagiário. Durante o estágio, percebeu-se a existência de algumas falhas que, depois de analisadas, foram corrigidas. Esta avaliação conduziu, posteriormente, a melhores decisões. Em seguida, mostram-se os planeamentos adotados para as duas turmas lecionadas e posteriormente, é apresentada uma breve descrição de todas as atividades não letivas realizadas, algumas pertencentes ao Grupo de Educação Física e outras relativas ao núcleo de estágio. Por fim, ostenta-se um sucinto balanço dos pontos positivos e negativos encontrados ao longo do ano letivo. Capítulo 2 Este estudo tem por objetivo perceber qual a motivação e os motivos que levam os alunos a não praticar desporto escolar e, também, criar um programa plurianual para os alunos do 2º e 3º ciclo baseado nos resultados finais. Para isso pretendemos contar com alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade e com os coordenadores do desporto escolar, sendo realizado uma observação dos resultados do género feminino e outra do género masculino. Será também realizada uma contextualização da amostra focando os aspetos socioeconómicos e geográficos. A população alvo será dividida em três grupos distintos: os que participam no desporto escolar, os que já participaram e agora não participam e os que nunca participaram. A recolha da informação far-se-á através de questionários já validados – QMAD (questionário de motivação para as atividades desportivas), QMPD (questionário da motivação para a participação desportiva), QRAPDE (questionário de razões para o abandono do desporto escolar), o QOD-SOQ (questionário de orientação desportiva) e o IMAAD (questionário de razões para a não pratica do desporto escolar) – a alunos e coordenadores do desporto escolar.Chapter 1 The work portrays all stages of teaching practice that was developed in Escola Secundária Amato Lusitano belonging to the Agrupamento de Escolas Amato Lusitano during the academic year 2014/2015. Is part of the Teacher Training in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education. The main objective of the report is to describe the route exercised during the academic year 2014/2015, trying to elucidate all activities at the school, from teaching classes, school sports and various activities throughout the year. It is worth noting that the work carried out in the school was carried out with the enhanced accuracy in order to make the best decisions as Intern Teacher. During the internship, it was noticed that there are some flaws that, after consideration, were corrected. This evaluation led subsequently to better decisions. Then the schedules show up adopted for both taught classes and then, presents a brief description of all the non-teaching activities, some of which are part of Physical Education and others related to the training group. Finally, a brief assessment of the strengths and weaknesses found throughout the school year is flaunt. Chapter 2 This study aims to find out the motivation and the reasons why students don’t practice school sports and also create a multi-annual program for students of the 2nd and 3rd cycle based on the final results. For this, we intend to have students from 5th to 9th grade and with the coordinators of school sports, being held a note of the female gender results and other male gender. Will also be held a background of the sample focusing on the socio-economic and geographical aspects. The target population will be divided into three distinct groups: those who participate in school sports, those who have participated and now don’t participate and those who have never participated. Data collection will be done through questionnaires - QMAD (motivation questionnaire for sports activities), QMPD (questionnaire of motivation for sport participation), QRAPDE (questionnaire reasons for abandoning the school sport), QOD-SOQ (sport orientation questionnaire) and the IMAAD (questionnaire of reasons to not practice school sport) – to the students and coordinators of school sports.Martins, Júlio Manuel CardosoO´Hara, Kelly de Lemos SerranouBibliorumSilva, Rodolfo Manuel Amaro Martins2018-11-28T16:30:03Z2015-11-112015-10-22015-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6544TID:201646048porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:14.799566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico Silva, Rodolfo Manuel Amaro Martins Abandono Escolar Desporto Escolar Educação Física Escola Estágio Pedagógico Lecionação Motivação Motivos Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico |
author |
Silva, Rodolfo Manuel Amaro Martins |
author_facet |
Silva, Rodolfo Manuel Amaro Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso O´Hara, Kelly de Lemos Serrano uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodolfo Manuel Amaro Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abandono Escolar Desporto Escolar Educação Física Escola Estágio Pedagógico Lecionação Motivação Motivos Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Abandono Escolar Desporto Escolar Educação Física Escola Estágio Pedagógico Lecionação Motivação Motivos Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Capítulo 1 O trabalho retrata todas as etapas do estágio pedagógico que foi desenvolvido na Escola Secundária Amato Lusitano, pertencente ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano no ano letivo de 2014/2015. Enquadra-se no Estágio Pedagógico em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O principal objetivo do relatório é descrever o percurso exercido durante o ano letivo 2014/2015, procurando elucidar todas as atividades desenvolvidas na Escola, desde aulas pedagógicas, Desporto Escolar e diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano. É de realçar o facto que o trabalho desenvolvido na escola foi desempenhado com o maior rigor, de forma a tomar as melhores decisões enquanto Professor Estagiário. Durante o estágio, percebeu-se a existência de algumas falhas que, depois de analisadas, foram corrigidas. Esta avaliação conduziu, posteriormente, a melhores decisões. Em seguida, mostram-se os planeamentos adotados para as duas turmas lecionadas e posteriormente, é apresentada uma breve descrição de todas as atividades não letivas realizadas, algumas pertencentes ao Grupo de Educação Física e outras relativas ao núcleo de estágio. Por fim, ostenta-se um sucinto balanço dos pontos positivos e negativos encontrados ao longo do ano letivo. Capítulo 2 Este estudo tem por objetivo perceber qual a motivação e os motivos que levam os alunos a não praticar desporto escolar e, também, criar um programa plurianual para os alunos do 2º e 3º ciclo baseado nos resultados finais. Para isso pretendemos contar com alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade e com os coordenadores do desporto escolar, sendo realizado uma observação dos resultados do género feminino e outra do género masculino. Será também realizada uma contextualização da amostra focando os aspetos socioeconómicos e geográficos. A população alvo será dividida em três grupos distintos: os que participam no desporto escolar, os que já participaram e agora não participam e os que nunca participaram. A recolha da informação far-se-á através de questionários já validados – QMAD (questionário de motivação para as atividades desportivas), QMPD (questionário da motivação para a participação desportiva), QRAPDE (questionário de razões para o abandono do desporto escolar), o QOD-SOQ (questionário de orientação desportiva) e o IMAAD (questionário de razões para a não pratica do desporto escolar) – a alunos e coordenadores do desporto escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-11 2015-10-2 2015-11-11T00:00:00Z 2018-11-28T16:30:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/6544 TID:201646048 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/6544 |
identifier_str_mv |
TID:201646048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136368309305344 |